Experimente verificar a parte de trás do seu corpo. Logo acima da distância entre as nádegas, você vê um grande caroço semelhante a uma fervura? Nesse caso, pode ser um sinal de que você tem doença pilonidal. Os cistos, também conhecidos como seios pilonidais, são mais comuns em homens, especialmente em jovens. Pessoas que se sentam muito como motoristas de táxi também apresentam alto risco de doença pilonidal.
Esses cistos são benignos e não são um sintoma de câncer. Mas você ainda precisa ter cuidado. Porque, se não for controlado, o cisto pode infeccionar e se encher de pus, o que pode ser doloroso.
Qual é a causa, hein?
Sinais e sintomas da doença pilonidal
A doença pilonidal pode passar despercebida porque geralmente não causa sintomas óbvios. No entanto, as pessoas que sofrem desta doença tendem a desenvolver cistos inflamados e infectados na área superior entre as nádegas. Esses cistos variam em tamanho e podem causar dor ao caminhar ou sentar.
O seio pilonidal geralmente contém cabelo, poeira e detritos. Se os seios da face infeccionarem, você poderá notar vermelhidão e inchaço ao redor das nádegas. Esses seios da face podem exsudar pus e sangue ou emitir um odor desagradável ao drenar o pus e podem se tornar nódulos inchados (abcessos). A área infectada é sensível ao toque. Em alguns casos, uma pessoa cujo cisto pilonidal infecciona pode apresentar febre, náuseas ou mal-estar.
Cerca de metade das pessoas com essa condição têm doença pilonidal crônica. A doença pilonidal recorrente é menos intensa e dolorosa do que os sintomas agudos porque o pus drena dos seios da face e libera a pressão. No entanto, a infecção pode durar muito tempo até que o cisto precise ser removido cirurgicamente.
Alguns casos raros de cistos pilonidais ocorrem em outras áreas do corpo além do cóccix. Por exemplo, muitos barbeiros, tosquiadores de cães e tosquiadores de ovelhas desenvolvem cistos pilonidais na pele entre os dedos.
O que faz com que os cistos cresçam entre as nádegas?
A causa exata dessa condição não é clara, mas os especialistas acreditam que os cistos pilonidais podem ser causados por alterações hormonais, crescimento de pelos e fricção das roupas ou por ficar sentado por longos períodos de tempo.
A perda de cabelo, especialmente o cabelo áspero ou duro (da pele ao redor das nádegas), pode ficar presa nas lacunas entre as nádegas. Sentar é uma atividade que causa atrito, o que pode forçar o crescimento de pelos na área a entrar novamente na pele. O sistema imunológico reconhece o cabelo como estranho e o combate, o que causa a formação de cistos ao redor do cabelo e pode infectar. Essa condição se desenvolve mais facilmente se já houver folículos pilosos irritados.
Exercícios que afetam a região das nádegas, roupas apertadas ao redor das nádegas, calor ou suor muito podem irritar ou esticar os folículos capilares. Os folículos capilares podem ficar bloqueados e infectados e então se abrir para o tecido circundante, formando um abcesso se você continuar a se exercitar ou andar. Algumas doenças pilonidas podem estar presentes ao nascimento.
Como tratar a doença pilonidal?
Um cisto pilonidal infectado é um abscesso ou úlcera. Esta condição precisa ser aberta e tratada por meio de um procedimento cirúrgico, para poder ser curada. Como outras úlceras, a doença pilonidal não pode ser curada com antibióticos.