O câncer de próstata é uma das causas mais comuns de morte em homens. Com base em dados da Globocan 2018, cerca de 5.007 pessoas morreram na Indonésia por esta doença. No entanto, você ainda pode prevenir o câncer de próstata, reconhecendo os vários fatores que podem causar e aumentar o risco de desenvolver essa doença. Então, quais são as causas e fatores de risco para o câncer de próstata?
Reconhecendo as causas do câncer de próstata
Basicamente, o câncer de próstata é causado por alterações no DNA ou mutações em células normais da próstata.
Essas células normais devem crescer e se dividir a uma taxa razoável, então elas morrerão e serão substituídas por novas células. No entanto, quando ocorrem mutações no DNA, essas células continuam a viver e se reproduzir de forma descontrolada.
Se isso não for verificado, essas células anormais se acumularão e formarão tecido tumoral. Algumas dessas células também podem se espalhar para outros órgãos do corpo, o que é conhecido como metástase.
As mutações de DNA podem ocorrer sendo transmitidas por membros da família ( herdado ) Esta condição é encontrada em cerca de 5 a 10% dos casos de câncer de próstata.
No entanto, a maioria das pessoas com câncer provavelmente desenvolverá células cancerosas em algum momento da vida, e não uma doença congênita. Esta condição também é conhecida como mutações genéticas adquiridas .
No entanto, a causa da mutação no DNA que causa o câncer de próstata não é conhecida ao certo. No entanto, os especialistas acreditam que existem vários fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata em homens.
Vários fatores que aumentam o risco de câncer de próstata
O câncer de próstata é uma doença que pode acontecer a qualquer pessoa. No entanto, vários fatores aumentam o risco de desenvolver esta doença, tais como:
1. Idade
Conforme você envelhece, o risco de câncer de próstata aumenta. Você corre mais risco de desenvolver câncer de próstata aos 50 anos de idade.
Relatórios da American Cancer Society, seis em cada dez casos de câncer de próstata são encontrados em homens com mais de 65 anos. No entanto, em casos raros, esta doença também pode ocorrer em homens com menos de 40 anos.
2. História da família
Outro possível fator de risco para câncer de próstata é o histórico familiar. O risco de câncer de próstata é duas vezes maior se você tiver um pai ou irmão com histórico da doença. Na verdade, o risco é muito maior se seu irmão contrair câncer de próstata ainda jovem.
Além disso, você está em risco de câncer de próstata se tiver um membro da família com histórico de câncer de mama, devido a mutações genéticas herdadas (BRCA1 ou BRCA2). Mutações nesses genes, particularmente BRCA2, também causam um pequeno número de casos de câncer de próstata.
3. Sobrepeso ou obesidade
O sobrepeso ou a obesidade aumentam o risco de desenvolver câncer de próstata avançado. Na verdade, o câncer de próstata tende a ser mais mortal em homens obesos. Acredita-se que a relação entre a obesidade e o risco de câncer de próstata esteja relacionada à cintura, quadril e circunferência abdominal em pessoas com sobrepeso.
Relatórios da Harvard Health Publishing, homens com sobrepeso têm um risco adicional de 8% de desenvolver câncer de próstata, enquanto homens obesos aumentam seu risco de desenvolver câncer de próstata em até 20%. Na verdade, a obesidade severa pode aumentar o risco em até 34%.
4. Altura
Um estudo publicado na BMC Medicine em 2017 apontou para o fato de que homens altos têm maior risco de desenvolver câncer de próstata agressivo.
Embora a altura em si não seja uma causa de câncer, os especialistas observam que os homens mais altos geralmente têm mais células e um volume maior da próstata.
Quando combinada com outros fatores de risco, como genes parentais, a possibilidade de desenvolver células cancerígenas de próstata em homens altos é maior do que em homens de estatura média ou baixa.
5. Certos alimentos
Vários estudos descobriram que os homens que consomem muito cálcio, tanto na ingestão de alimentos quanto em suplementos, correm mais risco de desenvolver câncer de próstata agressivo. Você também corre o risco de ter câncer de próstata agressivo se comer menos alimentos ricos em fibras, como vegetais.
