O prepúcio do pênis não pode ser puxado para trás durante uma ereção, por quê?

Em homens não circuncidados ou não circuncidados, o pênis ainda tem o prepúcio preso à extremidade. O prepúcio do pênis geralmente pode ser puxado para trás ou encolherá quando estiver ereto. Mesmo assim, existem vários problemas possíveis que podem se aproximar do pênis. Uma delas é a fimose, quando o prepúcio do pênis não pode ser puxado para trás. O que causou isso? É perigoso se você tiver essa condição? Confira a resposta na seguinte revisão.

O que é fimose?

O prepúcio representa pelo menos um terço da pele do pênis. O prepúcio protege a cabeça do pênis do atrito e do contato direto com a roupa. Quando o prepúcio do pênis não pode ser puxado para trás ou encolhe para trás, passando a cabeça do pênis durante uma ereção, a condição é chamada de fimose.

A fimose aparece na forma de um anel apertado ou “elástico” que envolve o prepúcio em volta da ponta do pênis, evitando que o prepúcio seja puxado totalmente para trás.

O que faz com que o prepúcio do pênis não seja puxado para trás?

Fimose é uma condição comum em bebês, crianças pequenas e meninos não circuncidados. Isso ocorre porque o prepúcio permanecerá preso à cabeça do pênis nos primeiros anos do bebê ou enquanto não for circuncidado. O prepúcio de uma criança com fimose geralmente começa a ser puxado para trás aos 3 anos de idade. Mesmo assim, é possível que adolescentes e homens adultos também possam vivenciar isso.

Em adultos, existem vários fatores de risco e possíveis causas da fimose. Mesmo após a circuncisão, os homens adultos têm maior probabilidade de desenvolver fimose se tiverem infecções recorrentes do trato urinário; infecção do prepúcio; não cuidar bem da higiene do pênis; ou puxar o prepúcio com muita força ou força, por exemplo, ao se masturbar. Várias coisas podem causar cicatrizes ao redor da cabeça do pênis, de modo que o prepúcio não pode encolher para trás.

Várias outras doenças da pele também podem aumentar o risco de o prepúcio não ser capaz de retrair, como:

  • O eczema no pênis é caracterizado por pele peniana seca, com coceira, vermelha e rachada.
  • Psoríase, aparecimento de manchas vermelhas e crostas de pele morta na pele.
  • Líquen plano - erupção na pele e coceira em áreas do corpo, mas não é contagiosa.
  • Líquen escleroso - uma doença de pele que freqüentemente ocorre nos órgãos genitais e no ânus e causa a formação de tecido cicatricial na pele do prepúcio do pênis.

Quais são os sintomas da fimose?

A fimose geralmente não causa sintomas além do prepúcio do pênis, que não pode ser puxado para trás.

No entanto, algumas pessoas podem sentir dor durante a ereção, vermelhidão da pele e, às vezes, um inchaço em forma de balão sob o prepúcio.

Se for suficientemente grave, a fimose pode interferir com o funcionamento do trato urinário, causando inflamação do pênis (balanite), infecção do prepúcio (balanopostite), parafimose - quando o prepúcio preso eventualmente interrompe o fluxo sanguíneo para a ponta do pênis .

Qual é o tratamento adequado para essa condição?

As opções de tratamento serão adaptadas aos sintomas que ocorrem. A maioria dos casos de fimose pode ser tratada aplicando regularmente um creme ou pomada esteróide na área do prepúcio, mantendo o pênis limpo todos os dias e seco.

Se o seu médico não conseguir identificar a causa, ele pode sugerir o uso de uma pomada esteróide. Pomadas esteróides ajudam a relaxar o prepúcio, facilitando a movimentação dos músculos ao redor do prepúcio. Esta pomada é rotineiramente massageada na área ao redor do prepúcio, duas vezes ao dia.

Se ocorrer fimose em crianças, o médico pode aconselhá-las a serem circuncidadas. Em adultos, a remoção cirúrgica de parte do prepúcio pode ser uma opção de tratamento.

A fimose pode ser prevenida?

A fimose pode ser evitada mantendo a limpeza e a saúde dos órgãos íntimos. Rotineiramente, limpe a área do pênis com água morna e seque-a com uma toalha limpa lentamente. O objetivo é ajudar a manter os músculos do prepúcio fáceis de mover e evitar infecções.