Alguns de vocês podem optar por usar unhas postiças para embelezar a aparência de seus dedos. No entanto, por trás da bela aparência das unhas postiças, existe o risco de perigo à espreita. Vamos dar uma olhada mais profunda nos efeitos negativos do uso de unhas postiças que podem acontecer com você a seguir.
O que são unhas postiças?
Antes de discutir os perigos das unhas postiças, é bom saber do que e de que são feitas.
As unhas postiças também são conhecidas como unhas artificiais. Esta é uma técnica de alongamento de unhas com vários materiais, como gel, acrílico ou seda.
Entre os três, o acrílico é o material mais popular. O acrílico pode formar uma casca dura como as unhas de verdade.
Ao instalar as unhas de acrílico, você deverá visitar o salão regularmente a cada 2 ou 3 semanas. O objetivo é reparar a lacuna entre a cutícula e a unha de acrílico formada pela unha em crescimento.
Além do acrílico, as unhas postiças de gel também são usadas com frequência. O processo é igual ao de pintar as unhas. No entanto, as unhas postiças de gel requerem luz ultravioleta (UV) para endurecer o gel.
O material em gel é mais durável do que o acrílico, mas é muito mais caro.
Perigos de usar unhas postiças
Para as mulheres, a aparência pode ser uma prioridade, incluindo os dedos. Por isso, as unhas artificiais foram escolhidas para embelezar os dedos.
Antes de começar a usar unhas artificiais em seu coração, isso ajuda a entender os vários riscos que podem ocorrer por trás da beleza de instalar unhas postiças.
Sim, embora seja bastante seguro, as unhas artificiais ainda causam alguns impactos negativos. A razão é que as unhas artificiais usam produtos químicos que podem prejudicar a saúde das unhas e da pele ao redor.
Alguns dos problemas com unhas que podem ocorrer se você usar unhas postiças incluem:
1. As unhas ficam danificadas
O processo de instalação de unhas de acrílico lixará suas unhas naturais. Depois disso, suas unhas serão revestidas com produtos químicos. Ambos os processos podem tornar as unhas mais finas.
Além disso, se quiser removê-las, o processo de remoção das unhas postiças de acrílico ou gel também pode torná-las mais finas.
Normalmente, as unhas ficam embebidas em acetona por cerca de 10 minutos. A exposição a esses produtos químicos pode tornar a camada das unhas ainda mais seca.
Se isso for feito continuamente sem os devidos cuidados, as unhas tornam-se muito quebradiças e quebram facilmente.
2. Infecção
De acordo com Lawrence E. Gibson, M.D, especialista em saúde da pele da Clínica Mayo, menciona os perigos de usar unhas artificiais. Embora raras, as unhas artificiais podem aumentar o risco de infecção na unha.
O uso de unhas de acrílico, causa lacunas nas unhas. A área é muito úmida, o que permite que bactérias e fungos se proliferem. Se essa condição persistir, podem ocorrer infecções bacterianas e fúngicas.
A infecção bacteriana das unhas fará com que as unhas fiquem vermelhas, inchadas e purulentas. Enquanto isso, uma infecção fúngica pode causar coceira na pele ao redor, as unhas ficam amareladas e facilmente quebradiças.
3. Alergias
Algumas pessoas podem ser alérgicas ao material das unhas artificiais. Os produtos químicos presentes neles podem irritar.
Se você é uma pessoa com pele sensível, um dos perigos das unhas artificiais que pode ocorrer é uma reação alérgica, como unhas vermelhas, com coceira e inchadas.
Não se preocupe, o perigo das unhas artificiais pode ser minimizado
Relatórios da página da Academia Americana de Dermatologia, danos às unhas devido à maquiagem podem ser minimizados. Siga algumas das dicas abaixo.
- Não use unhas artificiais com muita frequência. De vez em quando, deixe suas unhas sem tinta, gel ou acrílico. Aproveite as vantagens de usar unhas artificiais apenas para participar de determinados eventos, como casamentos, festas ou outros eventos, não para o uso diário.
- Escolha um salão de beleza que usa luz LED para secar unhas de gel artificiais em vez de luz ultravioleta. A luz LED emite menos radiação do que a luz ultravioleta.
- Peça ao pessoal do salão para não cortar as cutículas ao limpar as unhas antes de aplicar as unhas artificiais. A cutícula protege a unha e a pele circundante contra infecções.