Sinestesia, um fenômeno único quando uma pessoa pode sentir a cor

Enquanto a maioria de nós pode ver e ouvir sons, algumas pessoas são capazes de perceber cores e ver sons. Essa capacidade é conhecida como sinestesia, um fenômeno neurológico raro que permite que uma pessoa perceba a cor.

O que é sinestesia?

A sinestesia é um fenômeno neurológico no qual o cérebro gera várias percepções na forma de visão, som ou paladar a partir de uma resposta sensorial. Esse termo é conhecido desde o século 19 e foi descoberto com base em relatos de pessoas que afirmavam ver outras cores quando escreviam com caneta preta.

Todo mundo que tem essa habilidade tem a percepção de ver, ouvir ou outras sensações de coisas que geralmente não causam essas respostas sensoriais. Por exemplo, ele verá imediatamente o vermelho quando ouvir ou ler a palavra "segunda-feira", ao passo que toda vez que ouvir ou vir a palavra "terça-feira", ele imediatamente verá o azul.

Quatro tipos de sinestesia

Até agora, existem vários tipos de sinestesia que foram reconhecidos como a seguir.

  1. Cor, É o tipo mais comum de sinestesia, geralmente associada à cor das letras ou palavras. Por exemplo, uma pessoa com sinestesia pensa que a letra "A" é vermelha e "B" é azul, mas a percepção das cores e letras pode ser diferente nas outras pessoas.
  2. padrão ou forma, associe uma palavra a uma determinada forma ou padrão, por exemplo, a palavra ao ouvir "lua" é associada a um padrão espiral ou circular.
  3. gosto e aroma, Essa condição pode desencadear a percepção do paladar, ocorre quando uma pessoa experimenta a sensação de gosto, textura ou temperatura ao ver uma cor ou ouvir uma palavra. Existe também um estímulo relacionado a um certo cheiro ou cheiro que parece relacionado à forma ou cor, mas esse tipo é raro.
  4. sensação de toque, Sinestesia é um tipo de sinestesia que causa a percepção de ser tocado quando você vê outra pessoa sendo tocada. Por outro lado, algumas pessoas experimentam sensações visuais ou de cores sempre que são tocadas.

O que causou isso?

Existe uma teoria que explica que o fenômeno da sinestesia ocorre porque o cérebro da pessoa tem conexões neuronais diferentes, ou tem conexões extras do que o cérebro em geral. Isso é evidenciado por um estudo de imagens cerebrais que mostrou que o cérebro de uma pessoa que é capaz de perceber cores ou habilidades semelhantes experimenta um aumento de atividade na parte que processa a cor, ao mesmo tempo em que ouve uma palavra.

Os sintomas de sinestesia podem aparecer desde a infância. Não se sabe exatamente como uma pessoa adquire sinestesia, mas esse fenômeno pode ocorrer em famílias. A sinestesia também possui um padrão hereditário único, pois nem sempre ocorre em todas as gerações e cada membro da família pode apresentar um tipo diferente de sinestesia. Isso mostra que além dos fatores genéticos, o meio ambiente também pode influenciar.

Como se sente uma pessoa que tem sinestesia?

Os pesquisadores argumentam que esse fenômeno é um excesso que afeta o desempenho do cérebro. No entanto, de acordo com uma entrevista relatada pelo NHS do Reino Unido, os indivíduos com sinestesia têm opiniões diferentes sobre sua condição. A maioria tem opinião positiva e alguns acham que é neutro porque estão acostumados e não interferem em suas atividades, mas um pequeno número acha que esse sintoma pode atrapalhar o pensamento.

Uma das vantagens que uma pessoa com sinestesia pode ter é um cérebro mais criativo. O cientista da neurologia cognitiva Vilayanur Ramachan argumenta que essa condição é uma mutação genética que não apenas faz a pessoa sentir sensações incomuns, mas também pode gerar ideias e estimular uma maior criatividade. Além disso, esse fenômeno é mais comumente encontrado em grupos de artistas, poetas e romancistas do que em outros grupos.

Infelizmente, nem todo mundo tem sinestesia ao longo da vida porque esse fenômeno pode acabar. Existem casos em que uma pessoa pode perder essa habilidade. Isso pode acontecer porque o cérebro continua a mudar desde a infância até a idade adulta.

Outras coisas que podem desencadear sintomas semelhantes

Sintomas semelhantes à sinestesia podem ocorrer quando uma pessoa está tendo alucinações devido ao uso de drogas alucinógenas, como ácido lisegrico dietilmida (LSD). Mas essa experiência desaparecerá imediatamente quando não estiver sob a influência de drogas.

A sinestesia em geral ocorre e é realizada desde tenra idade, mas se ocorrer repentinamente em adultos, pode ser um sinal de distúrbios sensoriais (audição ou visão) ou distúrbios do cérebro, como acidente vascular cerebral. Consulte um médico imediatamente se você começou a sentir sintomas semelhantes repentinamente na idade adulta.