A intoxicação alimentar pode ser experimentada por pessoas de todas as idades, mas crianças, mulheres grávidas e idosos são mais suscetíveis, visto que seu sistema imunológico não é tão forte quanto o dos adultos em geral. Quais são os sinais e sintomas de intoxicação alimentar a observar?
Como você pega uma intoxicação alimentar?
A intoxicação alimentar é um distúrbio do sistema digestivo. Uma pessoa é suscetível a intoxicação após consumir alimentos ou bebidas não esterilizados; Por exemplo, alimentos à beira da estrada cuja localização e método de processamento não são garantidos como totalmente limpos.
Esses alimentos podem ser contaminados por germes, sejam bactérias, vírus ou parasitas do ambiente circundante. Um exemplo é a água suja que é usada para lavar alimentos ou utensílios de cozinha.
Você também pode sofrer intoxicação se a comida que você ingere for preparada e processada pelas mãos de alguém que carregue os germes que a causam. Por exemplo, a pessoa acabou de defecar, mas não lava as mãos e continua a cozinhar imediatamente.
O tipo de alimento que você ingere também pode causar intoxicação, se não for processado adequadamente.
Alguns pratos que podem ser envenenados incluem vegetais crus ou saladas de frutas, leite cru (não pasteurizado), carne crua e outros alimentos mal cozidos.
Quais são os sintomas de intoxicação alimentar?
Depois de entrar no corpo através dos alimentos e bebidas que você ingere, os germes irão desencadear uma infecção que causa os seguintes sintomas.
1. Diarréia
A diarreia é um dos sinais mais comuns de intoxicação alimentar. A diarreia pode aparecer várias horas após a ingestão de alimentos contaminados ou em 1-2 dias depois.
As características da diarreia que são sintomas de intoxicação alimentar são geralmente fezes moles e aquosas, que às vezes contêm resíduos alimentares; às vezes não ou apenas na forma de fezes amolecidas.
Esses sintomas aparecem como efeito de germes que infectam o sistema digestivo. A infecção faz com que o intestino trabalhe mais, mas não é eficiente para absorver alimentos e água de maneira adequada. Isso faz com que o intestino absorva mais fluidos corporais.
O excesso de água se acumula no intestino, resultando em uma textura de fezes macia ou líquida que fica fora de forma.
A diarréia é basicamente o esforço natural do corpo para expelir bactérias ou vírus que causam envenenamento pelas fezes.
2. Vômito e náusea
Náuseas e vômitos também são sintomas comuns de intoxicação alimentar. Assim como a diarreia, as náuseas e os vômitos são, na verdade, o reflexo natural do corpo para expelir os germes causadores de doenças.
Quando os germes são detectados, o corpo envia um sinal de ameaça a uma área do cérebro conhecida como zona de gatilho quimiorreceptor ou CTZ. Posteriormente, o CTZ determinará se a ameaça é realmente perigosa.
Se for esse o caso, o CTZ também se comunica com outras áreas do corpo para produzir reações como náuseas, suores frios ou aumento da frequência cardíaca.
No meio dessa resposta, o diafragma, a parede torácica e os músculos abdominais se contraem ao mesmo tempo. Essas contrações colocam pressão no estômago, forçando o conteúdo do estômago para a garganta e para fora quando você vomita.
3. Azia e cólicas estomacais
O estômago que sente azia ou torção dolorosa, até cólicas, geralmente ocorre depois de comer algo que contém germes. A sensação de azia e torção aparece como a resposta natural do corpo para estimular o desejo de defecar.
Quando bactérias, vírus ou parasitas invadem seu sistema digestivo, seu estômago avisa seu cérebro para dizer que algo está errado. Por sua vez, o cérebro instruirá os músculos intestinais a se contrair e relaxar repetidamente.
Bem, o processo é o que faz seu estômago sentir azia ou cãibras. As contrações dos músculos abdominais têm como objetivo estimular as fezes contendo germes a saírem rapidamente do corpo pelo ânus.
Seu estômago pode ficar enjoado e azia até 1-3 vezes antes de finalmente sentir vontade de defecar.
4. Febre
Algumas pessoas com intoxicação alimentar às vezes apresentam febre baixa. A febre é basicamente o efeito da inflamação no corpo, que ocorre quando o sistema imunológico está lutando ativamente contra infecções.
Por outro lado, a febre também pode ser uma forma de o corpo aumentar sua temperatura central devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vômitos e diarreia. Vômitos e diarreia fazem com que o corpo perca muitos líquidos (desidratação).
Se a desidratação persistir, a perda de grandes quantidades de fluidos corporais pode diminuir a temperatura central do corpo. Se você não tiver febre, uma queda drástica na temperatura corporal pode realmente causar hipotermia.
A febre alta é geralmente o principal sinal de que você está gravemente desidratado por intoxicação alimentar.
5. Tonto
Tonturas e dores de cabeça podem ser sintomas de intoxicação alimentar, além de vômitos ou diarreia intensa. Normalmente, a tontura ocorre como resultado da perda de muitos líquidos devido à diarreia.
Quando você começa a ficar desidratado, seu volume de sangue cai, então sua pressão arterial também cai e torna o suprimento de sangue para o cérebro insuficiente. Por causa disso, você vai se sentir tonto.
Embora geralmente apareçam dores de cabeça se a febre estiver alta. As complicações de intoxicação alimentar na forma de desidratação também costumam causar dores de cabeça.
6. Corpo mole
O processo de infecção no corpo e todos os tipos de sintomas que você sente durante uma intoxicação alimentar podem enfraquecer o corpo.
Isso provavelmente é causado pelos níveis de eletrólitos do corpo, que são esgotados e transportados pelas fezes líquidas e pelo líquido do vômito. Na verdade, as reservas de eletrólitos são funções importantes para ajudar os músculos do corpo a trabalharem para que possam funcionar normalmente.
Se o corpo não tem níveis de eletrólitos, é provável que você se sinta fraco e impotente.
Sintomas de intoxicação alimentar grave, levando à desidratação
Na verdade, a intoxicação alimentar pode se curar sozinha em 1-3 dias. No entanto, isso só se aplica se você receber os primeiros socorros certos em caso de intoxicação alimentar.
Se sentir sintomas como diarreia e vômitos, o primeiro passo que você deve tomar é beber mais água ou SRO.
Você pode comprar uma solução SRO pronta para beber em uma farmácia sem precisar comprar receita médica. O preenchimento dos líquidos também pode ser ajudado bebendo um molho que tende a ser insosso, como um molho de legumes transparente.
Você deve ter cuidado se a intoxicação alimentar tiver causado um ou mais dos seguintes sinais.
- Não consigo conter o vômito para que os fluidos do corpo sempre saiam.
- Vômitos ou fezes contendo sangue.
- Diarreia com duração superior a três dias.
- Dor intensa ou fortes cólicas estomacais.
- Temperatura corporal de febre alta até 38 ° Celsius.
- Sede excessiva, boca seca.
- Urinar pouco ou nada.
- Visão turva, fraqueza muscular e formigamento nos braços.
Se não for tratada adequadamente, a intoxicação alimentar pode levar à desidratação grave. Portanto, você deve ir imediatamente ao médico para obter o medicamento certo.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!