Medicamentos para a dengue (DHF) que você deve saber

A febre hemorrágica da dengue (DHF) é uma doença causada por picadas de mosquito Aedes aegypti infectados com o vírus da dengue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra que ocorrem cerca de 50-100 milhões de casos de dengue hemorrágica a cada ano em todo o mundo. Se você tem dengue (FHD), deve imediatamente ser examinado e receber remédios para não ter complicações e passá-los para outras pessoas.

Medicamentos para dengue (DHF) durante a hospitalização

Até agora não existia um tipo específico de medicamento e definitivamente eficaz no tratamento da dengue.

Se você for hospitalizado, o médico geralmente fornecerá uma variedade de mais de um tipo de medicamento para aliviar os sintomas enquanto evita que sua condição piore.

Geralmente, o principal método de tratamento da ICD no hospital é por infusão para normalizar a pressão e o fluxo sanguíneo.

A infusão também serve para restaurar os fluidos corporais perdidos para prevenir o risco de desidratação e choque.

Aqui estão outros medicamentos que os médicos costumam dar para tratar a dengue, independentemente de você estar hospitalizado ou tratado em casa:

1. Paracetamol

O acetaminofeno (paracetamol) é comumente usado para reduzir a febre e aliviar dores nas articulações e músculos, letargia e mal-estar devido a esta doença.

No entanto, tipos de analgésicos como aspirina, ibuprofeno, salicilatos e outras classes de AINEs não devem ser usados ​​para tratar a dengue.

Esses medicamentos podem aumentar o risco de sangramento.

2. Transfusão de plaquetas

A DHF que pode continuar pode diminuir o número de plaquetas sanguíneas. Bem, para isso às vezes é necessária uma transfusão de plaquetas em certos casos.

A transfusão de plaquetas não é um medicamento, mas um método de tratamento para aumentar o número de plaquetas durante a dengue.

De acordo com o dr. Leonard Nainggolan, SpPD-KPTI atendido por HelloSehat (29/11), nem todas as pessoas com DHF precisam receber transfusões.

As transfusões de plaquetas são realizadas apenas em pacientes cuja contagem de plaquetas está muito abaixo de 100.000 / µl.

Além disso, as transfusões de plaquetas são realizadas apenas em pacientes que apresentam sintomas graves de sangramento, como hemorragias nasais que não podem parar e fezes com sangue.

Se não houver sangramento, a transfusão de plaquetas não será necessária.

Tratamentos adicionais para ajudar a medicação para dengue a ser mais eficazes

Quer seja hospitalizado ou tratado em casa, geralmente o médico também irá aconselhá-lo sobre as quatro coisas a seguir para fazer o medicamento para dengue hemorrágica funcionar de maneira mais eficaz:

1. Beba muitos líquidos

Todos os que estão com dengue precisam ingerir muitos líquidos.

Não só por infusões, mas também bebendo muita água, comendo vegetais e frutas que contenham muita água (como melancia, tomate, pepino e laranja), até comer alimentos com sopas como canja de galinha.

Para pessoas saudáveis, a quantidade mínima de água por dia é de oito copos. No entanto, os pacientes com ICD certamente precisam de mais.

Especialmente se você tiver sangramento ou vômito. Portanto, certifique-se de que o paciente receba uma ingestão adequada de líquidos brancos a cada poucos minutos. Não espere até estar com sede.

Dr. dr. Leonard Nainggolan, SpPD-KPTI, acrescentou que a droga mais necessária para pacientes com DHF é, na verdade, fluido isotônico porque funciona melhor do que água pura.

Fluidos isotônicos contendo eletrólitos podem prevenir o vazamento de plasma sanguíneo em pacientes com DHF.

Os fluidos devem ser usados ​​como remédio para dengue para reduzir a febre e prevenir o risco de desidratação e choque.

Além disso, dores musculares e dores de cabeça devido à desidratação durante a dengue também podem ser tratadas com o consumo de muitos líquidos.

