Ao contrário da gripe, os sintomas de doenças venéreas geralmente não podem ser detectados facilmente a olho nu. Você pode até viver anos sem nunca perceber que foi infectado com a doença. Embora nem sempre, geralmente esteja ciente dos seguintes sinais e sintomas de doenças venéreas.
Os sintomas mais comuns de doenças venéreas
Nem todas as doenças venéreas apresentam sintomas típicos, mas as características abaixo podem ser usadas como instruções iniciais para futuras consultas com um médico.
Algumas das características mais comuns das doenças venéreas são:
1. Dor ou dor ao urinar
O aparecimento de uma sensação de queimação e sensação de queimação ao urinar é o sintoma mais comum de doença venérea. As doenças sexualmente transmissíveis que causam esses sintomas incluem:
- clamídia
- Gonorréia
- Tricomoníase
Observe também se há manchas de sangue na urina. No entanto, esses sintomas também podem surgir de uma infecção do trato urinário (ITU) ou pedras nos rins.
2. Descarga do pênis
O pênis não deve secretar nenhum outro líquido além do sêmen durante a ejaculação e urina ao urinar. Portanto, se você notou recentemente que seu pênis está liberando um fluido estranho que cheira a peixe ou fétido, pode ser um sinal de uma doença venérea:
- clamídia
- Gonorréia
- Tricomoníase
Se você tiver as características desta doença venérea, visite imediatamente um médico para um diagnóstico preciso.
3. Sensação de calor ou coceira na vagina
A vaginose bacteriana e os piolhos púbicos podem causar coceira vaginal.
No entanto, esses sintomas nem sempre são causados por doenças sexualmente transmissíveis. Ardor ou coceira vaginal podem ser causados por irritação ou infecção por fungos. No entanto, se você detectar quaisquer sensações incomuns em torno de sua vagina, consulte seu médico.
4. Dor durante o sexo
Há muitas coisas que podem causar dor durante o sexo, mas também podem ser um sinal de uma doença sexualmente transmissível que muitas vezes passa despercebida.
Se sentir dor durante o sexo, consulte o seu médico se a dor:
- Só desta vez você experimentou
- Alterado (intensidade, localização, forma)
- Ocorre após a troca de parceiros sexuais
- Ocorre após mudança de hábitos sexuais
A dor durante a ejaculação também pode ser classificada como um sintoma de doença venérea nos homens.
5. Corrimento vaginal anormal ou sangramento vaginal
O corrimento vaginal com cheiro desagradável ou de cor diferente do branco claro (verde, amarelo, cinza, espumoso) pode ser um sinal de uma doença venérea comum. No entanto, esses sintomas também podem indicar infecções genitais não sexuais, como infecções vaginais por fungos e vaginose bacteriana. Sintomas como esse também podem aparecer como sintomas de câncer.
O corrimento vaginal devido à tricomoníase geralmente é verde, espumoso e tem um odor ruim. O corrimento vaginal devido à gonorreia é geralmente de cor amarelada com manchas de sangue.
Se você tiver corrimento vaginal anormal e sangramento vaginal for acompanhado de fora de seu calendário menstrual, informe o seu médico imediatamente.
6. Feridas ou verrugas genitais
Feridas ou verrugas que aparecem repentinamente na área genital sem motivo aparente também podem ser uma característica das seguintes doenças sexualmente transmissíveis:
- Herpes genital
- HPV
- Sífilis
- Molloscum contagiosum
Portanto, consulte um médico imediatamente, mesmo se o caroço tiver desaparecido, antes de ir ao médico.
Você ainda tem potencial para espalhar facilmente a infecção, mesmo que o caroço tenha murchado porque o vírus permanece em seu sangue.
7. Dor pélvica ou abdominal inferior
A dor pélvica pode ser causada por muitos problemas de saúde e nem sempre está associada a sintomas de DST.
No entanto, uma das causas é a inflamação pélvica. A inflamação pélvica ocorrerá quando a doença venérea não for tratada. A bactéria sobe para o útero e o estômago, causando inflamação e cicatrizes. Esse tipo de dor pélvica pode ser muito doloroso e, em alguns casos, pode ser fatal.
teste de doença venérea é importante
A única maneira de ter certeza de que você tem uma doença venérea é fazer um teste de doença venérea na clínica ou hospital mais próximo. Especialmente se você fez sexo de risco nos últimos meses (não use preservativo ou tenha vários parceiros).
Esteja atento a cada mudança que ocorre em seu corpo, não importa quão pequena seja. Consulte mais o médico para uma compreensão mais profunda.