Erupções cutâneas geralmente aparecem quando as alergias reaparecem. No entanto, talvez você tenha tentado ficar longe de vários gatilhos de alergia, mas ainda assim aparece uma erupção na pele. Bem, se isso acontecer, pode ser que a erupção cutânea que está ocorrendo seja causada por seu corpo. Sim, o suor corporal pode realmente causar erupções na pele. Essa condição é conhecida como urticária colinérgica.
Urticária colinérgica, erupção cutânea devido ao suor corporal
Se você costuma ter coceira e vermelhidão na pele após os exercícios, pode ter urticária colinérgica. A urticária colinérgica é uma reação alérgica que ocorre quando a temperatura corporal aumenta e você começa a suar.
Essa condição geralmente desaparece por conta própria e é geralmente inofensiva. No entanto, as reações alérgicas devido a mudanças na temperatura corporal podem ser graves se a resposta for excessiva.
Além das erupções cutâneas, quais são os sintomas da urticária colinérgica?
Essa reação alérgica pode aparecer na superfície da pele e em outras partes do corpo. Na superfície da pele, a urticária colinérgica pode causar:
- Pequena erupção em várias partes do corpo
- Pele avermelhada na pele com erupção
- Sensação de coceira
Os sintomas na pele aparecem quando o corpo começa a ficar quente ou nos primeiros 5-6 minutos quando você começa a se exercitar. Os sintomas podem piorar em 12-25 minutos.
Erupções cutâneas e coceira geralmente aparecem em qualquer lugar, mas o pescoço será a primeira área a ser afetada. Em seguida, seguido pela superfície da pele dos braços e das mãos.
A coceira na superfície da pele também pode ser acompanhada por sintomas no trato gastrointestinal:
- Náusea
- Vomita
- Dor de estômago
- Diarréia
- Aumento na quantidade de produção de saliva
Em casos graves, a urticária colinérgica também pode desencadear uma reação alérgica grave (anafilaxia), incluindo:
- Dificuldade para respirar
- Sons respiratórios anormais (respiração ofegante)
- Dor de estômago
- Dor de cabeça
Esta condição é bastante séria e requer tratamento o mais rápido possível. Para primeiros socorros, um analgésico como o EpiPen pode aliviar os sintomas da anafilaxia.
Como detectar essa doença?
Citado de um relato de caso, um teste de água quente é necessário para testar se uma pessoa está tendo uma reação alérgica devido à urticária colinérgica ou não. Como o principal fator desencadeante de uma reação alérgica é o aumento da temperatura corporal, esse teste pode detectar a resposta do corpo às mudanças de temperatura.
Quando uma erupção na pele aparece devido a um aumento na temperatura corporal ou suor de água quente, você pode ter essa condição.
Quais são os gatilhos da urticária colinérgica?
Para alguém com histórico de urticária colinérgica alérgica, aqui estão algumas coisas que podem desencadear alergias:
- Fazendo atividade física extenuante
- Tendo ansiedade
- Sentindo-se zangado ou desapontado
- Comendo comida picante
- Tendo febre
- Tome um banho com água morna
- Estar em uma sala quente
Na verdade, quando a temperatura corporal aumenta, os compostos de histamina são liberados automaticamente. Bem, o aparecimento desta histamina faz com que você experimente sintomas de erupções cutâneas a coceira.
Nem todas as pessoas apresentam erupção cutânea devido à urticária colinérgica; a maioria das pessoas que sofre também apresenta hipersensibilidade da pele.
Você pode prevenir essa condição?
A maneira mais simples de prevenir a urticária colinérgica é evitar os gatilhos da reação alérgica. Evite esportes ou atividades físicas que possam aumentar a temperatura corporal muito rapidamente ou outros fatores como evitar a luz solar direta ao sair de casa durante o dia.
O tratamento da urticária colinérgica pode variar dependendo da gravidade da reação alérgica. Se a alergia não for muito séria, geralmente pode ser tratada com mudanças nos padrões e no estilo de vida.
No entanto, se os sintomas que aparecem são graves o suficiente e interferem com suas atividades diárias, você precisa de medicamentos para aliviá-los.
O tipo de medicamento administrado é um medicamento anti-histamínico. Alguns exemplos de anti-histamínicos que podem ser usados são hidroxizina (Vistaril), terfenadina (Seldane), cimetidina (Tagamet) ou ranitidina (Zantac). Se tiver reações alérgicas frequentes, o uso de EpiPen também pode ser recomendado pelo seu médico.