Os medicamentos para fertilidade masculina podem ajudar a superar os problemas de fertilidade enfrentados. No entanto, este medicamento não deve ser tomado descuidadamente, mas deve estar de acordo com as condições e distúrbios que ocorrem. Além disso, os medicamentos para fertilidade devem ser recomendados por um médico. Então, quais medicamentos podem ser usados para tratar problemas de fertilidade em homens? Quais condições podem ser tratadas com este medicamento?
Uma ampla seleção de medicamentos para fertilidade masculina
Os problemas de fertilidade masculina podem ser superados com o uso de drogas. Geralmente, os medicamentos mais usados são os hormonais, embora também existam vários outros tipos de medicamentos considerados eficazes.
1. Clomifeno
Na verdade, um desses medicamentos para a fertilidade masculina é usado para aumentar a ovulação em mulheres que não podem produzir óvulos. No entanto, este medicamento também pode ser administrado por um médico para tratar problemas de fertilidade em homens. Especialmente homens com baixa contagem de espermatozoides.
Para tratar essa condição, o clomifeno ajuda a aumentar o hormônio produzido pela glândula pituitária. Esses hormônios também estimulam a produção de testosterona e esperma nos testículos. Este aumento nos hormônios reprodutivos irá reduzir os sintomas de hipoandrogenismo, uma condição na qual a quantidade do hormônio testosterona diminui.
Além disso, o aumento desses hormônios também aumentará o número de produção de espermatozoides e pode ser capaz de superar azoospermia não obstrutiva, uma condição na qual há um bloqueio que impede os espermatozoides de entrar no sêmen.
Além de tratar problemas de fertilidade masculina, este medicamento pode melhorar a motilidade dos espermatozoides em alguns homens. Motilidade significa como os espermatozoides se movem e nadam através do sistema reprodutor feminino para fertilizar um óvulo com sucesso.
No entanto, observe que este medicamento para fertilidade masculina só deve ser usado sob prescrição de um médico. Seu médico irá pesar os riscos e benefícios de usá-lo para você. Se você usar o medicamento sem a supervisão de um médico, ele pode reduzir o número de produção de espermatozoides.
2. Anastrozol
Tal como acontece com o clomifeno, o anastrozol também inclui medicamentos para a fertilidade masculina que são realmente usados para tratar problemas de saúde da mulher. O anastrozol é comumente usado para tratar o câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.
No entanto, este medicamento também foi prescrito como medicamento para a fertilidade masculina. O anastrozol pode ser usado para reduzir os sintomas hipoandrogenismo nos homens, como falta de energia, redução drástica da massa muscular, diminuição da libido e ocorrência de problemas de disfunção erétil.
Nos homens, a droga funciona bloqueando a enzima aromatase, que é usada para evitar que a testosterona se transforme em estradiol. Este mecanismo ajudará a aumentar os níveis de testosterona, enquanto diminui os níveis de estrogênio.
Enquanto estiver usando este medicamento, o médico monitorará o nível do hormônio testosterona que é convertido em estradiol para descobrir se este medicamento é eficaz no tratamento de sua condição.
3. Gonadotrofinas
Mais um medicamento que pode utilizar para tratar problemas de fertilidade nos homens, nomeadamente as gonadotrofinas. Este medicamento é um hormônio injetado e possui duas formas principais, a saber:
- gonadotrofina criônica humana (hCG).
- gonadotrofina menopáusica humana (hMG) que contém FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio lutenizante).
Dos dois tipos de drogas, o hCG é o mais amplamente utilizado. Este medicamento será prescrito por um médico para proteger o corpo dos sintomas hipogonadismo, ou seja, infertilidade ou produção do hormônio testosterona é muito baixa.
As gonadotrofinas são comumente usadas para tratar homens que são incapazes de produzir espermatozoides devido a uma condição chamada hipogonadismo hipogonadotrópico . Isso ocorre quando os testículos não recebem o sinal para produzir espermatozoides. O hipogonadismo é causado pela falha do cérebro em produzir os hormônios apropriados.
Esta droga vai estimular os testículos diretamente a produzir o hormônio testosterona e aumentar a produção de esperma. O hormônio testosterona deve continuar a ser produzido porque esse hormônio é necessário para manter a produção de esperma e o tamanho dos testículos para permanecer estável.
No entanto, se depois de usar este medicamento, sua contagem de esperma não melhorar após seis meses, você deve receber uma injeção de hormônio hMG. Esse hormônio é uma mistura de vários hormônios produzidos na glândula pituitária. Este hormônio pode ajudar a melhorar o seu sistema reprodutivo.
4. Imipramina
A imipramina é um medicamento para a fertilidade masculina para condições especiais, a saber: ejaculação retrógrada. Essa condição ocorre quando o esperma é ejaculado na bexiga, não no pênis. Esta é uma condição que ocorre como resultado de diabetes, medicamentos ou condições pós-operatórias da próstata, ou problemas com a uretra.
Para tratar essa condição, o uso de medicamentos hormonais pode não funcionar. No entanto, medicamentos não hormonais para a fertilidade masculina, como a impramina, podem ajudar.
Ao superar essa condição, a imipramina fecha o colo da bexiga. Se o tratamento médico não funcionar, a estimulação por eletrovibração do pênis e a recuperação do esperma da urina podem ser opções.
5. Coenzima Q10
Ao contrário dos medicamentos anteriores, a coenzima Q10 não é um medicamento prescrito por um médico para tratar problemas de fertilidade masculina. Coenzym Q10 é uma molécula que você pode obter comendo certos alimentos ou tomando suplementos dietéticos que contenham essa molécula.