Além do cálcio e da falta de fibras, os alimentos ricos em gordura animal também aumentam o risco de câncer de próstata, especialmente quando consumidos em excesso. Esses alimentos incluem carne vermelha (vaca, cordeiro e porco) e laticínios com alto teor de gordura (manteiga, leite com alto teor de gordura, queijo e creme).
6. Hábito de fumar
Vários estudos descobriram que fumar pode ser um fator que contribui para o câncer de próstata agressivo. Na verdade, fumar aumenta ligeiramente o risco de morrer de câncer de próstata. No entanto, esses achados ainda requerem mais pesquisas para comprová-lo.
7. Falta de movimento
Homens que raramente se exercitam e são menos ativos estão relacionados à obesidade. Portanto, os homens sedentários podem estar sob risco de câncer de próstata. Por outro lado, homens que se exercitam regularmente têm maior chance de se recuperar e sobreviver a essa doença.
8. Inflamação da próstata
A inflamação da próstata ou prostatite tem sido associada a um risco aumentado de câncer de próstata. O motivo, a inflamação é freqüentemente observada em amostras de tecido da próstata que também contêm câncer. No entanto, a relação entre a prostatite e o câncer de próstata não foi comprovada por meio de pesquisas.
9. Doenças sexualmente transmissíveis
Diz-se que doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia e clamídia, são a causa do câncer de próstata. O motivo, ambas as doenças podem causar inflamação da próstata. No entanto, até agora os pesquisadores não concordaram com isso e ainda precisam de mais pesquisas.
10. Perturbação do sono
Homens que dormem o suficiente à noite tendem a ter um risco menor de câncer de próstata. A razão é que os homens com sono adequado e ininterrupto apresentam níveis mais elevados do hormônio melatonina, que supostamente inibe o crescimento das células cancerosas.
Por outro lado, um estudo publicado no BMC Cancer em 2019 descobriu que pacientes com problemas de sono estavam associados a um risco aumentado de câncer de próstata, que aumenta com a idade.
11. Certas doenças
Além do risco de câncer de cólon, a doença de Crohn também aumenta o risco de câncer de próstata. Uma pesquisa da Northwestern Medicine, em Illinois, descobriu que as pessoas com doença de Crohn tinham níveis mais elevados de PSA.Antígeno específico da próstata) mais alto. Os altos níveis de PSA podem ser um dos fatores que causam o câncer de próstata.
Os fatores de risco para câncer de próstata ainda estão sendo debatidos
Além dos fatores de risco acima, existem vários outros fatores que também são considerados a causa do câncer de próstata. No entanto, esses fatores de risco ainda são debatidos no mundo médico. Vários estudos podem mostrar resultados mistos. Os seguintes fatores de risco ainda estão sendo debatidos:
1. Procedimento de vasectomia
Alguns estudos sugerem que os homens que fizeram vasectomia podem ter maior risco de câncer de próstata. No entanto, pesquisas relacionadas a isso ainda estão sendo realizadas para comprová-lo, de forma que esse fator como causa do câncer de próstata ainda é incerto.
2. Ejaculação frequente
De acordo com um estudo publicado no European Journal of Eurology, homens que ejaculam com frequência (liberando fluido seminal) têm um risco menor de câncer de próstata, em comparação com homens que raramente ejaculam. O motivo é que o sêmen que sai durante a ejaculação pode ajudar a remover substâncias estranhas que causam inflamação e compostos de radicais livres que desencadeiam o câncer de próstata.
No entanto, um estudo publicado na revista BJUI encontrou outro fato. A pesquisa na verdade mostra que os homens que são sexualmente ativos (muitas vezes fazendo sexo ou se masturbando), na verdade, têm um risco aumentado de câncer de próstata mais cedo, na casa dos 20-30 anos. Portanto, esse fator ainda não está certo se pode apresentar risco de câncer de próstata em uma pessoa.
Mesmo que você tenha um ou mais dos fatores de risco acima, isso não significa que você definitivamente contrairá a doença. Você pode reduzir o risco de câncer de próstata adotando um estilo de vida saudável e outros métodos de prevenção do câncer de próstata. Se você sentir algum sintoma de câncer de próstata, vá imediatamente ao médico para o tratamento adequado.