As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage exageradamente a substâncias estranhas do meio ambiente. Existem muitos tipos de alergias com diferentes gatilhos. Portanto, se você está preocupado por ser alérgico a alguma coisa, a melhor maneira de ter certeza é fazendo um teste de alergia.
Um teste de alergia é um exame realizado por um especialista para diagnosticar alergias. Este teste visa verificar se o seu corpo tem uma reação alérgica a certas substâncias. O teste pode ser feito por meio de exames de sangue, exames cutâneos ou eliminação de alimentos.
Teste de alergia na pele
Este teste é feito para diagnosticar a inalação ou alergias de pele, como alergia a pêlos de animais, poeira e ácaros ou pólen de plantas. Por meio de um teste cutâneo, o médico também pode testar vários outros alérgenos (gatilhos de alergia) ao mesmo tempo.
O processo de exame é relativamente fácil, rápido e com o mínimo de dor. Aqui estão alguns tipos de testes cutâneos comumente realizados por médicos.
1. Teste de picada na pele ( teste cutâneo de picada )
Teste cutâneo de puntura ou teste cutâneo de picada é um teste para detectar alergias a vários alérgenos de uma vez. Os alérgenos que podem ser testados com este teste incluem pólen, mofo, pêlos de animais, ácaros ou certos alimentos.
Os alérgenos usados são feitos de ingredientes naturais com concentrações muito pequenas. Os ingredientes escolhidos são os que mais comumente desencadeiam reações alérgicas. Em um teste, geralmente mais de um alérgeno é administrado e no máximo 25 alérgenos.
A seguir estão as etapas de como esse teste de alergia é realizado.
- A enfermeira limpará o braço com um limpador contendo álcool e água.
- A pele do braço é codificada com um marcador cutâneo que corresponde à quantidade de alérgeno testada. Cada marca deve ter pelo menos 2 cm de distância.
- O médico pingará uma solução de alérgeno próximo à marca na pele do braço.
- O médico irá inserir a agulha estéril para a pele que foi derramada com alérgeno. Agulha usado para cada teste cutâneo em picada deve ser novo.
- O excesso de solução de alérgeno será limpo com um lenço de papel.
- Cerca de 20 a 30 minutos depois, o médico observará a reação que ocorre na pele.
Além de usar o alérgeno, o médico também testará duas outras substâncias na teste cutâneo de picada do seguinte modo.
- histamina. Se você não reagir à histamina, o teste cutâneo pode não ser capaz de determinar se você tem uma alergia.
- Glicerina ou solução salina. Se você tiver uma reação à glicerina ou solução salina, você pode ter pele sensível. Os resultados dos testes precisam ser diagnosticados com cuidado para não serem errados.
2. Teste de remendo de pele ( teste de remendo de pele )
Teste remendos é um método de teste de alergia, anexando um extrato de alérgeno à sua pele usando um adesivo semelhante a um adesivo. Sua pele pode ser exposta a 20-30 extratos diferentes de alérgenos, incluindo substâncias de látex, drogas, fragrâncias, conservantes, tinturas de cabelo, metais e resinas.
Antes de aplicar o adesivo, suas costas serão primeiro limpas com água e sabão por uma enfermeira. Aqui está o procedimento passo a passo teste de remendo de pele .
- Depois de limpar as costas, o médico marcará vários pontos nas costas com números.
- Cada número nas costas indica uma área para um alérgeno diferente.
- Cada uma dessas áreas será então corrigida com adesivos contendo diferentes alérgenos.
- Você pode ir para casa e pode sentir coceira e vermelhidão da pele. Esta é uma reação normal.
- Mesmo se sentir coceira, não remova o adesivo sem a permissão do médico. O adesivo deve ser deixado na pele por 48 horas. Você será solicitado a retornar ao médico para removê-lo.
- Na segunda consulta, o médico iluminará suas costas com uma luz ultravioleta. Isso é feito se você suspeitar que tem uma alergia de contato induzida pela luz (conhecido como teste Photopatch).
