Catabolismo, processo corporal para obter energia |

O metabolismo é o processo que o corpo realiza para obter energia. Basicamente, o metabolismo ainda é dividido em duas partes, ou seja, catabolismo e anabolismo.

O corpo precisa realizar processos catabólicos para quebrar os nutrientes e produzir energia. Verifique todos os fatos únicos relacionados ao processo de catabolismo.

O que é catabolismo?

Catabolismo é o processo pelo qual o corpo divide os alimentos em moléculas mais simples para usar como energia.

Simplificando, quando você come alimentos e seu corpo os converte em energia primária, é quando ocorre o processo de catabolismo.

Além disso, o catabolismo também pode ser interpretado como o processo de formação de energia a partir da quebra de carboidratos e gorduras dos alimentos.

Um exemplo de processo de catabolismo, um dos quais é a quebra de carboidratos, como arroz, tubérculos e similares, que entram em seu corpo.

A digestão dos carboidratos começa na boca quando a enzima salivar ptialina quebra os carboidratos em glicose menor e mais simples.

A glicose é a menor parte do catabolismo de carboidratos que continuará ocorrendo em seu estômago e intestinos.

Além disso, o corpo absorve glicose através do intestino delgado para entrar na corrente sanguínea. Isso é o que pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue aumentem após as refeições.

A glicose na corrente sanguínea fluirá por todo o corpo e será usada como energia pelas células do corpo que dela precisam.

Hormônios envolvidos em processos catabólicos

O processo de catabolismo requer a ajuda de certos hormônios. A seguir estão alguns dos hormônios que desempenham um papel no processo de catabolismo.

Adrenalina

Esse hormônio produzido pelas glândulas supra-renais desencadeia um aumento na frequência cardíaca e no fluxo sanguíneo, o que dá ao corpo energia extra.

Cortisol

O hormônio conhecido como “hormônio do estresse” tem muitas funções no metabolismo, uma das quais é regular os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.

Glucagon

Esse hormônio produzido no pâncreas tem uma função com a insulina na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.

Citocinas

Os hormônios citocinas têm uma função na regulação do sistema imunológico. Hormônios e enzimas trabalharão juntos para influenciar o processo de catabolismo, o que também terá um impacto na resposta do corpo.

Se alguns desses hormônios forem alterados, isso afetará o catabolismo e a saúde geral do corpo.

Causas do catabolismo corporal lento

Embora seja um processo natural que ocorre no corpo, o processo de catabolismo pode ser lento. Você pode sentir isso se houver vários fatores, como os seguintes.

1. Falta de movimento e atividade

O processo de catabolismo do corpo é lento quando você é sedentário. A energia dos alimentos será basicamente usada pelo corpo para atividades.

No entanto, o corpo queima menos carboidratos ou queimará mais lentamente quando você é sedentário. Como resultado, a energia que o corpo produz será menor.

2. O corpo carece de ingestão de calorias

Perder peso limitando a quantidade de comida às vezes não é apropriado. Isso fará com que o processo de catabolismo e anabolismo diminua, de modo que o corpo não produza energia como de costume.

Quando você reduz a ingestão total de calorias para muito pouco, seu corpo pensa que você está morrendo de fome. Nessa condição, o corpo diminuirá a queima de calorias.

3. Falta de sono

Alguns estudos mostram que a falta de sono pode desacelerar o metabolismo, o que pode levar ao ganho de peso.

Isso pode diminuir o metabolismo de repouso de adultos saudáveis ​​pela manhã. Como resultado, o metabolismo dos carboidratos é interrompido e causa níveis elevados de açúcar no sangue.

Níveis elevados de açúcar no sangue indicam que a glicose que seu corpo deve transformar em energia ainda está fluindo livremente na corrente sanguínea.

4. Estresse

O estresse pode aumentar a produção do hormônio cortisol, o que aumenta o apetite e desencadeia o ganho de peso.

A razão é que os carboidratos que não são decompostos em energia são armazenados como gordura. Esse ganho de peso pode fazer com que seu metabolismo diminua.

5. Consumo de certas drogas

Os efeitos colaterais de certos medicamentos também podem desacelerar o metabolismo. Vários tipos desses medicamentos, como antidepressivos, medicamentos para diabetes, esteroides e terapia hormonal.

Um dos efeitos das drogas no metabolismo do corpo é o ganho de peso. Se esta condição o incomodar, você deve consultar imediatamente o seu médico.

Como aumentar o catabolismo

Alguns alimentos e bebidas, como chá verde, café ou bebidas energéticas, aumentam o metabolismo. No entanto, isso carece de evidências científicas e não é uma solução eficaz a longo prazo.

Embora você não possa controlar seu metabolismo diretamente, pode queimar mais calorias aumentando a atividade física, uma das quais é o exercício.

O exercício pode ajudar o processo de catabolismo a funcionar melhor. O exercício que pode aumentar o processo catabólico é denominado exercício catabólico ou aeróbio.

O exercício aeróbico é a forma mais eficaz de queimar calorias.

De acordo com um estudo no jornal American College of Sports Medicine , para obter resultados máximos, você precisa de 150 minutos de exercícios de intensidade moderada e 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana.

Vários tipos de exercícios aeróbicos que você pode fazer, como ciclismo, natação e corrida, podem ser benéficos para sua saúde.

Este exercício pode aumentar sua freqüência cardíaca e pressão arterial. Dessa forma, os pulmões e o coração também ficarão mais saudáveis, ajudando você a perder peso.

No entanto, fazer exercícios catabólicos contínuos não é isento de riscos. Isso pode reduzir a massa muscular e prejudicar sua saúde geral.

Tente equilibrar com o treinamento de força que se concentra no fortalecimento dos músculos, como pernas, quadris, costas, abdominais, tórax, ombros e braços.

Alguns exemplos de exercícios que você pode fazer, incluindo levantamento de peso e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Faça isso pelo menos dois ou mais dias por semana.

Se você tem histórico de certas condições de saúde, deve consultar seu médico antes de iniciar o exercício.