Todos os medicamentos têm efeitos colaterais diferentes para cada pessoa. Junto com os resultados desejados, os medicamentos também podem causar efeitos colaterais indesejados. Os efeitos colaterais dos medicamentos podem ocorrer quando você inicia um novo medicamento, reduz ou aumenta a dose de um medicamento ou quando para de usá-lo. Os efeitos colaterais comuns da droga incluem náusea, vômito, sensação de cansaço, tontura, boca seca, dor de cabeça, coceira e dores musculares. Em caso afirmativo, o que deve ser feito? Continuar o tratamento ou parar?
Todos os medicamentos têm efeitos colaterais?
Todos os medicamentos usados para tratar todos os tipos de condições de saúde podem causar efeitos colaterais. No entanto, nem todos os medicamentos causarão esses efeitos colaterais. Na verdade, a maioria das pessoas que toma certos medicamentos não apresenta efeitos colaterais ou pode sentir apenas efeitos leves.
O aparecimento dos efeitos colaterais de um medicamento depende de sua idade, peso, sexo e condição geral de saúde. Além disso, a gravidade da sua doença pode aumentar as chances de aparecimento desses efeitos colaterais.
A razão é que, quanto mais graves são os seus problemas de saúde, mais e mais drogas são consumidas. Isso faz com que apareçam os efeitos colaterais da droga.
Quando você precisa consultar um médico se sentir efeitos colaterais de medicamentos?
É importante que você compreenda os efeitos colaterais potenciais de sua medicação e o que fazer se ocorrerem sintomas. Se começar a sentir sintomas de efeitos colaterais, informe imediatamente o seu médico, mesmo que os sintomas ainda sejam relativamente leves.
Talvez a condição não seja perigosa para a saúde, mas o aparecimento de efeitos colaterais leves indica que a droga não está reagindo como deveria.
Consulte o seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos colaterais:
- Dor de estômago
- Visão embaçada
- Prisão de ventre
- Diarréia
- Tonto
- Dor de cabeça
- boca seca
- Perda de apetite
- Palpitações
- Problemas de coordenação
- Zumbido nas orelhas
- Erupção cutânea ou coceira
- Inchaço das mãos ou pés
- Perda de consciência ou desmaio
Alguns efeitos colaterais podem não fazer você se sentir mal, então seu médico geralmente pedirá que você faça exames laboratoriais de rotina para detectar quaisquer problemas precocemente.
Por exemplo, se você estiver tomando medicamentos para colesterol alto, como Lipitor (atorvastatina), seu médico provavelmente recomendará que você faça testes de função hepática antes de iniciar o medicamento, o que ocorre 12 semanas após o início da terapia, e periodicamente a partir de então.
Se você tem isso, você deve parar de tomar o medicamento?
Todos os medicamentos têm benefícios e riscos. O risco é a possibilidade de efeitos colaterais graves dos medicamentos que está tomando. Este risco pode ser leve a grave. No entanto, alguns efeitos colaterais leves às vezes podem interferir em suas atividades.
Alguns efeitos colaterais podem ser graves e exigir tratamento médico, enquanto outros podem ser leves. Efeitos colaterais graves ou graves às vezes são uma das principais razões pelas quais as pessoas param de usar o medicamento recomendado.
No entanto, não pare de tomar sua medicação sem falar primeiro com seu médico. Se você acha que tem um efeito colateral sério que é perigoso para sua saúde, consulte imediatamente um médico ou vá ao hospital mais próximo.
Se você tiver um efeito colateral preocupante, seu médico pode alterar sua dose, tentar um medicamento diferente da mesma classe de medicamentos ou recomendar algum tipo de mudança na dieta ou no estilo de vida.
Alguns efeitos colaterais graves podem ser fatais, como danos ao fígado. Portanto, entenda muito bem quais podem ser os benefícios e efeitos colaterais antes de tomar o medicamento. Peça ao seu médico ou enfermeira para explicar.