Geralmente, leva cerca de uma semana para concluir esta série de testes de patches. A seguir está um exemplo de um cronograma de teste de alergia que será realizado em cada dia de chegada.
- Primeira visita (segunda-feira), limpando as costas e colando remendos para sair por 48 horas.
- Segunda visita (quarta-feira), remendos será lançado. O médico então diagnostica sua condição de acordo com a reação que aparece na pele das costas.
- Terceira visita (sexta-feira), uma segunda leitura é feita e os resultados e o relatório da reação serão discutidos com o dermatologista.
3. Teste de injeção
Este teste é feito injetando uma pequena dose de um alérgeno na pele do braço. Após 15 minutos, o médico observará uma reação alérgica. Este teste de alergia é geralmente feito para aqueles que são suspeitos de ter uma alergia a insetos e uma alergia a antibióticos penicilina.
Teste de alergia com teste de sangue
Os testes na superfície da pele podem não ser muito eficazes para o diagnóstico se a sua reação alérgica for grave. Em casos como esse, o médico precisará colher uma amostra de seu sangue para exames laboratoriais.
Este exame visa verificar a presença ou ausência de anticorpos da imunoglobulina E no corpo. Os anticorpos IgE são proteínas especiais que protegem o corpo quando invadidos por germes, substâncias estranhas ou alérgenos.
Se sua contagem de IgE estiver mais alta do que o normal, provavelmente você tem uma alergia. No entanto, este teste não pode mostrar que tipo de alergia você tem. Você precisará ter um teste de IgE específico para cada fator de alergia.
Teste de alergia com eliminação de alimentos
A eliminação de alimentos é um teste que os médicos usam para diagnosticar alergias alimentares. Esta dieta tem duas fases, nomeadamente a fase de eliminação e a fase de reintrodução. Antes de iniciar a fase de eliminação, deve-se planejar a dieta que será seguida e os alimentos que devem ser evitados.
Aconselha-se consultar um médico ou nutricionista sobre os alimentos que devem ser evitados. Além disso, você também pode descobrir por si mesmo, lembrando-se dos alimentos que fazem seu corpo se sentir desconfortável.
Depois de decidir quais eliminar, você precisará removê-los de sua dieta por algumas semanas. Geralmente essa fase dura seis semanas, mas também há quem o faça de duas a quatro semanas.
Se essa fase for bem e não produzir uma reação alérgica, você pode prosseguir para a fase de reintrodução. Nesta fase, você voltará a comer alimentos que antes eram eliminados de forma gradual. A maioria dos primeiros alimentos escolhidos são aqueles que apresentam o menor risco de causar sintomas.
Se mais de um grupo de alimentos foi eliminado, você pode adicioná-lo cerca de três a cinco dias após retornar ao primeiro grupo de alimentos de risco. Comece a comer pequenas porções de comida.
Por exemplo, o primeiro alimento consumido após a fase da dieta de eliminação são os ovos. Se durante esses três dias nenhum sintoma aparecer, você pode continuar a consumir laticínios depois.
Enquanto você faz alterações em sua dieta, o médico monitora seus sintomas de alergia. Se você for alérgico ao alimento que está evitando, é provável que seus sintomas diminuam.
Existem riscos dos testes de alergia?
O teste de alergia corre o risco de causar coceira leve, vermelhidão ou inchaço da pele. Esses sintomas podem desaparecer por conta própria em questão de horas a alguns dias. Cremes leves com corticosteroides podem aliviar esses sintomas.
Em casos raros, o teste de alergia pode desencadear uma reação que requer atenção médica. É por isso que todo teste deve ser realizado em uma clínica com medicamentos e equipamentos adequados, incluindo uma injeção de epinefrina de emergência.
Uma das condições de emergência em questão é o choque anafilático, que é uma reação alérgica grave que pode ser fatal. Os sinais incluem dificuldade em respirar, inchaço da garganta e queda repentina da pressão arterial.
No entanto, o teste de alergia é um procedimento seguro, desde que seja realizado sob a supervisão de um médico. Os benefícios superam os riscos, pois este teste ajuda a identificar o que desencadeia alergias no ambiente que você precisa evitar.