Reconhecer as várias causas de dificuldade em engravidar, embora se diga que é fértil

Ter filhos depois do casamento é certamente o sonho de todos os casais (casais). No entanto, a oportunidade de ter filhos imediatamente após o casamento nem sempre é experimentada por todos os casais. Algumas podem engravidar imediatamente, mas algumas levam anos para finalmente engravidar. Como resultado, muitos adivinham e são enganados por mitos da fertilidade que não são necessariamente verdadeiros. Quais são as causas da dificuldade em engravidar e qual a solução certa? Aqui está a explicação completa.

Fatores que dificultam a gravidez mesmo que o casal seja declarado fértil

Casais com dificuldade de engravidar podem ser causados ​​por vários fatores. Até 30% das causas vêm do lado masculino, 30% do feminino, 30% uma combinação dos dois e em 10% dos casos a causa exata é desconhecida. Vários fatores que causam dificuldade em engravidar incluem o seguinte:

1. Obesidade

Até 30 por cento dos casos de infertilidade (infertilidade) são causados ​​pela obesidade, tanto no marido quanto na esposa. Indiretamente, isso pode ser causado por uma dieta pobre.

Tomemos, por exemplo, um casal que costuma consumir alimentos ou bebidas açucaradas certamente será suscetível à obesidade, o que pode fazer com que sua taxa de fertilidade diminua.

Então, que tipo de dieta pode aumentar a fertilidade? A resposta é que não existe uma dieta específica.

Ao invés de focar em um ou dois tipos de alimentos consumidos em excesso, o mais importante é controlar a ingestão de alimentos para que o peso corporal ideal seja mantido. Vá lá, verifique a sua categoria de peso através da calculadora de IMC ou no índice bit.ly/bodilymass.

2. Doenças dos órgãos reprodutivos

A infertilidade masculina só pode ser observada em um laboratório padronizado da OMS e isso inclui a forma, o movimento e a contagem dos espermatozoides. Por outro lado, cerca de 60% das causas da dificuldade de engravidar em mulheres são causadas por bloqueios nas trompas de falópio, as trompas que conectam os ovários ao útero. Outras causas são distúrbios dos órgãos reprodutivos, como óvulos que parecem imaturos ou pequenos, SOP, endometriose e outros.

A SOP faz com que os hormônios das mulheres fiquem desequilibrados, o que pode atrapalhar o ciclo menstrual. Esse ciclo menstrual irregular é o que torna o ciclo menstrual infértil, porque não é acompanhado de ovulação. Se a ovulação não ocorrer, a fertilização do óvulo e do esperma também não ocorrerá, de modo que a gravidez não ocorrerá.

Enquanto a endometriose é uma doença quando o tecido cresce anormalmente fora do útero. Durante a menstruação, o tecido sangra e causa inflamação, causando dor e sangramento.

Cerca de 80 por cento dos casos de infertilidade são causados ​​por endometriose. Por exemplo, se a endometriose ocorre nas trompas de Falópio, será difícil para o espermatozóide alcançar e fertilizar o óvulo, de modo que o processo de fertilização se torna difícil.

Isso ocorre porque a endometriose pode causar aderências e alterar a localização dos órgãos uterinos e liberar substâncias que são tóxicas para óvulos e embriões.

Embora a endometriose possa aumentar o risco de dificuldade para engravidar, isso não é necessariamente o caso em todos os casos. Portanto, ele ainda precisa de um exame mais aprofundado por um médico para confirmar o diagnóstico.

3. Freqüentemente ou não fazer sexo

Raramente fazem sexo, fazendo com que as chances de concepção também sejam menores. Se você está planejando ter um bebê, faça sexo 2 a 3 vezes por semana.

Diz-se que os novos casais têm dificuldade em engravidar se forem casados ​​há pelo menos um ano e fizerem sexo regularmente, o que é 2 a 3 vezes por semana, mas nunca engravidam.

Alguns dizem que a relação sexual todos os dias pode acelerar a gravidez. Espere um minuto, isso não é totalmente verdade. Porque, novamente, já existem critérios separados que indicam a frequência ideal das relações sexuais mais cedo.

Tomemos, por exemplo, casais que vivem distantes - seja por causa de demandas de trabalho ou outros motivos - automaticamente tornam as relações sexuais irregulares. Isso significa que essa condição não atende aos critérios acima. Portanto, não se surpreenda se os casais acharem difícil ter filhos.

