O retinol é o ingrediente ativo da vitamina A amplamente utilizado em produtos para a pele. O conteúdo desse composto tem diversas funções, que vão desde superar a acne, melhorar a textura da pele, até que seja considerado eficaz na prevenção do envelhecimento precoce.
Como outros princípios ativos, o retinol também deve ser utilizado de acordo com as normas para que a pele obtenha seus benefícios e evite o risco de irritações. Em que você deve prestar atenção?
O que é retinol?
Citado na página da Harvard Medical School, o retinol ou retinóide é uma substância feita a partir da vitamina A. Essa substância foi originalmente usada como medicamento para acne por volta dos anos 1970. No entanto, os pesquisadores descobriram outras funções, uma das quais é prevenir o envelhecimento.
Como um dos "atores principais" nos produtos anti-envelhecimento, o retinol tem a capacidade de estimular a produção de colágeno. Além disso, o retinol também acelera o processo de renovação das células mortas da pele e torna a textura da pele mais lisa.
O retinol é dividido em vários tipos de acordo com o nível de força. Produtos que podem ser adquiridos gratuitamente geralmente contêm Palmitato de retinil, retinol, retinaldeídoou adapaleno. O adapalene também é encontrado em muitos produtos para o tratamento da acne.
Existem também tipos de retinol muito mais fortes, como tretinoína e tazaroteno. Ambos exigem receita porque são muito fortes na pele. O efeito aparece mais rapidamente, mas o risco de irritação também é maior.
Não importa que tipo de retinol você use, basicamente todos darão resultados na pele após o uso a longo prazo de acordo com as regras. A pele média começa a apresentar melhora após pelo menos três meses de uso do produto.
Benefícios do retinol para a pele
Existem várias razões pelas quais o retinol é preferido por ativistas da beleza. Aqui estão alguns deles.
1. Tratamento da acne
Os médicos costumam prescrever medicamentos ou produtos cuidados com a pele Contém retinol para tratar acne de gravidade leve a moderada. Isso ocorre porque o retinol pode abrir os poros para que a pele seja capaz de absorver adequadamente os medicamentos contra a acne.
Além disso, os retinóides também evitam o reaparecimento da acne, reduzindo a produção excessiva de óleo e reduzindo a inflamação da pele. Dessa forma, não há obstrução dos poros que é o início da formação da acne.
2. Previne rugas devido ao envelhecimento
O retinol, especialmente a tretinoína, pode prevenir o aparecimento de rugas ou linhas finas na pele. Isso ocorre porque a tretinoína aumenta a produção de colágeno e estimula o fluxo sanguíneo sob a pele para que ela se torne mais saudável.
A tretinoína também ajuda a desvanecer manchas escuras devido ao envelhecimento e reduz manchas de pele causadoras de câncer chamadas ceratose actínica. Este composto funciona bloqueando a exposição excessiva aos raios ultravioleta no rosto.
3. Controle os sintomas da psoríase
Os retinóides do tipo tazaroteno têm seus próprios benefícios para as pessoas com psoríase. Essas substâncias ajudam a controlar os sintomas da psoríase ao:
- retarda o crescimento das células da pele,
- afinamento da pele engrossada e escamosa,
- aliviar o inchaço e vermelhidão, e
- tratar a psoríase nas unhas.
Se você tem psoríase, seu médico pode recomendar a aplicação de uma pequena gota de creme de retinol uma vez por dia antes de dormir. O creme ou gel de retinol para psoríase também pode ser combinado com o tratamento com esteróides.
4. Elimine milia
Milia são pequenas saliências que geralmente crescem ao redor do nariz, testa e pálpebras. Esses caroços costumam ser difíceis de remover, portanto, é necessária medicação para eliminá-los.
Você pode se livrar da mília usando um soro retinóide, especialmente o tipo tretinoína. Esses compostos ajudam a corroer a mília e prevenir o crescimento de novos caroços, de modo que a textura da pele fica mais uniforme.
Efeitos colaterais do uso de retinol
Apesar de ter muitos benefícios, os retinóides também podem causar efeitos colaterais se não forem usados conforme as instruções. Alguns dos efeitos colaterais relatados são:
- pele seca e irritada,
- mudanças na cor da pele,
- a pele é mais sensível à luz solar
- a pele fica vermelha, inchada, dura ou com bolhas.
Evite o sol enquanto usa creme de retinol, especialmente entre 10h00 e 14h00 Se você vai sair e vai ficar exposto ao sol, use um hidratante e protetor solar com FPS 30 ou superior.
Os retinóides também não devem ser usados por mulheres grávidas. A razão é que o retinol e vários derivados da vitamina A correm o risco de interromper o desenvolvimento do feto no útero e causar anormalidades na coluna e no rosto do recém-nascido.
Este risco aumenta se as mulheres grávidas usarem o creme de retinol em excesso e por muito tempo. Portanto, as mulheres grávidas são aconselhadas a usar outros produtos para a pele para substituir o retinol.
Regras para usar retinol
A fim de maximizar os benefícios do produto e evitar efeitos colaterais, aqui estão as coisas que você precisa prestar atenção ao usar produtos que contenham retinol.
1. Use com moderação
Existem alguns erros comuns no uso de retinóides. Alguns o absorvem muito, com muita freqüência ou em uma concentração muito alta. Na verdade, o uso do retinol deve começar a partir de baixas concentrações.
Isso é especialmente importante para aqueles que o estão usando pela primeira vez ou têm tipos de pele sensíveis. Se sua pele está acostumada a usar retinol por algumas semanas, aumente lentamente a concentração.
2. Use em pele seca
Quando usados na pele úmida, os retinóides correm o risco de causar irritação e tornar a pele seca mais rapidamente. Portanto, é uma boa idéia usar este produto em condições de pele seca.
Se você quiser usar um produto hidratante antes de um retinóide, faça uma pausa primeiro. Da mesma forma, se você for usar hidratante posteriormente, deve usá-lo quando o produto que contém retinóides tiver sido absorvido o suficiente pela pele.
3. Use à noite
Os produtos que contêm retinóides são geralmente embalados em frascos de cor escura. Isso é feito porque a maioria dos retinóides são fotolábil que é facilmente danificado quando exposto à luz forte ou luz solar direta.
Também nesta base, os produtos de retinol são mais recomendados para uso à noite. Você ainda pode usar um retinóide pela manhã, desde que ele esteja revestido com protetor solar, mas isso não significa que os retinóides estejam livres do risco de danos.
4. Ingredientes que não devem ser usados com retinol
Produtos que contenham retinol não devem ser usados em conjunto com produtos esfoliantes ou produtos que contenham peróxido de benzoíla. Exemplos de ingredientes em produtos esfoliantes são: alfa-hidroxiácido (AHA) e beta-hidroxiácido (BHA).
A razão disso é que a mistura de retinóides com esses três ingredientes pode deixar a pele seca, descamada e irritada. Como solução, você pode usar os três produtos em momentos diferentes.
5. Pare de usar durante a gravidez
O uso prolongado de retinóides ou em grandes doses aumenta o risco de defeitos congênitos em bebês nascidos. Portanto, você precisa parar de tomar esta substância durante a gravidez e substituí-la temporariamente.
O retinol tem vários benefícios para a pele. No entanto, esses benefícios só podem ser obtidos com a dosagem e uso corretos. Enquanto isso, o uso excessivo ou além do conselho de um dermatologista corre o risco de efeitos colaterais.
Portanto, sempre siga as recomendações de uso nas etiquetas da embalagem do produto que você usa. Se sua pele apresentar uma reação negativa, pare de usar o produto e visite um dermatologista imediatamente.