Características da dor de garganta que precisam de antibióticos e daqueles que não

A infecção estreptocócica pode não ser muito perigosa, mas pode causar um desconforto incômodo, especialmente dor ao engolir e falar. Para isso, você precisa tratá-lo imediatamente. Os antibióticos para infecções na garganta podem ser eficazes na cura, mas nem todas as infecções na garganta podem ser curadas com antibióticos.

Você precisa saber que existem muitas causas de dor de garganta, incluindo vírus e bactérias. O uso de antibióticos depende do que está causando a dor de garganta.

Quando é necessário usar antibióticos para faringite estreptocócica?

Dor de garganta ou faringite é mais frequentemente causada por uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Strep garganta devido a vírus pode curar por conta própria em menos de uma semana.

No entanto, a inflamação da garganta também pode ser causada por uma infecção bacteriana, nomeadamente Streptococcus do grupo A. Se for causada a bactéria específica, a doença também é conhecida como faringite estreptocócica.

Geralmente, infecções na garganta causadas por bactérias ocorrem em crianças de 5 a 15 anos, mas pessoas de todas as idades também podem ter.

De acordo com estudos em Journal Laboratory of Physicians, A infecção bacteriana por Streptococcus na garganta pode ser mais grave do que o vírus que causa resfriados, se não desaparecer.

O motivo é que essa infecção bacteriana pode causar problemas ao redor da garganta, como amigdalite (amigdalite) ou sinusite.

Além disso, a infecção pode se espalhar para outros tecidos e causar febre reumática ou inflamação dos rins, embora essas complicações sejam raras.

Para tratar a infecção de garganta causada por bactérias, são necessários antibióticos prescritos por um médico. O próximo antibiótico deve ser consumido até que se esgote no prazo determinado pelo médico.

Os antibióticos não são eficazes no tratamento de dores de garganta causadas por vírus.

Sintomas de faringite estreptocócica causados ​​por bactérias

As infecções bacterianas por estreptococos podem causar dor, secura e coceira na garganta. Como resultado, você pode sentir sintomas como dificuldade para engolir ou até mesmo falar.

Strep garganta causada por bactérias geralmente dura mais de uma semana e pode ser acompanhada por febre.

Os sintomas de tosse geralmente não ocorrem quando você tem dor de garganta causada por bactérias.

O motivo é que quase toda dor de garganta causada por um vírus causa sintomas como tosse, congestão nasal e espirros.

Além disso, as amígdalas costumam ser vistas com saburra branca. As infecções bacterianas também podem causar aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, fazendo com que pareçam inchados.

Você precisa consultar um médico imediatamente para o tratamento com antibióticos, especialmente se tiver sintomas de dor de garganta, como:

  • Dor de garganta
  • Febre alta acima de 38 graus Celsius
  • Manchas brancas aparecem nas amígdalas
  • Glândulas inchadas no pescoço
  • Aparecem erupções na pele
  • Dificuldade para respirar
  • Dificuldade em engolir

Tipos de antibióticos para dor de garganta

Para determinar se a infecção estreptocócica é causada por uma infecção viral ou bacteriana, o médico pode fazer: teste rápido ou um teste de cotonete retirando uma amostra da parte posterior da garganta.

A amostra será então examinada em um laboratório para determinar o patógeno causador.

Se for confirmado que a causa da dor de garganta é uma infecção bacteriana por Streptococcus, o médico prescreverá antibióticos.

Os antibióticos para infecções na garganta agem matando as bactérias, de modo que interrompem a inflamação, enquanto inibem a propagação das bactérias para outros tecidos.

Além disso, o tratamento de faringite estreptocócica com antibióticos também alivia os sintomas de febre e dor de garganta.

Existem vários tipos de antibióticos geralmente administrados por médicos para tratar dor de garganta, incluindo:

  • Penicilina
  • Amoxicilina
  • Eritromicina
  • Cefaplosporina
  • Cefadroxil
  • Claritromicina
  • Cefixime

A penicilina e a amoxicilina são os antibióticos mais comumente prescritos. No entanto, uma cefalosporina (cefalexina) é uma alternativa para crianças alérgicas a ambos os antibióticos.

A duração do tratamento com antibióticos pode variar, dependendo da gravidade da infecção estreptocócica na garganta.

É importante que você tome todos os antibióticos que seu médico prescreve para matar todas as bactérias que causam infecções na garganta.

Pare de tomar antibióticos antes que acabem, mesmo que você se sinta melhor, pode causar uma recorrência de estreptococo.

Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos também aumenta o risco de resistência bacteriana, que é uma condição em que as bactérias são resistentes aos efeitos dos antibióticos.

Tratamento de dor de garganta em casa

Durante o tratamento com antibióticos para infecções na garganta, é uma boa idéia se você também fizer tratamentos simples em casa.

Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a cura. Como:

  • Gargareje com uma solução de água salgada várias vezes ao dia.
  • Aumente o consumo de líquidos, como água potável ou caldo quente.
  • Consumir pastilhas para a garganta, como pastilhas.
  • Evite alérgenos e irritantes, como fumaça e produtos químicos.
  • Uso de analgésicos, como paracetamol para aliviar a dor

4 remédios naturais para dor de garganta que não são menos poderosos

O tratamento com antibióticos é eficaz contra dores de garganta causadas por infecções bacterianas. Geralmente, não há efeitos colaterais significativos com este tratamento com antibióticos.

Mesmo assim, você ainda precisa seguir as orientações do médico para evitar a recorrência da doença e o risco de imunidade bacteriana.