As causas mais comuns de apendicite e que você precisa saber

O apêndice é uma pequena estrutura em forma de tubo que se liga à extremidade inicial do intestino grosso. Qual é exatamente a função deste pequeno órgão não se sabe ao certo. No entanto, você pode desenvolver apendicite (apendicite) se o órgão ficar bloqueado e inflamado. Então, o que causa a apendicite? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.

A principal causa de apendicite (apendicite)

A inflamação do apêndice vermiforme (apêndice) é a causa inicial da apendicite. A inflamação pode ocorrer quando fezes endurecidas, corpos estranhos ou mesmo células cancerosas bloqueiam o apêndice.

Os problemas com o sistema digestivo podem ser parciais ou cobrir todo o apêndice. Esse bloqueio pode então se tornar um novo lar para a multiplicação das bactérias.

A infecção bacteriana ao longo do tempo pode fazer com que o apêndice fique inflamado, inchado e cheio de pus. Se o bloqueio cobrir toda a cavidade do apêndice, será necessário operá-lo.

A apendicite é mais comum em crianças. Cerca de 4 em cada 1.000 crianças com menos de 14 anos já fizeram apendicectomia. Mesmo assim, é possível que adolescentes e adultos também possam vivenciá-la, principalmente na faixa etária de 15 a 30 anos.

Fatores de risco que podem causar apendicite

Em muitos casos, a causa da apendicite não é completamente clara. No entanto, algumas pessoas ficam propensas a apendicite devido a vários fatores.

Vários fatores podem tornar a apendicite mais propensa a ocorrer, incluindo:

1. Genética

Poucos sabem que a apendicite pode ser herdada dos pais. Sim! Fatores genéticos têm desempenhado um papel no aumento do risco de uma pessoa desenvolver apendicite aguda. Até 56 por cento dos casos de apendicite referem-se a fatores genéticos.

O risco de uma criança desenvolver apendicite pode aumentar até 10 vezes se um de seus familiares imediatos (pai, mãe ou irmão) tiver uma história de apendicite, ativa ou tratada.

A causa da apendicite ser uma doença herdada de famílias está relacionada ao sistema HLA (antígeno leucocitário humano) e ao tipo sanguíneo.

Pesquisas descobriram que pessoas com sangue do tipo A têm maior risco de apendicite do que o tipo O.

2. Coma menos fibras

Basicamente, a comida não é a causa da apendicite. No entanto, certos alimentos que não são digeridos adequadamente pelo corpo podem se acumular e obstruir o apêndice, tornando-o inflamado.

Alguns tipos de alimentos que causam apendicite são fast food, alimentos ricos em carboidratos e pobres em fibras.

Um estudo que avaliou quase 2.000 crianças na Grécia relatou que as crianças que comiam menos fibras eram mais propensas a desenvolver apendicite do que aquelas que ingeriam uma dieta balanceada.

Outro estudo de caso conduzido nos Estados Unidos descobriu que o risco de apendicite em crianças cuja ingestão de fibra era mais do que adequada caiu em até 30% menos do que em crianças que raramente comiam fibra.

A apendicite é geralmente causada por um acúmulo de fezes endurecidas, um sinal de prisão de ventre. As fibras podem aumentar o peso e o tamanho das fezes porque absorvem água. Isso torna a textura das fezes mais macia e mais fácil de passar pelo ânus. Fezes duras podem ser um sinal de que você não está comendo fibras suficientes.

3. Lesão ou impacto no estômago

Um estudo publicado na revista Biomed Central relata que um pequeno número de casos de lesões abdominais pode ser a causa de apendicite. Isso é especialmente verdadeiro se a lesão ou trauma ocorrer na área abdominal perto do apêndice, seja uma queda, uma facada ou um golpe com um objeto contundente.

Em um estudo realizado no Marrocos, os pesquisadores descobriram que feridas de faca no abdômen podem fazer com que o apêndice inche e o tecido linfóide do apêndice aumente. Portanto, o que os médicos podem fazer para salvar o paciente é remover o apêndice para evitar complicações graves.

Pesquisas em 2010 no Reino Unido também encontraram casos de trauma abdominal causados ​​por uma queda ou um soco no estômago que pode ser uma causa de apendicite.

O estudo relatou que uma criança de 11 anos que foi esmagada pelo corpo de seu irmão no lado direito de sua barriga enquanto brincava em uma cama elástica, sentiu dor, náusea e vômito depois. Ao exame, o médico encontrou inflamação em seu apêndice.

No entanto, os casos de apendicite por impacto no estômago ainda são bastante raros. Médicos e pesquisadores ainda não sabem a relação exata entre lesões estomacais e apendicite.

Quando você deve ir ao médico imediatamente?

Os sintomas de apendicite geralmente aparecem aproximadamente nas primeiras 24 horas após o aparecimento da infecção. Os sintomas podem piorar após 48 horas do desenvolvimento da infecção.

Se você perceber que tem ou experimentou alguns dos fatores acima e também sente os seguintes sintomas de apendicite, consulte um médico imediatamente.

  • Dor no abdômen inferior direito, a dor aumentará quando o estômago for pressionado
  • Em mulheres grávidas, a dor será sentida na parte superior do abdômen
  • Você tem febre
  • Perda de apetite devido a náuseas ou vômitos
  • Corpo se sente fraco
  • Não posso peidar
  • Diarréia ou fezes com sangue
  • Estômago dilatado ou inchado

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos para a dor para aliviar esses sintomas e recomendam que você faça uma cirurgia. A cirurgia de apendicite será realizada se o bloqueio ou lesão abdominal for tão grave que o apêndice deve ser removido.

A cirurgia de apendicite pode ser realizada com uma grande incisão no abdômen ou várias pequenas incisões de uma vez para remover o apêndice infectado e causar apendicite. Este procedimento médico é realizado também visa prevenir a recorrência de apendicite.

Antes e depois da cirurgia, o médico prescreverá antibióticos para prevenir infecções no local da cirurgia, que podem levar a complicações posteriores.

O corpo de cada pessoa é diferente. Sempre consulte um médico para tratar seu problema de saúde. Se dentro de 72 horas do início dos sintomas você não tiver recebido atenção médica, o apêndice pode romper. Esta condição requer atenção médica imediata porque é fatal.