Você é fã de leite? Muitos dizem que o leite contém colesterol alto e não é bom para a saúde. Na verdade, depende do tipo de leite que você consome. Então, que tipo de leite é bom para pessoas com colesterol alto? É verdade que os laticínios, como o iogurte, podem reduzir os níveis de colesterol? Confira a seguinte explicação.
Tipos de leite que são seguros para pessoas com colesterol alto
Na verdade, o leite não precisa ser totalmente evitado pelas pessoas com colesterol alto, basta que você escolha o tipo certo de leite. Bem, o leite que pode ser consumido para ajudar pessoas com colesterol alto a reduzir os níveis de colesterol no sangue, incluindo:
1. Leite de soja
A soja é conhecida como um tipo de alimento bom para o colesterol, assim como vários produtos processados, incluindo o leite de soja. Este leite é classificado como sem colesterol e não contém lactose, o que o torna uma boa fonte de proteínas, potássio, vitaminas A, B12 e vitamina D.
Além disso, o leite de soja também é bom para pessoas com colesterol alto, pois contém gordura saturada e poucas calorias. Além disso, o leite de soja também é bom para quem sofre de várias doenças crônicas que exigem que os pacientes limitem o consumo de gordura saturada e colesterol.
Para não mencionar, acredita-se que o leite de soja contém gorduras insaturadas que podem prevenir várias doenças cardíacas. No entanto, sempre preste atenção ao conteúdo nutricional contido no leite de soja embalado. O motivo é que a quantidade de açúcar nas bebidas embaladas tende a ser mais alta e pode causar aumento do colesterol.
2. Leite de amêndoa
Atualmente, muitas pessoas passaram a consumir leite de amêndoa. Claro que esta é a escolha certa, especialmente se você ainda deseja consumir leite quando os níveis de colesterol estão altos no sangue. Sim, as próprias amêndoas contêm gordura, mas não o tipo de gordura que faz mal à saúde.
Um estudo publicado no Journal of Nutrition afirma que consumir amêndoas tem o potencial de reduzir os níveis de colesterol em 3-25% e os níveis de colesterol ruim em 4-35%. Enquanto isso, o efeito do consumo de amêndoas sobre os níveis de colesterol bom (HDL) é bastante variado.
Além disso, no leite de amêndoa você pode encontrar uma grande quantidade de gordura insaturada, enquanto não há colesterol nele porque o leite de amêndoa é obtido de fontes alimentares de origem vegetal. Claro que o conteúdo calórico também é bastante baixo, em um copo de leite de amêndoa sem açúcar você encontrará apenas 30-40 calorias.
Além disso, o elevado teor de vitamina D e de cálcio torna o leite de amêndoa uma alternativa ao leite de vaca, tanto para quem tem colesterol alto ou quer mantê-lo em níveis normais.
Tipos de leite que podem aumentar o colesterol
Até agora, o tipo de leite que é comumente bebido pelas pessoas na Indonésia é o leite de vaca. No entanto, para aqueles que apresentam alto risco de colesterol, devem ser cuidadosos ao consumi-lo, pois pode aumentar os níveis de colesterol no sangue.
1. Leite de vaca
O leite mais consumido é o leite de vaca. No entanto, você sabia que o leite de vaca contém gordura saturada que pode aumentar os níveis de colesterol no corpo? Sim, o leite é classificado como de baixo teor de gordura quando comparado a outros alimentos, como as carnes vermelhas.
Portanto, se você consumir leite todos os dias, o conteúdo de gordura saturada no corpo continuará a aumentar. Em um copo de leite existem cerca de 146 calorias, 5 gramas de gordura saturada e 24 mg de colesterol.
Se você deseja continuar consumindo leite de vaca, experimente escolher um tipo com baixo teor de gordura ou sem nenhum teor de gordura. Agora, existem muitas opções de leite de vaca com baixo teor de gordura e não gordo que você pode comprar no supermercado.
Porém, sempre preste atenção às informações nutricionais na embalagem, pois o leite embalado com baixo teor de gordura costuma conter mais açúcar.
2. Leite de cabra
Além do leite de vaca, o leite de cabra também tem alto teor e colesterol para ser consumido todos os dias. Portanto, embora o leite de cabra tenha um bom conteúdo protéico, esse tipo de leite não pode ser a melhor escolha para pessoas com colesterol alto.
Um copo de leite de cabra sozinho tem um alto número de calorias, que é 168 calorias. Além disso, em 100 mililitros (ml) de leite de cabra existem 6 miligramas (mg) de colesterol.
Enquanto isso, o teor de gordura saturada no leite de cabra é de 6,5 gramas. Portanto, se você deseja manter seus níveis de colesterol normais, escolha outras alternativas ao leite que sejam mais seguras para você.
Produtos lácteos alternativos que podem ajudar a reduzir o colesterol
Além de consumir leite, que é bom para o colesterol alto, você também pode consumir iogurte como um produto lácteo para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. No entanto, antes de comprar iogurte para reduzir o colesterol, é uma boa ideia saber que tipo de iogurte é realmente capaz de reduzir o colesterol no corpo.
É importante que você compreenda os diferentes tipos de iogurte. A quantidade de iogurte que contém açúcar deve torná-lo cuidadoso ao escolher o iogurte, se quiser consumi-lo para baixar o colesterol.
Você deve saber que o teor de açúcar no iogurte natural vem da lactose, um açúcar natural encontrado no leite. Compare isso com o iogurte com sabor de frutas, que contém 12 gramas de açúcar adicionado e não inclui os açúcares naturais encontrados no leite.
Qual iogurte é certo para você? O iogurte com muito açúcar é perfeito para o seu lanche ou sobremesa após a refeição. Enquanto isso, o iogurte puro e desnatado é a escolha mais saudável que pode reduzir o colesterol.
Além disso, iogurte natural ou iogurte grego pode fazer você se sentir satisfeito por mais tempo. iogurte natural e iogurte grego Tem um grande teor de proteínas, probióticos e cálcio. Portanto, além do leite, o iogurte natural e desnatado é mais indicado para pessoas com colesterol alto.