Estas são as etapas da manobra Epley para superar a vertigem •

A vertigem pode paralisar instantaneamente e deixá-lo desamparado. Essa condição pode causar uma sensação de girar e flutuar. Na verdade, essas sensações podem causar tonturas extremas, zumbidos nos ouvidos, até náuseas e vômitos graves. Essa condição pode ser superada com o uso de medicamentos especiais para vertigem. No entanto, você também pode aprender uma maneira natural de lidar com a condição, a saber, a manobra de Epley. Venha, veja a explicação completa abaixo!

Qual é a manobra de Epley?

A manobra de Epley é um exercício que pode ajudar ou aliviar os sintomas de vertigem. Você pode fazer este exercício em qualquer lugar, inclusive em casa.

A vertigem da VPPB ocorre quando a cabeça muda de posição, produzindo cristais fluidos especiais chamados canalitos, localizados na parte interna do canal auditivo interno, que são responsáveis ​​por ajudar a manter o equilíbrio.

Quando você muda de posição rapidamente (por exemplo, deitar para sentar), os cristais na orelha mudam de posição, causando uma sensação de rodopio chamada vertigem. A VPPB é o tipo mais comum de vertigem. Cerca de 17 por cento do total de casos de vertigem ocorrem por causa da VPPB.

Bem, Dr. John Epley projetou uma série de movimentos para corrigir a posição da cabeça de acordo com a força da gravidade para que os sintomas da vertigem possam diminuir por conta própria, sem tomar medicamentos.

Esta posição pode equilibrar o fluido do ouvido de volta ao normal. A manobra de Epley é eficaz na cura de mais de 90% dos casos de vertigem por VPPB. A pesquisa mostra que não há efeitos colaterais desta terapia.

É verdade, em um primeiro momento, você tem que fazer essa manobra de Epley em um hospital ou posto de saúde. No entanto, com o tempo, você não precisa mais de ajuda, então pode fazer isso de forma independente.

Devido ao seu propósito muito específico, os especialistas não recomendam que você use a manobra de Epley para tratar qualquer tipo de vertigem além da VPPB.

Portanto, verifique primeiro com seu médico sobre a causa exata de sua vertigem antes de realizar esta manobra.

Riscos de sofrer a manobra de Epley

Antes de fazer este exercício, você ainda precisa descobrir para determinar se há ou não riscos em se submeter a essa manobra. Basicamente, porém, a manobra de Epley é um exercício seguro.

Você também pode fazer isso de forma independente em casa, embora seja melhor se outra pessoa acompanhar este processo de exercícios. Como resultado, você pode ficar mais calmo para fazer este exercício.

A razão é que é possível que a vertigem que você sente piore durante a realização dessa manobra. Portanto, certas pessoas com outras condições de saúde não devem realizar esta manobra.

Em particular, para aqueles com condições que limitam sua amplitude de movimento, como problemas no pescoço ou nas costas, problemas vasculares e várias outras condições. Portanto, é melhor consultar um médico primeiro para garantir a segurança para você.

Guia para a manobra Epley adequada

Os especialistas avaliam esta manobra como um exercício seguro, eficaz e eficiente para lidar com a VPPB. Você também pode fazer você mesmo, embora seja melhor e mais eficaz se o médico o orientar antes.

A seguir está um guia geral dos médicos para realizar a manobra de Epley corretamente:

Se a fonte da vertigem vem do ouvido esquerdo, o seguinte é a manobra de Epley:

  • Sente-se na beira da cama com as pernas esticadas à sua frente.
  • Incline a cabeça 45º para a esquerda (não toque nos ombros).
  • Coloque um travesseiro macio na parte de baixo para que, ao se deitar, o travesseiro fique entre os ombros e não sob a cabeça.
  • Com um movimento rápido, deite-se (com a cabeça na cama, mas ainda inclinada 45º). O travesseiro deve ficar sob os ombros. Sua cabeça ficará ligeiramente pendurada na borda do travesseiro. Espere 30-120 segundos até que os sintomas de vertigem parem.
  • Incline a cabeça 90º para a direita sem levantá-la. Aguarde 30-120 segundos.
  • Mude a posição da cabeça e do corpo para o lado direito, de modo que você fique olhando para o chão. Aguarde 30-120 segundos para que os sintomas diminuam.
  • Se a vertigem vier do ouvido direito, mude a posição das instruções.

Depois de concluir as etapas da manobra de Epley, mude sua última posição muito, muito lentamente, para uma posição confortável sentada ou deitada. Mas certifique-se de ficar na cama por alguns minutos.

Lembre-se de que movimentos rápidos e repentinos podem fazer os sintomas reaparecerem. Em seguida, enquanto descansa para se recuperar, apoie a cabeça em dois ou três travesseiros de modo que fique em uma posição de 45 graus.

Se os sintomas de vertigem ainda não diminuírem depois de realizar uma série dessa manobra de Epley, sinta-se à vontade para repetir este exercício desde o início.

Depois de passar pela manobra de Epley

A maioria das pessoas que realiza essa manobra afirma não sentir mais os sintomas de vertigem. No entanto, de acordo com a Johns Hopkins Medicine, esse procedimento pode levar algum tempo para funcionar para algumas pessoas.

Na verdade, alguns ainda sentem os sintomas, embora sejam muito leves nas próximas semanas. Nesse momento, você ainda pode realizar esta manobra de Epley rotineiramente. No entanto, se os sintomas desaparecerem, você não precisa mais fazer isso.

O especialista da equipe médica pode aconselhá-lo a evitar certas posições após o desaparecimento dos sintomas de vertigem. Por exemplo, você pode ter que dormir com dois travesseiros todas as noites durante semanas.

Além disso, se você ainda sentir sintomas de vertigem, apesar dessas manobras, entre em contato com um profissional médico que pode ajudá-lo com sua condição. A razão é que existe a possibilidade de você estar fazendo este exercício com as etapas e maneiras erradas.