É normal que apareçam manchas marrons após a menstruação?

Você já encontrou manchas marrons em sua calcinha, mesmo depois de sua menstruação ter acabado? Não há necessidade de pensar estranho imediatamente. Isso é muito normal, desde que não seja acompanhado por outros sintomas suspeitos. Se houver sintomas que o incomodem, comece a ter cuidado. Para não se perguntar por si mesma, aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre o aparecimento de manchas marrons após a menstruação.

Causas de manchas marrons após a menstruação

O aparecimento de manchas marrons após a menstruação tem muitos significados. Aqui estão vários fatores que causam seu aparecimento:

1. Restante sangue no útero

As manchas marrons que saem geralmente são remanescentes da menstruação, que são deixadas para trás e apenas expelidas.

A aparência de sangue residual geralmente é mais escura do que o sangue menstrual normal. A cor das manchas de sangue que saem não é mais vermelho brilhante porque foi oxidado após muito tempo no útero. A textura às vezes também é mais espessa, pegajosa, irregular ou seca.

A maioria das mulheres apresenta manchas marrons 1-2 após o término da menstruação. Outros apresentam manchas marrons que "aparecem e desaparecem" por uma ou duas semanas.

O aparecimento de manchas de sangue menstrual residuais de ontem é um fenômeno comum. Esta condição é muito normal e não precisa ser examinada por um médico. As manchas irão parar de se desprender por conta própria com o tempo. Tudo depende de quão bem o útero expande seu revestimento para fora do corpo.

2. Efeitos colaterais do controle hormonal da natalidade

Tipos de anticoncepcionais hormonais, como pílulas anticoncepcionais, anéis vaginais e DIU, podem desencadear o aparecimento de manchas marrons após o fim da menstruação.

Manchas marrons devido ao planejamento familiar tendem a aparecer como uma manifestação de menstruação irregular. No entanto, não há necessidade de se preocupar porque essa condição é muito normal.

As manchas escuras são geralmente causadas por baixos níveis de estrogênio no corpo. Isso torna o revestimento uterino menos estável, resultando em manchas marrons saindo da vagina.

Você pode pedir ao seu médico para mudar o controle de natalidade se você não se sentir confortável com o aparecimento de manchas marrons. Normalmente, o médico procurará outras alternativas que tenham menos efeitos colaterais para você.

3. Sinais de gravidez

O aparecimento de manchas marrons pode ser uma boa notícia para vocês que aguardam a chegada do bebê. Se aparecerem manchas marrons especialmente depois de você se atrasar para o período, isso pode ser um sinal de gravidez.

O aparecimento de manchas que são sinais de gravidez é denominado sangramento de implantação. Isso significa que o óvulo foi fertilizado e implantado no revestimento do útero. Quando o óvulo é implantado, o útero apresenta um leve sangramento que às vezes é marrom.

Mas para ter mais certeza de que as manchas indicam gravidez, preste atenção a outros sintomas que geralmente aparecem no início da gravidez:

  • Cansado facilmente
  • Os seios ficam doloridos e tensos
  • Náuseas e vômitos (enjôo matinal)
  • Tonto
  • Humor fácil de mudar

Para confirmar a gravidez, você pode verificar a si mesma usando um pacote de teste em casa ou ir a um ginecologista.

4. Perimenopausa

A perimenopausa é uma fase de transição para a menopausa, geralmente vivida por mulheres que se aproximam da meia-idade.

A perimenopausa geralmente começa cerca de 10 anos antes da menopausa "oficial". A menopausa em si geralmente começa aos 50 anos. Portanto, uma mulher pode começar a sentir os sintomas por volta dos 40 anos.

Os níveis de estrogênio aumentam e diminuem durante a perimenopausa. Isso faz com que seu ciclo menstrual mude, o que às vezes também faz com que manchas marrons apareçam após a menstruação.

