Você costuma se sentir cansado, mesmo depois de descansar por algumas horas? Nesse caso, não subestime os sintomas de fadiga que você sente. É possível que você esteja experimentando algumas doenças relacionadas à fadiga sem que você saiba. Abaixo estão as doenças que podem estar relacionadas ao cansaço que você sente.
1. Anemia
Além de ficarem cansados rapidamente, as pessoas com anemia também costumam sentir tonturas, frio e febre. A anemia é comum em mulheres e crianças. A anemia é uma condição na qual o corpo não tem glóbulos vermelhos, geralmente devido à falta de ferro. Quando ocorre anemia, os vasos sanguíneos são incapazes de distribuir oxigênio e alimentos para as células do corpo.
As células do corpo, que deveriam produzir energia a partir do oxigênio e dos alimentos, são incapazes de produzir energia. O corpo também carece de energia e se sente cansado. Outra causa que causa anemia é a deficiência de vitamina B12 e ácido fólico. Doenças crônicas, como diabetes mellitus e doenças renais, também podem causar a falta de glóbulos vermelhos no corpo.
2. Depressão e estresse
Se você está se sentindo deprimido, triste ou deprimido, não é de admirar que muitas vezes você se canse rapidamente. Os especialistas afirmam que a depressão é freqüentemente encontrada na faixa etária de 15 a 30 anos. Muitas coisas podem deixar uma pessoa deprimida.
Quem está deprimido, muitas vezes, não quer fazer nenhuma atividade, sente-se cansado ao longo do dia, perde o apetite ou mesmo vice-versa, come em grande quantidade para escapar do estresse que está passando.
3. Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença que pode causar fadiga crônica e dores nos ossos e músculos, principalmente nas mulheres. Se você tem fibromialgia, continuará a se sentir sonolento mesmo depois de dormir por horas.
A fibromialgia é causada por vários fatores, como idade (geralmente 30-50 anos), hereditariedade, trauma e várias doenças relacionadas aos ossos, músculos e articulações. Uma forma de reduzir os sintomas dessa síndrome é praticar exercícios regularmente.
Ao fazer exercícios regulares, você também pode melhorar a qualidade do seu sono anteriormente perturbado e melhorar o seu humor. O exercício recomendado é natação ou outros tipos de exercícios de intensidade moderada.
4. Alergia alimentar ou intolerância alimentar
O alimento fornece energia para o corpo. Mas, para algumas pessoas alérgicas, existem certos alimentos que as tornam alérgicas e cansam rapidamente. A fadiga, neste caso, é um sinal de alergia ou intolerância a um alimento.
Portanto, evite alimentos que o tornem alérgico. Se você não sabe a que tipo de alimento é alérgico, converse com seu médico. Alimentos aos quais você é alérgico também podem deixá-lo com muito sono em 10 a 30 minutos após consumi-los.
5. Doença cardíaca
Se você se sentir cansado ao caminhar uma curta distância ou subir escadas, é possível que tenha um problema cardíaco. Várias doenças cardíacas, como doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca ou várias outras doenças dos vasos sanguíneos apresentam os mesmos sintomas, nomeadamente fadiga.
As doenças cardíacas se tornaram a principal causa de morte no mundo. Portanto, se você costuma se sentir cansado, apesar de fazer atividades leves, verifique com seu médico.
6. Reumatismo
O reumatismo é uma inflamação que ocorre nas articulações e causa sintomas como inchaço, vermelhidão, dor, rigidez e fadiga excessiva. Esta doença costuma ser vivenciada por grupos com idade entre 20 e 40 anos e tende a ser vivenciada por mulheres. A causa do reumatismo é auto-imune ou um sistema imunológico comprometido faz com que as articulações fiquem inflamadas.
7. Apnéia do sono
A apneia do sono é um distúrbio de dificuldade em respirar durante o sono. Alguém com esse transtorno apresenta sintomas de fadiga excessiva, cansaço ao acordar e ronco ao dormir. Alguns dos riscos que resultam em apnéia do sono Existem obesidade, hábitos de fumar e um estilo de vida pouco saudável.
8. Diabetes tipo 2
Os sintomas experimentados por pessoas com diabetes mellitus tipo 2 são perda de peso, fadiga, aumento da produção de urina, sede contínua e fome. Em contraste com o diabetes tipo 1, o diabetes tipo 2 é causado por um estilo de vida pouco saudável, alto consumo de açúcar e gordura e atividade física pouco frequente. Essa condição torna o corpo incapaz de controlar os níveis elevados de açúcar no sangue.
Quando uma pessoa tem diabetes, ela não pode mais se recuperar da doença. No entanto, esta doença ainda pode ser controlada evitando um aumento dos níveis de açúcar no sangue que são muito elevados, o que pode causar efeitos adversos na saúde.
9. Hipotireoidismo
A glândula tireóide é um órgão que regula várias funções do corpo, como sistema respiratório, frequência cardíaca, temperatura corporal, níveis de gordura no corpo, sistema nervoso e assim por diante. Quando a glândula tireóide não está funcionando corretamente, a condição é conhecida como hipotireoidismo. Esta doença é causada por doenças autoimunes ou do sistema imunológico. O hipotireoidismo apresenta sintomas como depressão, ganho de peso, fadiga e resfriado com facilidade.