Conezym Q10 também contém antioxidantes que são benéficos para vários problemas de saúde, incluindo a fertilidade masculina. Quando usado em homens, este suplemento é benéfico para melhorar a qualidade e motilidade do esperma. Este medicamento também pode aumentar a contagem de glóbulos brancos no sêmen.
Para descobrir se este suplemento traz benefícios para seus problemas de saúde, faça uma análise regular do sêmen que você produz. Peça ajuda ao seu médico para analisar se este medicamento é eficaz.
Condições que requerem medicamentos para fertilidade masculina
Nem todos os problemas de fertilidade requerem medicamentos para fertilidade. Aqui estão algumas condições que fazem os homens precisarem de medicamentos para fertilidade se quiserem que suas parceiras engravidem rapidamente.
1. Varicocele
Um desses problemas de fertilidade masculina é caracterizado por inchaço nas veias ou vericocele, fazendo com que os testículos fiquem sem sangue. Na verdade, não se sabe ao certo por que os problemas de fertilidade que podem fazer os homens necessitarem desse medicamento podem causar infertilidade.
Mas, muito provavelmente, essa condição faz com que a regulação da temperatura dos testículos seja anormal. Isso pode levar à redução da qualidade do esperma produzido por homens com essa condição.
Se esta condição for tratada com medicamentos para fertilidade, a contagem e a função dos espermatozoides podem melhorar. Além disso, se essa condição for superada, o programa de gravidez usa fertilização in vitro ou FIV pode ter uma taxa de sucesso mais alta.
2. Infecção
A infecção pode causar problemas de fertilidade masculina, porque afeta a produção de esperma ou a qualidade do próprio esperma. Por outro lado, essa condição também pode causar feridas que bloqueiam a saída dos espermatozoides.
Além disso, a condição que faz com que os homens precisem de medicamentos para a fertilidade também causa epididimite ou orquite, bem como várias outras infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e HIV.
Embora as infecções que atacam a genitália masculina geralmente danifiquem os testículos de forma permanente, elas geralmente podem ser tratadas com medicamentos para fertilidade. Portanto, o esperma ainda pode ser produzido.
3. Problemas de ejaculação
A ejaculação retrógrada geralmente ocorre em homens quando o sêmen entra na bexiga no momento do orgasmo. Na verdade, o sêmen deve sair pela ponta do pênis.
Existem várias condições de saúde que podem causar a ejaculação retrógrada. Por exemplo, diabetes, uso de certos medicamentos, cirurgia de bexiga, próstata e uretra. Esta condição pode ser tratada com medicamentos.
4. Tumor
O câncer e os tumores não malignos podem afetar os órgãos reprodutores masculinos por meio de glândulas que liberam hormônios usados durante a reprodução, como a hipófise. Por outro lado, cirurgia, radiação ou quimioterapia para tratar tumores podem afetar a fertilidade masculina.
5. Desequilíbrio hormonal
Os problemas de fertilidade que podem ser tratados com medicamentos para fertilidade masculina são desequilíbrios hormonais. A infertilidade em um homem pode ser causada por uma doença que ataca os testículos. Além disso, essa condição pode ser causada por um problema no sistema hormonal, incluindo o hipotálamo, a hipófise, a tireoide e as glândulas supra-renais.
Outro problema hormonal que pode ser superado com o uso de drogas para a fertilidade masculina são os baixos níveis do hormônio testosterona, causando hipogonadismo. Outros distúrbios hormonais também podem ser uma das causas dos desequilíbrios hormonais no corpo.
Maneiras naturais de aumentar a fertilidade masculina
Na verdade, além de usar medicamentos para a fertilidade masculina, existem maneiras naturais que você pode aplicar para aumentar a fertilidade. Esse método, é claro, não envolve o uso de drogas, mas sim uma variedade de opções de estilos de vida mais saudáveis.
Aqui estão várias maneiras naturais de aumentar a fertilidade masculina sem o uso de drogas.
1. Faça mais exercícios
Em comparação com o uso de medicamentos para fertilidade, os homens podem aumentar sua fertilidade por meio de exercícios. A razão é que, além de melhorar o condicionamento físico, o exercício também pode aumentar os níveis de testosterona no corpo.
Um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology explica que homens que se exercitam regularmente têm níveis mais altos de testosterona e melhor qualidade de esperma quando comparados a homens que não gostam de se exercitar.
No entanto, não deixe você se exercitar excessivamente. Na verdade, isso pode ter o efeito oposto e reduzir os níveis de testosterona no corpo.
2. Evite o estresse
Na verdade, sem a necessidade do uso de nenhum tipo de medicamento, é possível aumentar a fertilidade de forma natural. Uma delas é evitar várias condições que podem fazer com que você se sinta estressado. Isso ocorre porque o estresse pode afetar sua fertilidade e satisfação sexual.
A razão é que o estresse prolongado pode aumentar o hormônio cortisol, que tem um efeito negativo sobre o hormônio testosterona. Quando o hormônio cortisol aumenta, o hormônio testosterona realmente diminui.
3. Descanse bastante
Se você deseja melhorar a qualidade do esperma sem ter que usar drogas, pode fazê-lo naturalmente, por exemplo, aumentando seu tempo de descanso. Especialmente se você sempre foi privado de sono e não descansa o suficiente.
4. Pare de fumar
Em vez de usar medicamentos para a fertilidade masculina, parar de fumar pode ser uma maneira natural de aumentar a fertilidade. Além disso, se você é um fumante inveterado. A razão é que as pessoas que consomem produtos do tabaco todos os dias podem experimentar uma diminuição na qualidade do esperma que produzem.
Os medicamentos para a fertilidade masculina podem ajudar com problemas ou condições de fertilidade. No entanto, esses medicamentos geralmente podem ser obtidos após consulta e uso de receita médica.