Manchas marrons que surgem durante a perimenopausa podem ser poucas e durar muito ou vice-versa, muitas e brevemente. Tudo depende da condição do corpo de cada pessoa.

Além das manchas marrons, outros sintomas da perimenopausa são:

  • Ondas de calor (sensação de calor de dentro do corpo)
  • Insônia
  • Buceta seca
  • Diminuição do desejo sexual
  • Humor ou humor fácil de mudar

5. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A síndrome do ovário policístico ou SOP é um desequilíbrio hormonal no corpo da mulher. A SOP é geralmente caracterizada por níveis de hormônios masculinos (testosterona e andrógenos) que são muito altos.

Uma manifestação desse desequilíbrio hormonal é um ciclo menstrual caótico, incluindo a secreção de manchas marrons após a menstruação.

O aparecimento de manchas marrons após a menstruação é freqüentemente experimentado por mulheres que têm SOP. Além disso, as mulheres com SOP também apresentarão vários sintomas, como:

  • O aparecimento de excesso de pelos no rosto, tórax e costas
  • Obesidade
  • Rosto com tendência a acne
  • O aparecimento de cistos nos ovários
  • Períodos irregulares ou nenhum período (amenorréia)

Não se sabe exatamente o que causa a SOP. No entanto, há fortes suspeitas de que genes, resistência à insulina e inflamação podem desencadear a SOP. As mulheres que têm familiares com SOP apresentam maior risco para o mesmo problema.

A resistência à insulina em si é uma condição em que o pâncreas produz mais insulina, mas as células do corpo não podem usá-la adequadamente. Essa insulina extra faz com que os ovários produzam mais hormônios masculinos que desencadeiam os sintomas da SOP.

Enquanto isso, uma pesquisa publicada na revista Steroids diz que reações inflamatórias excessivas no corpo podem aumentar os níveis de andrógenos.

Mulheres com SOP tendem a ter dificuldade em conceber filhos. No entanto, com tratamento adequado, as chances de engravidar podem aumentar.

Os medicamentos que contêm os hormônios estrogênio e progesterona são geralmente a escolha para mulheres com SOP.

6. Infecções sexualmente transmissíveis

O sintoma mais comum de uma infecção sexualmente transmissível (IST) é o corrimento vaginal anormal que cheira mal. No entanto, alguns tipos de DSTs também podem desencadear manchas ou manchas fora do seu período. Várias doenças que geralmente são caracterizadas por esse problema são:

  • clamídia
  • Gonorréia
  • Vaginose bacteriana

Além das manchas marrons, a presença de infecções sexualmente transmissíveis no corpo é caracterizada por vários sintomas, tais como:

  • Coceira vaginal
  • Dor ao urinar
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor pélvica
  • Manchas marrons ou secreção que cheira mal

Quando você deve ir ao médico?

O aparecimento de manchas marrons após a menstruação geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, nem todas as causas são normais.

Quando manchas marrons aparecem acompanhadas de outros sintomas que o deixam desconfortável, você precisa consultar um médico imediatamente. Especialmente se:

  • Além de manchas marrons, a vagina também secreta uma secreção amarela ou esverdeada
  • Os pontos surgem em grande número por um longo tempo (mais de 7 dias) e não desaparecem.
  • Sentindo vermelhidão e inchaço ao redor da vulva (a pele externa da vagina)
  • Sentindo fortes cólicas estomacais ou dores pélvicas
  • Sentir-se mal durante o sexo
  • Dor e sensação de queimação ao urinar
  • Febre, geralmente um sinal de infecção

Não tenha medo de ir ao médico. O motivo é que, quanto mais cedo a causa for conhecida, mais cedo você receberá o tratamento correto.

Especialmente se as manchas marrons aparecem devido a infecções sexualmente transmissíveis. As infecções sexualmente transmissíveis podem tornar difícil para as mulheres engravidar e difíceis de curar se se espalharem para outros órgãos.