Tomar medicamentos é uma maneira de lidar com as dores de cabeça que continuam a atacar. A maioria dos medicamentos para dor de cabeça você pode comprar nas farmácias sem receita médica. No entanto, o tipo de analgésico que você toma pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da causa da dor de cabeça e dos outros sintomas que você está experimentando. Certos tipos de dores de cabeça também podem exigir uma medicação mais específica do seu médico. Aqui está a lista.
Lista de analgésicos que podem ser comprados em farmácias
Existem muitas opções de medicamentos para o alívio das dores de cabeça. No entanto, citado na Mayo Clinic, é importante que você seja capaz de identificar com antecedência quais as causas, sinais e sintomas das dores de cabeça que está sentindo antes de escolher o medicamento.
Também deve ser observado que nem todos os medicamentos OTC (em cima do balcão/medicamento de venda livre) na farmácia pode aliviar todos os casos de dores de cabeça. Às vezes, as dores de cabeça devido a certas condições médicas ou que já ocorrem há muito tempo requerem um tratamento diferente. Mas, em geral, os seguintes são os medicamentos mais eficazes e usados com frequência para aliviar dores de cabeça:
1. Aspirina
A aspirina é um medicamento antiinflamatório não esteroidal (AINE) que contém salicilatos para aliviar dores de cabeça leves a moderadas. Normalmente, este medicamento é usado para tratar dores de cabeça tensionais.cefaleia tensional) e enxaqueca.
Este medicamento atua bloqueando a atividade da enzima ciclooxigenase-1 (COX-1) que forma o hormônio prostaglandina, um hormônio que ajuda a enviar sinais de dor ao cérebro e a desencadear a inflamação. Ao tomar aspirina, os níveis de prostaglandina podem ser reduzidos no corpo e a dor diminuirá.
Esses medicamentos para dor de cabeça estão geralmente disponíveis na forma de comprimidos que você pode comprar nas farmácias com ou sem receita médica. Em relação à dose, os adultos podem tomar aspirina para alívio da dor de cabeça em até 300-600 miligramas (mg) a cada quatro a seis horas. No entanto, evite tomar este medicamento mais de duas vezes por semana, pois pode causar dores de cabeça recorrentes (dores de cabeça de rebote).
2. Ibuprofeno
O ibuprofeno também é um medicamento AINE que bloqueia a ação da enzima ciclooxigenase de formar prostaglandinas e provocar dor. Este tipo de medicamento é geralmente usado para tratar cefaleia tensional e enxaquecas.
A dose recomendada de ibuprofeno para alívio da dor de cabeça em adultos é de 200-400 miligramas três vezes ao dia. Enquanto a dose para crianças é determinada com base na idade e peso da criança. Pergunte ao seu pediatra sobre o uso e dosagem de ibuprofeno como remédio para dor de cabeça em crianças.
Esse medicamento está disponível em formas genéricas ou de marca que podem ser adquiridas no balcão da farmácia, com ou sem receita médica. Esse tipo de medicamento também pode ser usado com aspirina e naproxeno ou analgésicos, como o celecoxibe e o diclofenaco, para o alívio da dor.
No entanto, não use o ibuprofeno para tratar dores de cabeça em mulheres grávidas ou naquelas que planejam engravidar. O motivo é que o ibuprofeno tem o potencial de afetar o desenvolvimento fetal. Para obter mais detalhes, pergunte ao seu médico sobre medicamentos para dor de cabeça que são seguros para mulheres grávidas.
3. Paracetamol (paracetamol)
O paracetamol é uma classe de medicamentos analgésicos eficazes no alívio de dores de cabeça leves a moderadas e está disponível nas farmácias sem receita médica. Este medicamento tem outro nome, nomeadamente paracetamol.
A dose recomendada de paracetamol para adultos varia, dependendo da dosagem do medicamento que você está tomando e do seu peso. Mas, em geral, a dose de comprimidos de paracetamol para aliviar dores de cabeça em adultos é de 1-2 comprimidos por 500 mg tomados a cada 4-6 horas.
Este medicamento é considerado funcionar melhor do que o ibuprofeno no tratamento cefaleia tensional e enxaquecas. Um estudo publicado em The Journal of Head and Face Pain afirma que o paracetamol pode funcionar melhor com enxaquecas quando usado em combinação com aspirina e cafeína.
4. Indometacina
Semelhante ao ibuprofeno e à aspirina, a indometacina também é classificada como um AINE. Indometacina pode ser uma opção de tratamento cefaléias em salvas, embora exija altas doses para eficácia.
Além disso, este medicamento também pode ajudar a tratar dores de cabeça crônicas, dores de cabeça associadas ao estresse ou durante atividades, e prevenir e tratar ataques de enxaqueca bastante graves.
No entanto, ao contrário dos três medicamentos acima, a indometacina é um medicamento para dor de cabeça que você pode comprar em uma farmácia com receita médica. A dose será determinada pelo médico com base na causa e na gravidade dos sintomas.
