A cesariana pode ser uma opção para aquelas de vocês que têm medo ou não querem dar à luz naturalmente. Talvez você ache que o parto por cesariana é menos doloroso do que o parto vaginal. Mas você sabia? Acontece que os partos por cesariana apresentam um risco quatro vezes maior do que os partos normais.
Portanto, é recomendável que você planeje e faça uma cesariana se tiver certas condições, como o bebê é muito grande, o bebê está em uma posição pélvica, você tem placenta prévia, tem uma infecção de herpes genital ativa ou você já teve uma cesariana anterior. Para determinar se você deve dar à luz por parto normal ou por cesariana, você deve consultar seu médico.
O que acontece momentos antes da cesárea?
Depois de consultar o seu médico e descobrir que vai ter que dar à luz por cesariana, tem que preparar várias coisas, inclusive a administração. Seu marido pode cuidar de tudo, então você não precisa se preocupar com isso sozinha. Seu marido também pode acompanhá-la durante o parto na sala de cirurgia.
Antes da operação, você receberá anestesia local (anestésico local) em várias partes do corpo. Geralmente, a anestesia geral (que deixa você completamente inconsciente) não é realizada durante uma cesariana, exceto em uma situação de emergência. Normalmente, você receberá uma anestesia peridural ou raquidiana, o que significa que você não sentirá nenhuma dor na parte inferior do corpo durante a operação, mas estará acordado durante a cesariana. Isso significa que você pode ver como seu bebê nasce.
Na maioria das vezes, você receberá uma anestesia peridural antes de fazer uma cesariana. Além disso, você receberá medicação adicional para garantir que a parte inferior do corpo esteja completamente dormente. Seu corpo também será colocado em um cateter para coletar a urina (xixi) durante a cirurgia. Seu corpo também será colocado em um IV antes do início da operação. Os antibióticos podem ser administrados por via intravenosa para evitar que você desenvolva uma infecção após a cirurgia, mas também podem ser administrados após a cirurgia. Em seguida, seus pelos púbicos (púbicos) serão raspados para facilitar a incisão.
O que acontece durante uma cesariana?
Enquanto estiver na sala de cirurgia, quando o anestésico tiver atuado em seu corpo, um anti-séptico será aplicado em seu abdômen. Em seguida, o médico fará uma pequena incisão na pele acima do osso púbico.
O médico cortará sua pele lentamente até que penetre no útero. Desde a primeira incisão até o nascimento do bebê, leva aproximadamente 30 minutos, no máximo. Quando o bisturi atingir os músculos abdominais, o médico abrirá o caminho manualmente. E quando o médico chegar ao útero, ele fará um corte horizontal na parte inferior do seu útero.
Neste momento, o médico viu a cabeça do seu bebê, então o médico irá arrancar a cabeça do seu bebê. E, Parabéns! Seu bebê nasceu para o mundo.
Você pode ver seu bebê assim que o cordão umbilical dele for cortado. O bebê também será limpo imediatamente pela enfermeira. Depois de remover seu bebê, o médico também removerá sua placenta. Porém, como a operação ainda não havia sido finalizada, o médico teve que fechá-la costurando a incisão nas costas. Isso é o mais complicado na hora de fazer uma cesariana.
Os pontos usados para fechar o útero acabarão por se unir ao corpo. A camada mais externa da pele será fechada com pontos ou grampos, que geralmente desaparecem 3 dias a uma semana depois. Esse fechamento do útero vai demorar mais, cerca de 30 minutos.
O que acontece depois de uma cesariana?
Após a conclusão da cesariana, você será conduzido até a sala de recuperação. Sua saúde será monitorada por um médico algumas horas após o término da cirurgia. Você ainda receberá fluidos por via intravenosa até que possa comer e beber. Comer e beber muito após a cirurgia é necessário para acelerar a recuperação do corpo da mãe.
Nesse momento, o efeito do anestésico (anestesia) em seu corpo desaparecerá gradualmente. Você pode sentir uma sensação de coceira no corpo por um tempo, mas se ela não diminuir, seu médico pode prescrever um anti-histamínico.
Você provavelmente passará os próximos 3 dias no hospital até que sua condição esteja totalmente recuperada. Você será encorajado a se mover mais do que apenas ficar deitado na cama para acelerar sua recuperação.
LEIA TAMBÉM
- Vantagens e desvantagens do parto normal vs cesariana
- Dicas para cuidar de uma cicatriz de cesariana (cesariana) em casa
- A importância do peso normal em recém-nascidos