Uretrite é a inflamação da uretra. Quais são as características e tratamento?

Semelhante às infecções do trato urinário (ITU), uretrite ou inflamação da uretra podem causar sintomas na forma de uma sensação de desconforto ao urinar. Então, qual é a causa e como tratar a doença?

O que é uretrite?

Uretrite é uma condição na qual a uretra fica inflamada e irritada. A uretra é a parte do trato urinário que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo. Se a uretra apresentar problemas, os sintomas irão interferir na sua micção.

Normalmente, a uretrite é causada por uma doença sexualmente transmissível, mas em alguns casos também pode ser causada por uma lesão causada pelo uso de um cateter urinário ou exposição a produtos químicos, como anti-sépticos ou espermicidas.

Uretrite é diferente de ITU. Na uretrite, a inflamação ocorre apenas na uretra. Enquanto as infecções do trato urinário podem atacar qualquer órgão do sistema urinário. Ambos podem ter quase os mesmos sintomas, mas o tratamento necessário é diferente.

Esta doença pode ocorrer em qualquer pessoa de qualquer idade, tanto homens como mulheres. No entanto, as mulheres são mais propensas a isso do que os homens. Isso ocorre porque a uretra no corpo da mulher é mais curta, geralmente com 3 a 4 cm de comprimento, de modo que os germes entram na uretra com mais facilidade e rapidez.

Quais são os sinais ou sintomas?

A uretrite em homens e mulheres tem sintomas ligeiramente diferentes. Algumas pessoas também podem não ter sintomas óbvios, especialmente nas mulheres. Enquanto nos homens, os sintomas de uretrite podem não ser vistos se a uretrite for causada por infecção por clamídia ou tricomoníase.

Por esse motivo, é importante fazer o teste se você foi infectado por uma doença sexualmente transmissível.

Os sintomas de uretrite em mulheres incluem:

  • corrimento vaginal anormal,
  • dor pélvica e abdominal,
  • dor durante a relação sexual,
  • micção frequente,
  • febre e calafrios,
  • dor de estômago, e
  • coceira.

Nos homens, os sintomas de uretrite incluem:

  • sangue na urina ou sêmen (noctúria),
  • dor durante a ejaculação,
  • secreção branca do pênis
  • sensação de calor ao urinar,
  • o pênis está inchado, coceira e sensível,
  • gânglios linfáticos inchados na área da virilha, bem como
  • febre, embora seja rara.

Doença da bexiga

Causas de uretrite

Geralmente, a maioria das causas de uretrite são infecções de bactérias, vírus ou parasitas. No entanto, as bactérias são o culpado mais comum. Esta doença causada por infecção é dividida em dois tipos, a saber, uretrite por gonorréia e uretrite não gonorréia.

A uretrite gonorréica é causada por uma bactéria chamada Neisserie gonorrhoeae que é transmitido durante a relação sexual sem o uso de preservativo. Enquanto uretrite não causada por gonorréia causada por outras bactérias que não N. gonorrhoeae Como Chlamydia trachomatis, Mycoplasma genitalium, ou Trichomonas vaginalis.

Quando a causa é uma infecção viral, vários tipos de vírus são vírus do herpes simplex (HSV), vírus do papiloma humano (HPV) e citomegalovírus (CMV).

Além da infecção, a uretrite pode ser causada por lesão ou sensibilidade a produtos químicos usados ​​no controle da natalidade, como espermicidas, sabonetes e cremes. Danos causados ​​por atrito durante a relação sexual ou masturbação também podem causar inflamação nos homens.

Também existe uma condição chamada artrite reativa ou síndrome de Reiter, uma condição em que os sintomas podem incluir inflamação da uretra.

fatores de risco de uretrite

Além das mulheres, as pessoas mais suscetíveis a essa doença são aquelas que têm histórico de doenças venéreas e estão envolvidas em relações sexuais de alto risco. Por exemplo, se a relação sexual é feita sem preservativo, freqüentemente fazendo sexo quando está bêbado ou tendo múltiplos parceiros.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Infectious Diseases, o sexo oral pode ser um fator de risco para uretrite não gonorréica.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças na América (CDC) recomenda que todo paciente com diagnóstico e suspeita de uretrite deve ser testado para gonorreia e clamídia.

Isso é feito para que a pessoa possa informar seu parceiro, que também pode precisar ser testado e tratado. Também pode encorajar os pacientes a tomar a medicação apropriada.

Como a doença é diagnosticada e tratada?

Para diagnosticar se você tem uretrite, seu médico primeiro perguntará sobre seus sintomas. O médico também perguntará sobre sua história sexual, incluindo seu parceiro e o uso de preservativo.

Como essa doença geralmente é causada por uma infecção sexualmente transmissível, o médico verificará se há sinais de outras infecções, como sífilis, bem como verrugas genitais causadas pelos vírus HPV e HIV. Se a uretrite for o resultado de uma lesão ou irritação química, o médico examinará seu histórico médico e os medicamentos que você usou.

Para confirmar que você realmente contraiu a doença, você também pode ser encaminhado para exames adicionais. Alguns deles são os seguintes.

  • Teste de urina: uma amostra de sua urina será coletada e examinada em um laboratório para bactérias ou vírus.
  • Teste de sangue: uma amostra de sangue será examinada para determinar a possibilidade de doença.
  • Cultura vaginal: em pacientes do sexo feminino, uma amostra de corrimento vaginal também pode ser testada. A amostra é coletada inserindo um cotonete na vagina.
  • Cistoscopia: este teste examinará problemas no trato urinário usando um instrumento de telescópio fino denominado cistoscópio que é inserido na uretra.
  • ultrassom: A ultrassonografia pode mostrar uma imagem nítida da parte interna da pelve.
  • Teste de ácido nucléico (NAT): um teste de triagem que pode detectar a presença de DNA viral ou RNS.

Compreendendo o procedimento de cistoscopia para problemas de bexiga

Em seguida, o médico fornecerá o medicamento apropriado para sua condição. O tratamento é realizado com o objetivo de erradicar bactérias ou vírus que causam doenças, aliviar os sintomas e prevenir a propagação da infecção.

Para se livrar do vírus ou da bactéria, seu médico prescreverá antibióticos que você deverá tomar por cerca de seis semanas. Você também pode receber analgésicos, como o ibuprofeno, para tratar a dor que costuma ser um sintoma de uretrite.

Durante o tratamento, os pacientes são aconselhados a evitar relações sexuais ou o uso de produtos que contenham irritantes se a doença for causada por lesão ou produtos químicos.