4. Você já atrasou a gravidez?

As causas de dificuldade para engravidar podem ser influenciadas por uma história de atraso na gravidez. No entanto, isso depende do uso de anticoncepcionais utilizados.

Ao usar um tipo de contracepção barreira (bloqueadores) como preservativos ou espirais, então, na verdade, não vão dificultar a gravidez. No entanto, se você usar anticoncepcionais hormonais de longo prazo, especialmente injeções, isso afetará muito o ciclo menstrual e poderá dificultar a gravidez da mulher.

É verdade que comer broto de feijão e beber mel pode aumentar a fertilidade?

Existem muitas suposições que se desenvolvem na comunidade de que certos alimentos ou bebidas podem aumentar a fertilidade, por exemplo, broto de feijão, mel e leite especial para programas de gravidez. Acontece que isso é apenas um mito.

Em um caso, um marido que nunca havia feito um teste de fertilidade foi imediatamente solicitado a comer brotos de feijão com a maior freqüência possível para melhorar a condição de seu esperma. Na verdade, existem vários grupos de anormalidades espermáticas, tanto em termos de número, forma, movimento ou mesmo ausência de espermatozoides.

Bem, cada caso tem seu próprio tratamento. Portanto, não pode ser classificado como imediatamente tratável pela ingestão de broto de feijão, mel ou outras drogas fertilizantes.

Para as mulheres, o mel não é uma cura milagrosa. Se a causa da dificuldade de engravidar nas mulheres for um fator da trompa de Falópio, é claro que isso não pode ser superado bebendo apenas mel. No caso da SOP, o consumo de alimentos doces pode realmente agravar o problema da SOP. Em vez de curar, piora a doença e, eventualmente, torna difícil engravidar.

Enquanto isso, o leite especial para programas de gestantes também não é realmente necessário. A razão é que isso só vai inserir nutrientes e calorias desnecessários no corpo de uma mulher. Como resultado, as mulheres estão em risco de obesidade e tornam mais difícil engravidar.

O programa de leite para gravidez não deixa uma mulher grávida mais rápido, mas apenas a prepara para a gravidez. O uso de leite para programa de gravidez não é obrigatório. A recomendação da OMS é o consumo suficiente de ácido fólico de vitamina 400 mcg por dia desde 3 meses antes da gravidez.

Então, o que o médico recomenda?

Antes de determinar o tipo de tratamento de fertilidade ou programa de gravidez a ser realizado, é necessário primeiro verificar qual é a causa da dificuldade em engravidar. A razão é que a dificuldade em engravidar não é uma doença, mas uma condição causada por uma doença. Bem, esta doença deve ser descoberta primeiro.

Em primeiro lugar, verifique primeiro o nível de fertilidade do marido e da mulher. Os testes de fertilidade nos homens são realizados por meio do exame de esperma, que só pode ser feito em um laboratório que atenda aos padrões da OMS.

Enquanto as mulheres passarão por vários exames, nomeadamente exame de anormalidades anatômicas (forma dos órgãos uterinos) com ultrassom transvaginal, exame de anormalidades funcionais com ultrassom seriado e outros exames.

O programa de gravidez recomendado com base nas causas da dificuldade em conceber são os seguintes:

  • Programa de gravidez natural: pode ser feito para casais recém-casados, com distúrbios leves dos órgãos reprodutivos ou anormalidades leves nos espermatozoides. Este programa também pode ser realizado se houver distúrbio do ciclo menstrual (ciclo menstrual irregular).
  • Inseminação: quando é causada por uma condição do esperma masculino que não é ideal ou por anomalias da ovulação.
  • Programa de fertilização in vitro: se for causada por trompas de falópio femininas bloqueadas, zero espermatozoides e outros.

Portanto, o programa de gravidez que você fará é baseado nas causas e condições de cada uma. Portanto, você não pode necessariamente fazer exercícios para controlar seu peso se o problema estiver no estado do esperma de seu marido. Da mesma forma, se o problema estiver nas trompas de falópio, isso não pode ser resolvido simplesmente bebendo mel.

Portanto, consulte imediatamente um médico para obter o melhor tratamento e programa de gravidez adequado para sua condição.