Dos vários tipos de macarrão comercializado no mercado, você já ouviu ou viu o macarrão shirataki? Diz-se que este macarrão shirataki típico com uma cor branca ligeiramente clara é capaz de ajudar a apoiar um programa de dieta para perda de peso. Isso está certo?
Quais são os nutrientes do macarrão Shirataki?
Ultimamente, o prestígio do macarrão shirataki parece estar em alta. O motivo é que, segundo consta, o macarrão Shirataki é bom para aqueles que estão fazendo uma dieta para perder peso. Mas antes de saber mais sobre isso, nunca é demais explorar o conteúdo nutricional deste macarrão.
O macarrão Shirataki é um tipo de macarrão feito da raiz da planta konjac (konnyaku), ou o que costuma ser conhecido como fibra de glucomanano. É por isso que o macarrão shirataki também é conhecido como macarrão konjac.
O próprio konjac, ou konnyaku, é uma planta de tubérculo que geralmente cresce no Japão, na China e em algumas áreas do sudeste da Ásia. Além de serem processadas em macarrão, as raízes da planta konjac também costumam ser usadas como matéria-prima para fazer tofu, salgadinhos ou no formato de arroz.
No entanto, antes de serem processadas em macarrão shirataki e vários outros tipos de alimentos, as raízes da planta konjac serão transformadas em farinha primeiro. Depois disso, a farinha resultante só é transformada em vários tipos de alimentos, inclusive no macarrão shirataki, considerado adequado para dieta.
No geral, o macarrão shirataki contém uma boa quantidade de água e fibras, mas pouca gordura, proteína e calorias. Curiosamente, o macarrão shirataki também tem baixo teor de carboidratos, por isso é seguro para evitar aumentos de açúcar no sangue.
Vendo o conteúdo nutricional variado, você pode se perguntar sobre a verdade do macarrão shirataki, que é considerado bom para dieta.
É verdade que o macarrão shirataki pode ajudar na dieta?
Fonte: Dieta KetoNa verdade, o macarrão shirataki pode ser uma das escolhas alimentares para apoiar o programa de dieta na perda de peso. Isso ocorre porque o shirataki tem um conteúdo bastante alto de fibras, então pode ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Com isso, a porção e a frequência de suas refeições podem ser menores, conforme os resultados obtidos por pesquisas da revista Obesity Review. Somando-se a isso, um estudo publicado na revista Diabetes Research and Clinical Practice, revelou resultados semelhantes.
Na verdade, comer alimentos que contenham fibra de glucomanano pode ajudar a reduzir os níveis do hormônio grelina. O hormônio grelina é responsável por enviar sinais de fome ao cérebro, aumentando assim o apetite.
Mas, por outro lado, uma pesquisa do Journal of Obesity, encontrou o resultado oposto. O estudo, que foi conduzido por 8 semanas, não encontrou nenhuma diferença na perda de peso, embora ambos bebessem fibra de glucomanano.
Quer seja em pessoas com excesso de peso, quer em pessoas cujo peso corporal é ideal. Onde essa fibra de glucomanano é o ingrediente básico do macarrão shirataki, ela é freqüentemente consumida na dieta.
Acredita-se que isso seja porque o glucomanano, tomado na forma de um comprimido de suplemento, pode ter o mesmo efeito que comer macarrão shirataki. Em termos gerais, a pesquisa existente envolve apenas ingredientes semelhantes que também são encontrados no macarrão shirataki.
Até agora, não houve nenhuma pesquisa específica que realmente discuta se o shirataki pode ser usado para dietas de perda de peso.
Tenha cuidado, comer baixo teor de carboidratos com muita frequência também pode ser ruim
Além de não ter sido totalmente comprovado cientificamente, há outras coisas que devem ser consideradas antes de comer macarrão shirataki todos os dias. Como você já sabe, o macarrão shirataki costuma ser usado em dietas pesadas com baixo teor de carboidratos.
Quando a ingestão de carboidratos recebidos pelo corpo é muito pequena, especialmente ocorrendo todos os dias, os níveis de insulina do corpo podem diminuir drasticamente automaticamente. Essa condição, então, desencadeia a liberação de gordura como um substituto para as fontes de energia.
Como resultado, o corpo produz uma grande quantidade de ácidos graxos chamados cetonas. Em condições de fome ou falta de ingestão de carboidratos, as cetonas podem fornecer alguma energia para apoiar o trabalho cerebral.
Infelizmente, se durar muito tempo, essas cetonas correm o risco de interferir nas funções do corpo. Esta é uma das coisas que o impede de limitar a ingestão de carboidratos por muito tempo.
Se você planeja fazer dieta para perder peso comendo regularmente macarrão shirataki, é uma boa ideia consultar primeiro o seu médico ou nutricionista.