A vitamina B12 (cobalamina) é importante na formação dos glóbulos vermelhos e na manutenção dos nervos. O consumo de uma variedade de alimentos é suficiente para atender às necessidades dessa vitamina. No entanto, existem aqueles que são propensos à deficiência de vitamina B12.
Quem tem tendência à deficiência de vitamina B12?
A deficiência (deficiência) de vitamina B12 é mais comum em idosos (idosos). Isso ocorre porque a capacidade do corpo de absorver a vitamina B12 dos alimentos diminui à medida que envelhecemos.
Além disso, o risco de deficiência de cobalamina também é maior em pessoas com as seguintes condições.
- Submeta-se a uma cirurgia que remove a parte do intestino que absorve B12.
- Anemia grave que torna difícil para o corpo absorver a vitamina B12.
- Diabéticos em uso de metformina.
- Siga uma dieta vegana estrita.
- Tomar medicamentos antiácidos (medicamentos para o ácido gástrico) a longo prazo.
- Ter doenças que afetam a absorção intestinal, como doença de Crohn, doença celíaca e infecções bacterianas ou parasitárias.
- Distúrbio do sistema imunológico, como doença de Graves ou lúpus.
Isso pode ser superado pelo consumo de fontes de vitamina B12, incluindo suplementos adicionais. No entanto, você deve consultar seu médico primeiro para descobrir qual tipo de suplemento é certo para você.
Sintomas de deficiência de vitamina B12
Os sintomas de deficiência de cobalamina geralmente não são imediatamente óbvios e podem até levar anos para aparecer. Uma vez que essa condição tenha impacto no corpo, é provável que você apresente os seguintes sintomas.
1. Pele pálida
Pessoas com deficiência de vitamina B12 geralmente parecem pálidas, especialmente na pele e nos olhos. Isso ocorre porque a falta de ingestão de vitamina B12 provoca uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos (eritrócitos) no corpo.
A deficiência de cobalamina pode inibir a produção de DNA. Quando a produção de DNA é interrompida, o corpo não consegue formar células vermelhas do sangue de maneira adequada. Como resultado, o formato dos glóbulos vermelhos torna-se oval, grande e quebradiço.
Os glóbulos vermelhos imperfeitos certamente não são capazes de transportar oxigênio na quantidade que deveriam. Isso é o que, em última análise, faz sua pele e pálpebras parecerem pálidas. Essa condição é conhecida como anemia megaloblástica.
2. O corpo está fraco e cansado
Outro sintoma comum da deficiência de vitamina B12 é sentir-se letárgico e cansado, mesmo depois de uma boa noite de sono. Esta condição está associada à produção diminuída de glóbulos vermelhos devido à falta de ingestão de cobalamina.
O corpo não possui matéria-prima suficiente para produzir glóbulos vermelhos que transportam oxigênio por todo o corpo. Como resultado, o oxigênio não pode ser circulado por todo o corpo de forma ideal e faz seu corpo se sentir cansado.
3. O corpo é como ser picado por uma agulha
A deficiência de vitamina B12 em longo prazo pode causar danos aos nervos. Isso acontece porque a vitamina B12 é necessária para produzir mielina. A mielina é a gordura que envolve as células nervosas e facilita a transmissão do sinal.
Sem a ingestão adequada de cobalamina, o corpo não consegue formar mielina adequadamente. As células nervosas também são suscetíveis a danos e a transmissão do sinal é interrompida. Como resultado, surge uma sensação de picada de agulha, especialmente nas mãos e nos pés.
4. O equilíbrio está perturbado
Esse sintoma ainda está relacionado aos sintomas anteriores. Se a deficiência de vitamina B12 não for tratada prontamente, danos ao sistema nervoso podem se irradiar para os nervos motores que regulam a capacidade de andar e se mover.
Essa condição é observada com mais frequência em idosos com tendência à deficiência de vitamina B12. No entanto, não se engane, isso também pode acontecer com jovens com deficiência grave de vitamina B12 que não recebem tratamento.
5. Tordo e inflamação da língua
Um estudo mostrou que o inchaço e a inflamação da língua com feridas longas podem ser os primeiros sintomas da deficiência de vitamina B12. Essa condição é conhecida como glossite.
Se você tiver glossite, sua língua mudará de cor e formato, causando dor, vermelhidão e inchaço. Em alguns casos, essa condição pode até tornar difícil para os pacientes comer e falar.
Além disso, algumas pessoas com deficiência de B12 podem apresentar outros sintomas de doenças bucais. As queixas mais comuns são aftas, sensação de alfinetes e agulhas na língua ou ardor e coceira na boca.
6. Tonturas e falta de ar
Se a deficiência de cobalamina interferiu na produção de glóbulos vermelhos, você pode sentir tonturas ou falta de ar. Ambos são sintomas que costumam aparecer quando uma pessoa tem anemia megaloblástica.
Uma pessoa sente tontura quando seus glóbulos vermelhos não são capazes de transportar oxigênio suficiente para o cérebro. Se essa falta de suprimento de oxigênio ocorrer nos tecidos ou células do corpo, isso é a causa da falta de ar.
7. Visão turva
A deficiência grave de vitamina B12 pode causar uma série de distúrbios visuais, como visão turva. Essa condição começa com danos ao nervo óptico (visão) devido à ingestão inadequada de vitamina B12.
Danos ao nervo óptico bloqueiam a transmissão de sinais do olho para o cérebro. O cérebro nem consegue interpretar o sinal perturbado. Como resultado, sua visão pode parecer embaçada, fantasma ou visão dupla.
8. Humor inconstante
Vários estudos descobriram que níveis baixos de vitamina B12 estão associados a transtornos de humor. Isso pode ser devido aos altos níveis de homocisteína. A homocisteína pode danificar o tecido cerebral e interferir nos sinais para esse órgão.
Os especialistas recomendam tomar suplementos de vitamina B12 para superar esse problema. No entanto, os suplementos vitamínicos não podem substituir o papel dos medicamentos para problemas relacionados humor mais graves, como depressão ou transtorno bipolar.
9. O corpo está quente
Um aumento na temperatura corporal devido a uma deficiência de vitamina B12 é raro. O processo não é exatamente conhecido. Mesmo assim, alguns médicos relataram uma redução nos casos de febre depois que os pacientes receberam medicamentos com baixas doses de vitamina B12.
É importante lembrar que a temperatura corporal elevada é mais frequentemente causada por certas doenças do que a deficiência de cobalamina. Portanto, consulte imediatamente um médico para um diagnóstico mais preciso.
A deficiência de vitamina B12 é uma condição bastante rara. No entanto, esse problema pode causar sérios danos ao seu corpo.
Assim que uma pessoa é diagnosticada com deficiência de vitamina B12, as etapas do tratamento começam com a administração de vitamina B12 na forma de suplemento. Uma vez que sua condição esteja suficientemente estável, você pode voltar a atender às necessidades dessa vitamina dos alimentos.