Quase todas as pessoas costumam sentir fome e querer comer algo após o exercício. Às vezes, isso te deixa confuso para segurar a fome ou mesmo continuar comendo. No entanto, comer após o exercício faz mal ao corpo?
Posso comer imediatamente após o exercício?
Qualquer que seja o esporte, seja cardio ou treinamento de força muscular, ambos consomem energia. Portanto, é natural que seu estômago ronque após o exercício.
Essa condição pode colocar aqueles de vocês que estão tentando perder peso em um dilema: vocês querem decidir não comer ou obedecer ao estômago?
Na verdade, está perfeitamente bem se você comer depois de um treino. O corpo ainda precisa da ingestão de alimentos para repor a energia que foi esgotada.
No entanto, você deve dar um tempo. Evite comer alimentos, especialmente alimentos pesados, após o exercício.
Não precisa se preocupar, o exercício que você fará será em vão. Quando você se exercita, seu corpo queima calorias das reservas de energia (glicogênio) na gordura e nos músculos.
Você pode comer um lanche leve de proteína após 15-30 minutos a uma hora após o treino para começar a reabastecer novamente.
Comer depois do treino pode até ajudar a prevenir dores e cãibras musculares.
Um estudo em Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva também recomenda comer pequenas quantidades de carboidratos e proteínas a cada 3-4 horas após o exercício.
Razões para comer após o exercício
É normal ficar com fome depois de um treino porque as reservas de energia do seu corpo estão esgotadas, então você precisa reabastecê-la.
De acordo com o Conselho Americano de Exercícios, os seguintes motivos podem desencadear a fome, então é melhor comer após o exercício.
1. Aumento do apetite
Algumas pessoas têm vontade de comer imediatamente após o exercício. O motivo é que seu apetite pode aumentar depois que você se torna fisicamente ativo.
Este aumento do apetite pode ocorrer devido a não comer o suficiente antes do exercício. Além disso, os exercícios também reduzem os níveis de açúcar no sangue, desencadeando a fome.
2. As reservas de glicogênio são reduzidas
Ao se exercitar, seu corpo também usará reservas de energia na forma de glicogênio para ser convertido em açúcar (glicose) como fonte de energia.
Isso pode fazer com que as reservas de glicogênio diminuam, resultando em fome.
Para isso, é necessário restaurá-lo comendo após o exercício.
3. Desidratação
Os exercícios também podem fazer com que o corpo fique desidratado ou desidratado. Essa condição pode ocorrer quando você não ingere líquidos suficientes durante o exercício.
A água é geralmente o melhor fluido para manter o corpo hidratado.
Mas se a intensidade do exercício aumentar, você também pode beber bebidas esportivas.
Os tipos de alimentos que são bons após o exercício
Não há nada de errado em comer após o exercício, mas tenha cuidado ao escolher o tipo de alimento que irá consumir. Escolher o tipo errado de comida, na verdade, torna o exercício em vão.
Não deixe apenas seu estômago roncar, você pode comer qualquer coisa em grandes porções. Você ainda precisa controlar e escolher a ingestão de alimentos saudáveis.
Coma alimentos com nutrição balanceada entre carboidratos, proteínas e gorduras, alguns exemplos são os seguintes.
- Carboidrato: arroz, pão integral, batata doce, batata, aveia , ou fruta.
- Proteínas: proteína em pó, barras de proteína , iogurte, queijo, ovos, frango, salmão ou atum.
- Gordura: abacate, sementes, nozes ou manteiga de amendoim.
Se você se sentir tonto e fraco após o treino, comer um lanche doce ou frutas com açúcares naturais é o suficiente para ajudá-lo a restaurar suas energias rapidamente.
Também é importante atender às necessidades de água antes, durante e após o exercício. Não beber água suficiente terá um grande impacto em seu desempenho esportivo.
Você apenas bebe água se fizer exercícios por menos de uma hora. Uma bebida esportiva pode ser necessária se você se exercitar vigorosamente ou por mais de uma hora.
Evite comer alimentos ricos em gordura após o exercício ou refeições pesadas após o exercício.
O consumo de ambos os tipos de alimentos força o estômago a trabalhar muito após o exercício.
Para começar a comer uma refeição pesada, certifique-se de 30 a 60 minutos após o treino. Isso é claro, com uma nota se já está programado para comer.
Melhor consultar um médico ou nutricionista para determinar a ingestão de alimentos durante o exercício. Isso ocorre porque o plano de exercícios e alimentação de cada pessoa pode ser diferente.