2. Descanse o suficiente

Enquanto o medicamento para dengue for prescrito, os doentes são obrigados a descansar totalmente repouso na cama.

O repouso pode ajudar a restaurar o tecido corporal danificado pela infecção por dengue.

Se hospitalizados, os médicos podem dar aos pacientes com dengue certos medicamentos para que eles fiquem com sono rapidamente e possam descansar completamente.

3. Coma alimentos que aumentem as plaquetas

Mesmo tomando medicamentos, as pessoas com dengue devem priorizar hábitos alimentares saudáveis ​​e nutritivos.

Em particular, é recomendado comer certos alimentos que podem ajudar o corpo a normalizar ou aumentar os níveis de plaquetas no sangue. Nada?

Vitamina b12

A vitamina B12 ajuda a manter as células sanguíneas saudáveis ​​e equilibra os níveis de plaquetas. Portanto, a deficiência de vitamina B12 está intimamente associada aos sintomas de anemia.

Você pode obter uma fonte de vitamina B12 de fígado de boi e ovos. Evite leite de vaca e produtos processados ​​como queijo ou manteiga.

Embora rico em vitamina B12, o leite de vaca e seus produtos processados ​​podem interferir na produção de plaquetas.

Ácido fólico

O ácido fólico ajuda a aumentar a produção de células sanguíneas quando a dengue ataca e pode ser obtido a partir de:

  • nozes,
  • ervilhas,
  • feijão vermelho dan
  • Fruta laranja.

Ferro

O ferro ajuda o corpo a produzir células sanguíneas saudáveis. Você pode obter fontes altas de ferro nos seguintes alimentos saudáveis:

  • frutos do mar, como crustáceos,
  • abóboras,
  • nozes dan
  • carne.

Vitamina C

A vitamina C pode aumentar o número de plaquetas e pode ajudá-las a funcionar de maneira ideal quando você tem dengue.

Esta vitamina também pode ser considerada um medicamento natural para a dengue, pois ajuda a combater infecções e absorve o ferro, o que pode ajudar a aumentar o número de plaquetas.

Você pode obter uma alta ingestão de vitamina C a partir de:

  • Manga,
  • abacaxi,
  • brócolis,
  • pimentões verdes ou vermelhos,
  • tomates dan
  • couve-flor.

Não só da comida. Você também pode aumentar a ingestão diária de vitamina C por meio de suplementos vitamínicos.

Quando contraído com dengue, tome 500 mg de suplementos de vitamina C por 6-9 dias. Pergunte mais ao médico sobre as regras de uso mais claras.

4. Suplementos de zinco

O zinco é um mineral essencial que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e estimular o crescimento de células saudáveis.

Além disso, o zinco desempenha um papel importante no aumento da quantidade de interferon nas células brancas do sangue para combater o vírus que causa a dengue.

A dose recomendada para suplementação de zinco como medicamento adicional durante a dengue é de 25 mg uma vez ao dia.

Escolha de medicamentos fitoterápicos para dengue

Além dos dois métodos acima, é comum que os indonésios também experimentem vários medicamentos fitoterápicos para tratar doenças.

Aqui estão algumas opções dos medicamentos fitoterápicos mais populares na Indonésia para ajudar a acelerar a cura da dengue:

1. Folhas de mamão

De acordo com uma coleção de pesquisas resumidas em Jornal BMJ, o extrato de folha de mamão pode ser um medicamento à base de ervas para dengue para aumentar o número de plaquetas sanguíneas.

Acredita-se que as folhas de mamão ajudem a estabilizar as paredes dos glóbulos vermelhos, de forma que não sejam facilmente destruídas quando atacadas pelo vírus da dengue.

Veja como misturar folhas de mamão como um remédio natural para dengue.

  • Lave 50 gramas de folhas de mamão e seque.
  • Amasse bem as folhas de mamão e dissolva em um copo de água fervida.
  • Beba água de folha de mamão 3 vezes ao dia.

