Auto-reflexão: benefícios e como fazer |

Os humanos geralmente agem sem pensar muito. Às vezes, eles também se comportam com impulsos inconscientes. Quando o resultado não é bom, o arrependimento vem como consequência. É aqui que a autorreflexão é importante para que os humanos não cometam os mesmos erros uma segunda vez.

Benefícios da autorreflexão

Fonte: SheKnows.com

A autorreflexão é um processo de reflexão e análise de si mesmo sobre todos os hábitos, pensamentos, sentimentos e decisões que foram tomadas durante a vida diária. Com ele, você aprende a se entender melhor e a conhecer todos os seus pontos fortes e fracos.

Esta ação ajuda você a saber o que deve ser feito e melhorado para que algo que você fizer possa ter sucesso no futuro.

Perceber as deficiências que existem em você não significa que tenha que continuar se culpando. É justamente essa consciência que o fará compreender os limites que possui.

Para conseguir o que deseja, há momentos em que você tenta fazer tudo sem pensar no impacto. Não raro, tomar decisões precipitadas sai pela culatraque te machucam e afetam sua saúde mental.

No entanto, estar ciente de seus limites o ajudará a controlar as opções que escolher. Você pode reduzir o estresse desnecessário e escolher se concentrar no que pode ser feito.

Essa consciência o incentivará a viver uma vida mais equilibrada e terá um efeito positivo sobre o seu bem-estar.

A autorreflexão também inclui estar ciente de como você interage com as pessoas ao seu redor. Isso pode lhe dar a oportunidade de descobrir o que você fez de errado para que possa trabalhar para melhorar seu relacionamento com outras pessoas.

Comece a se refletir por uma vida melhor

A autorreflexão não é fácil. A autorreflexão deve ser feita quando sua mente estiver completamente calma, então você pode precisar de algum tempo especial. Cada um tem sua própria maneira de fazer isso.

No entanto, tente começar focando sua mente no assunto que você deseja ponderar, perguntando a si mesmo quais eventos aconteceram recentemente e o que você pensa sobre eles.

A partir daí, vá mais fundo perguntando por que isso aconteceu e por que você pensa assim.

Ao reunir esses pensamentos, você pode mais tarde pensar em outros fatores, como se houvesse algo que pudesse aprender com o evento. Quando você encontrar uma solução melhor, comece a aplicá-la em sua vida diária.

Durante o processo de autorreflexão, você também deve ser honesto consigo mesmo sobre como se sente e, é claro, também estar ciente de seus pontos fortes e fracos ao enfrentar um problema.

Às vezes, você costuma ter o mesmo hábito ao enfrentar problemas. A autorreflexão o ajudará a pensar e decidir quais hábitos são eficazes e quais hábitos você deve abandonar.

Se esses hábitos são a causa de erros, como você que gosta de correr ao fazer algo, substitua por um novo hábito de fazer tudo com mais cuidado no futuro.

A autorreflexão é, na verdade, um processo de conhecer melhor sua personalidade e mentalidade. Essa ação se torna um lugar para você se comunicar novamente com você mesmo. Você pode manter um diário em seu diário para acompanhar seu progresso.

Se a qualquer momento você se sentir desesperado, pode olhar para trás, para as pequenas mudanças que conseguiu fazer e continuar tentando se tornar uma pessoa melhor.