5. Sumatriptano
Sumatriptano é uma classe de drogas agonistas seletivos do receptor de serotonina que só pode ser comprado com receita de um médico. Este medicamento age contraindo os vasos sanguíneos para impedir que os sinais de dor sejam enviados ao cérebro e bloqueando a liberação de substâncias naturais que provocam dor, náusea e outros sintomas de dor.
Este medicamento é mais eficaz para interromper as enxaquecas nos poucos minutos em que os sintomas começam, mas as cefaleias em salvas também podem ser tratadas com sumatriptano. Se os seus sintomas de enxaqueca melhorarem e voltarem duas horas depois de tomar sumatriptano, pode tomar uma segunda dose, desde que obtenha autorização do seu médico.
No entanto, se seus sintomas não melhorarem, apesar de tomar sumatriptano, não use este medicamento novamente sem a permissão de seu médico. Siga sempre as instruções do médico quanto ao seu uso. O motivo é que, se o sumatriptano for tomado em excesso, ou seja, mais de 10 dias por mês, suas dores de cabeça podem piorar ou ocorrer com mais frequência.
6. Naproxeno
O naproxeno é outro medicamento da classe dos AINEs usado para aliviar a dor. Este medicamento é frequentemente usado como um analgésico leve a moderado cefaleia tensional e enxaquecas.
Embora tenha a mesma maneira de agir que outros AINEs, o naproxeno é considerado menos eficaz no alívio de dores de cabeça. Portanto, esse medicamento é frequentemente usado como um companheiro de outros medicamentos. No entanto, como a aspirina e o ibuprofeno, o naproxeno também pode ser comprado sem prescrição em farmácias, embora os médicos também possam prescrever esses medicamentos para certas condições.
7. Cetorolac
O cetorolaco (Toradol) é um medicamento AINE útil no tratamento de dores de cabeça moderadas a graves, incluindo enxaquecas cefaleia tensional. Afirma-se que esta droga tem uma ação relativamente rápida no corpo, com duração de cerca de seis horas.
Este tipo de medicamento está disponível em duas formas, a saber, injeção (injeção) e oral. A injeção de cetorolaco é considerada mais eficaz do que a oral; portanto, a forma injetável é frequentemente usada para pacientes no pronto-socorro que apresentam fortes dores de cabeça. O cetorolaco oral é geralmente usado em ambulatório, mas apenas por um curto período de tempo, que é de cerca de cinco dias.
Embora seja relativamente rápido, o cetorolaco também pode causar vários efeitos colaterais, como náuseas e distúrbios estomacais e estomacais. A longo prazo, esse medicamento também corre o risco de causar danos aos rins.
8. Zolmitriptano
O zolmitriptano pode ser usado para tratar dores de cabeça da enxaqueca porque ajuda a aliviar as náuseas, a sensibilidade dos olhos à luz e outros sintomas da enxaqueca. No entanto, esses medicamentos prescritos apenas tratam a dor recente e não podem prevenir dores de cabeça ou reduzir o número de ataques.
A forma como funciona é estreitando os vasos sanguíneos ao redor do cérebro e reduzindo a produção de substâncias inflamatórias pelo corpo. Tal como acontece com o sumatriptano, se os seus sintomas melhorarem depois de tomar este medicamento e os ataques regressarem ao fim de 2 horas, pode tomar os comprimidos novamente. No entanto, se os seus sintomas não melhorarem após tomar este medicamento, não o tome novamente sem a permissão do seu médico.
Observe também que o zolmitriptano não deve ser usado se você tiver pressão alta, problemas cardíacos, derrame ou problemas que prejudiquem a circulação sanguínea no corpo. Consulte um médico para o tipo certo de medicamento.
Outros tipos de medicamentos para prevenir ataques de dor de cabeça
Além de medicamentos para aliviar as dores de cabeça, pode ser necessário tomar vários tipos para prevenir futuras crises de dor. A administração desse medicamento também pode ser diferente dependendo do tipo experimentado e da condição de cada paciente. Aqui estão alguns tipos dessas drogas:
- Medicamentos para pressão arterial, como bloqueadores beta (metoprolol ou propranolol) e bloqueadores dos canais de cálcio (verapamil), especialmente para enxaquecas e dores de cabeça em salvas crônica.
- Antidepressivos, como antidepressivos tricíclicos (amitriptilina) para prevenir enxaquecas e dores de cabeça tensionais, bem como outros tipos de antidepressivos, como venlafaxina e mirtazapina para prevenir ataques dores de cabeça tensionais.
- Medicamentos anticonvulsivantes, como valproato e topiramato, para reduzir o número de crises de enxaqueca e prevenir a tensão e as cefaleias em salvas.
- Corticosteroides, como a prednisona, para prevenir ataques de cefaléia em salvas, especialmente se o período de cefaléia estiver apenas começando ou se você tiver períodos de dor breves e com remissões longas.
Vários outros medicamentos para prevenir ataques de dor de cabeça podem ser administrados pelo seu médico de acordo com sua condição. Certifique-se de sempre informar sobre os sintomas que está sentindo, quanto tempo eles duram e quais fatores podem estar causando-os, para obter o tipo certo de tratamento.