2. Suco de goiaba

A goiaba tem sem dúvida seu prestígio como remédio natural para dengue.

O truque é cortar a goiaba fresca e remover as sementes, depois bata até ficar homogêneo.

De acordo com um estudo de 2016 da Trust Source, a goiaba contém trombinol, que é capaz de estimular a trombopoetina no corpo.

A trombopoietina é uma substância que pode desencadear a formação de novas plaquetas sanguíneas, aumentando assim o número de plaquetas.

A goiaba também contém vários tipos de minerais, como magnésio, ferro, fósforo e cálcio, que ajudam a aumentar o número de plaquetas sanguíneas.

O fósforo também ajuda a reparar os tecidos ao redor dos vasos sanguíneos danificados e com vazamento.

Na versão suco, a goiaba será mais fácil de digerir. O alto teor de água também ajuda a atender às suas necessidades de fluidos, para que você não fique desidratado.

Além disso, o conteúdo de quercetina da goiaba pode ajudar a impedir a propagação do vírus da dengue no corpo.

3. Levante

Angkak, arroz integral da China, pode ser um remédio natural para aliviar os sintomas da dengue.

Com o tempo, a infecção por dengue pode reduzir ainda mais os níveis de plaquetas no sangue, de modo que a condição do corpo pode piorar.

Beber Angkak como um remédio natural para a dengue tem o potencial de acelerar o período de cura da dengue.

Os benefícios potenciais foram comprovados por um estudo de 2012 que relatou que o suplemento de extrato de Angkak aumentou o número de plaquetas em ratos brancos com trombocitopenia (baixos níveis de plaquetas no sangue).

4. Folhas de equinácea

De acordo com estudos publicados Paquistão Journal of Clinical and Biomedical Research, as folhas da equinácea podem ajudar o corpo a produzir mais proteínas e interferons especiais.

Ambas as substâncias têm um papel importante no sistema imunológico para combater o ataque de vírus e bactérias que causam doenças.

Além disso, a equinácea é frequentemente usada como uma mistura de ervas para tratar resfriados e febres.

5. Patikan Kebo (ervas daninhas)

Patikan kebo é uma erva daninha que tem um nome latino Euphorbia hirta e potencial como medicamento para dengue.

Com base em pesquisas nas Filipinas, a água fervida de patikan kebo pode reduzir a formação dos estereótipos 1 e 2 da placa do vírus da dengue.

6. Folha Amarga

Sambiloto é uma folha de ervas que tem gosto amargo quando consumida, mas é frequentemente usada como remédio para dengue.

Plantas com nomes latinos Andrographis Paniculata é relatado que pode erradicar o vírus da dengue, de acordo com um estudo de 2016.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para testar a eficácia do Sambiloto como um medicamento natural para a dengue que é eficaz sem efeitos colaterais.

7. Datas

Poucos sabem que as tâmaras também podem ser usadas como remédio natural para tratar os sintomas da dengue.

As tâmaras contêm açúcares naturais, como glicose, frutose e sacarose, que comprovadamente podem restaurar a energia do corpo durante a febre.

Não apenas isso. O ferro nas tâmaras também pode aumentar o número de plaquetas no corpo naturalmente

O conteúdo de aminoácidos e fibras nas tâmaras ajuda a facilitar a digestão.

Não use ervas descuidadamente como remédio para dengue

Antes de usar qualquer medicamento fitoterápico para tratar a dengue, você deve primeiro consultar um médico.

O uso de medicamentos naturais a partir de ingredientes fitoterápicos não é uma prioridade e o único tratamento eficaz para a dengue.

Algumas das ervas acima são principalmente para ajudar na cura, não para tratar.

O exame médico e o tratamento médico devem ser considerados prioritários.

O médico pode fornecer o tratamento e o plano de tratamento corretos de acordo com a gravidade da doença e a condição corporal atual.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