Além da função dos ossos que sustentam o corpo, cada tipo de osso também tem seus próprios usos mais específicos. Uma delas é a canela, que tem outra função além de sustentar o corpo. Quais são as funções da tíbia e problemas de saúde que podem interferir em sua função? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
Anatomia da canela
Fonte: Pins IMGAntes de estudar a função da tíbia, é melhor conhecer primeiro a anatomia desse osso.
De acordo com um livro publicado online na National Library of Medicine, a tíbia ou tíbia é o principal osso longo da perna. A posição exata, abaixo do joelho e ao longo da frente do pé. O comprimento médio desse osso é de cerca de 36 cm.
Existem dois tipos de osso na parte inferior do joelho. Primeiro, o grande osso é a tíbia, que suporta a maior parte do peso entre o joelho e o tornozelo. Em segundo lugar, o lado externo do osso da tíbia, ou seja, a fíbula (o osso longo e menor que fornece estabilidade e ajuda a girar o tornozelo).
Na extremidade da tíbia, ou tíbia, está o osso esponjoso, que é o osso que contém uma bolsa de circulação e a medula que parece esponjosa quando vista ao microscópio. A tíbia é coberta por uma camada de osso cortical que protege o osso de sua resistência.
A parte superior (superior) do osso da tíbia que forma a dobradiça do joelho e onde se conecta ao fêmur é conhecida como platô tibial (platô tibial). Esta parte do osso contém dois côndilos, a saber, o côndilo lateral (borda) e o côndilo medial (médio).
Então, na parte frontal superior da tíbia está a tuberosidade tibial, o osso ao qual a patela (rótula) está fixada por meio de ligamentos.
Finalmente, inferiormente à tíbia, existem três ossos, a saber, o maléolo medial, a incisura da fíbula e o maléolo lateral. Esses três ossos constituem a maior parte do tornozelo.
A função da tíbia para o seu corpo
Todos os tipos de ossos longos, incluindo a tíbia, funcionam para suportar o peso e o movimento. A medula óssea encontrada nesses ossos é principalmente medula óssea vermelha, cuja função é produzir glóbulos vermelhos.
Com a idade, a medula óssea vermelha se transformará em medula óssea seca, que é composta de gordura.
Portanto, você pode concluir que a função da tíbia é fornecer estabilidade e suporte de peso para a parte inferior da perna. Além disso, esse osso também ajuda a pessoa a andar, correr, escalar, chutar e realizar vários outros movimentos das pernas.
Problemas de saúde que interferem na função da tíbia
Realmente importante não é o uso da canela? Infelizmente, sua função pode ser interrompida devido a certos problemas de saúde.
1. Ossos quebrados
Fraturas ou fraturas são as lesões mais comuns da tíbia. Essa condição pode ocorrer quando alguém sofre um acidente ou impacto forte repetido.
Enquanto em atletas como ginastas, corredores ou outros atletas de alta intensidade, as fraturas são geralmente causadas por estresse. Eles usam os ossos das pernas em excesso, o que pode causar estresse e acabar com fraturas.
Pessoas que fraturaram a tíbia geralmente sentem dor com hematomas, inchaço e alterações no formato do osso. Essa condição faz com que a função da tíbia seja perturbada.
Para se recuperar de uma fratura, o paciente precisa descansar. Seu médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e prescrever uma dieta que pode ajudar na recuperação óssea.
2. Osteoporose
A perda óssea geralmente ataca a coluna, mas também é possível atacar as canelas.
Pessoas com essa condição perdem minerais importantes para ajudar no crescimento ósseo, enquanto o processo de destruição óssea continua. Como resultado, os ossos tornam-se finos e quebram facilmente. A maioria das pessoas com osteoporose tem o corpo encurvado e dificuldade para realizar suas atividades normais.
Os médicos geralmente prescrevem medicamentos para prevenir a perda óssea e estimular o crescimento ósseo.
3. Doença de Paget
Depois da osteoporose, a doença de Paget é a terceira doença mais comum. Esta condição pode atacar qualquer parte do osso do corpo, incluindo as canelas, interferindo assim com a função óssea normal.
Esta doença óssea ocorre porque o processo de substituição do tecido ósseo antigo é perturbado. O osso afetado pode mudar de forma, ou seja, ficar mais torto.
Essas mudanças podem colocar um estresse extra nas articulações ao redor, aumentando o risco de desenvolver osteoartrite.
O tratamento desta doença pode usar medicamentos para a osteoporose ou cirurgia para melhorar a forma dos ossos e substituir as articulações danificadas.
4. Torção tibial
A torção tibial é uma torção da tíbia em crianças. Na maioria dos casos, essa condição faz com que a criança tenha os pés voltados para dentro; em apenas alguns casos, faz com que os pés girem para fora.
Esse distúrbio atrapalha a função dos ossos das pernas, pois a criança não consegue andar bem e muitas vezes tropeça. A torção da perna da criança ocorre devido à posição incorreta do bebê no útero da mãe ou devido a ligamentos e tendões apertados na parte superior da perna.
5. Hemimelia tibia
A função da tíbia pode ser prejudicada devido a uma condição rara que afeta crianças, a hemimelia tibial. Crianças com essa condição nascem com tíbia encurtada ou sem tíbia. Essa condição causa diferentes comprimentos de perna, porque esse distúrbio afeta apenas uma perna.
Até agora, a maioria dos casos de hemimelia tibial não tem uma causa exata conhecida. No entanto, a genética na família pode aumentar o risco. Algumas crianças também podem desenvolver essa condição devido à síndrome de Werner.
Quase todas as crianças com hemimelia tibial precisam de cirurgia para ajudá-las a ficar em pé, andar e brincar melhor.