Superar as fobias não é tão difícil quanto você pensa, tente estes três truques primeiro!

Viver com uma fobia certamente não é fácil. Não importa ver ou tocar o objeto temido, imaginar ou apenas ouvir o nome do objeto temido pode deixá-lo ansioso e assustado. Eventualmente, a pessoa que tem a fobia continuará a evitar o objeto temido, sem saber que a evitação apenas tornará a fobia mais assustadora e assustadora em sua mente.

Portanto, é melhor que a pessoa com fobia encontre uma maneira de superar seu medo de certos objetos ou situações; especialmente se o objeto temido for um objeto ou situação que será encontrada todos os dias, por exemplo, arroz, frutas ou vegetais, multidões e outros. Então, há uma maneira que pode ser feita para superar a fobia? Claro que existe. Aqui estão algumas dicas que podem ser feitas para superar fobias.

1. Leve sua fobia lentamente

Evitar o que é temido é algo natural. No entanto, para superar uma fobia, você precisa aprender a lidar com ela. A exposição é uma das maneiras mais eficazes de superar seus medos. Durante o processo de exposição, você aprenderá a sair da ansiedade e do medo de sua fobia.

Se você fizer isso repetidamente, fará com que perceba que o medo em que tem pensado não acontecerá. Você se sentirá mais confiante e no controle, até que sua fobia comece a perder o poder. Quanto mais você se expõe ao que teme, mais se acostuma e se acalma.

Por exemplo, você tem fobia de voar de avião. Para lidar com isso, tente escolher o vôo com o menor tempo de viagem de sua cidade. Peça a sua família ou amigos para acompanhá-lo. Escolha também a companhia aérea em que você mais confia. Só então você pode tentar lentamente voos que demoram mais, por exemplo, duas horas.

As dicas para lidar com fobias são as seguintes:

  • Faça uma lista de objetos ou situações assustadores que se relacionem com a sua fobia.
  • Comece com uma exposição que você possa controlar (da lista que você criou). Por exemplo, se você tem fobia de durian, pode começar controlando-se ao ouvir a menção de durian. Se você se sentir melhor ao ouvi-lo, pode treinar para olhar a fotografia do durian e, em seguida, olhar diretamente para o durian, segurá-lo, cheirá-lo e assim por diante. Essa exposição gradual ajudará você a controlar o medo que acompanha a fobia de durian.

2. Aprenda técnicas de relaxamento

Aprender a superar uma fobia não é fácil. A simples exposição, como a foto de um objeto de que você tem medo, às vezes pode fazer seu coração disparar, até mesmo sua respiração falha. Se você começar a se sentir oprimido ao enfrentar sua fobia, recue imediatamente e use técnicas de relaxamento para se acalmar. Porque, aprendendo a se acalmar, você pode se tornar mais confiante em sua capacidade de lidar com sensações desconfortáveis ​​e enfrentar seus medos.

Dicas de relaxamento que você pode fazer:

  • Sente-se ou fique em pé confortavelmente com as costas retas. Coloque uma das mãos no peito e a outra na barriga.
  • Inspire lentamente pelo nariz, contando até quatro. As mãos em seu estômago devem subir. A mão em seu peito deve se mover muito pouco.
  • Prenda a respiração e conte até sete.
  • Expire pela boca e conte até oito, empurrando para fora o máximo de ar que puder enquanto expira. A mão em seu estômago deve se mover conforme você expira, mas a outra mão deve se mover muito pouco.
  • Inspire novamente e repita este ciclo até se sentir relaxado e concentrado.

Pratique esta técnica de respiração profunda por cinco minutos, duas vezes ao dia. Quando estiver confortável com essa técnica, você pode começar a usá-la ao lidar com sua fobia.

3. Desafie seus pensamentos negativos

Quando você tem uma fobia, tende a superestimar o quão ruim seria se você enfrentasse a situação que teme. Ao mesmo tempo, você subestima sua capacidade de superar a fobia. Portanto, a maneira de lidar com isso é desafiar seus pensamentos negativos.

A coisa que você teme realmente aconteceu? Uma determinada situação ou objeto lhe causaria algum dano? E assim por diante com outras questões relacionadas aos seus pensamentos negativos.

Se a resposta for “não” ou “não necessariamente”, você precisa mudar de ideia com “vou ficar bem” ou outro pensamento positivo. Isso ajudará a reduzir seu medo e ansiedade ao lidar com sua fobia.