Urticária crônica acaba sendo um sintoma de doença autoimune

Você já teve urticária? Claro que dá muita coceira, certo? A urticária, conhecida como urticária em termos médicos, é um problema de pele que pode desenvolver-se rapidamente. As partes do corpo mais comumente afetadas são rosto, tronco, braços ou pernas.

Muitas pessoas subestimam essa condição. Na verdade, os especialistas suspeitam que urticária pode aparecer devido a outras condições de saúde que precisam ser vigiadas, especialmente se essa condição não desaparecer, também conhecida como crônica. Um deles é uma doença auto-imune. Qual é o problema, hein? Confira a revisão completa abaixo

Na verdade, o que é urticária crônica?

Com base no tempo de início, as urticárias ou urticária são divididas em duas, agudas e crônicas. A urticária aguda ocorre em menos de seis meses. Enquanto isso, urticária crônica ou urticária ocorrem há mais de seis meses ou recorrem muitas vezes. A seguir estão os gatilhos da urticária crônica:

  • Em alguns casos, a urticária crônica é parte de uma alergia alimentar. Por exemplo, nozes, peixe, trigo, ovos ou leite e seus produtos derivados.
  • Em outros casos, a alergia a poeira, ácaros ou pólen de flores também pode desencadear a urticária.
  • Em algumas pessoas, as picadas de insetos também podem causar urticária.

Infelizmente, até agora não se sabe ao certo a causa dessa condição de pele que freqüentemente acomete muitas pessoas. Além das alergias em geral, os especialistas acreditam que a urticária pode ser causada por uma doença auto-imune.

As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca por engano as células saudáveis ​​do próprio corpo. Em vez disso, seu sistema imunológico pensa que suas células são organismos estranhos perigosos.

Como a urticária crônica pode estar associada a doenças autoimunes?

Uma das doenças autoimunes mais comuns associadas a casos de urticária / urticária crônica é a doença da tireoide. A doença da tireoide é um distúrbio da glândula tireoide que causa desequilíbrios hormonais.

Em estudos, descobriu-se que cerca de 45 a 55 por cento das pessoas com urticária crônica têm um problema auto-imune. Pessoas com doenças autoimunes também tendem a ter urticária muito mais grave do que a média das pessoas. Além das doenças da tireoide, existem vários outros tipos de doenças autoimunes que são indicadas pelos sintomas da urticária. Por exemplo, reumatismo, diabetes tipo 1, lúpus, doença celíaca e vitiligo.

A urticária em si é uma reação que ocorre quando o corpo ataca anticorpos especiais produzidos pelo sistema imunológico. Então, seu sistema imunológico, em vez disso, passa a atacar a si mesmo. É por isso que existe uma relação muito próxima entre a urticária e várias doenças autoimunes.

No entanto, os especialistas não entendem completamente por que o sistema imunológico de uma pessoa pode atacar a si mesmo, causando urticária.

Você deve consultar um médico se tiver urticária crônica

Como a urticária está intimamente relacionada a doenças auto-imunes, é uma boa ideia consultar um médico imediatamente se você tiver urticária que não cicatriza ou reaparece com frequência. Não subestime ou espere que um dia a condição desapareça por si mesma.

Quanto mais cedo você detectar um problema auto-imune, mais rápido seus sintomas podem ser tratados antes que piorem.