Qual tipo de bebida de café é a mais saudável?

Para a maioria das pessoas, uma xícara de café é um motivo para acordar cedo e sair de casa. Mas da próxima vez que você parar em uma cafeteria perto do escritório para saborear seu café favorito, pare um momento para refletir sobre o tipo de bebida de café que você escolher. Errado, você pode realmente acumular gordura da barriga!

Comparação de valores nutricionais entre tipos de bebidas de café

Como você já sabe, existem muitos tipos diferentes de bebidas com cafeína. Há o expresso que é feito a partir de grãos de café, há também outras variantes, como o café com leite, que é misturado com leite. Então, qual é mais saudável?

Expresso

O expresso é o café que é coado em uma máquina especial de alta pressão que dissolve os grãos de café moídos com um jato de água quente. O resultado é uma bebida de café preto quente, forte e forte, servida em mini xícaras.

O expresso é um café forte - tanto no sabor quanto no teor de cafeína. O expresso é a base principal de outras misturas de café, incluindo café com leite e cappuccinos, que costumam ser mais calóricos devido ao leite e ao açúcar adicionados.

Esse tipo de café não tem valor nutricional significativo. Uma mini (dose) xícara de café expresso tem 5 miligramas de calorias, 80-120 miligramas de cafeína e zero de proteína.

O expresso é certo para você consumir se quiser perder peso. O consumo de cafeína em doses moderadas estimula o sistema nervoso central e melhora o desempenho nos exercícios.

Praticar exercícios por mais tempo ou aumentar a intensidade para um nível mais alto resulta na queima de mais calorias por sessão, resultando em maior queima de gordura.

Cappuccino

Cappuccino é um tipo de bebida de café feita a partir de uma combinação de café expresso e leite vaporizado, que é coberta com uma espessa espuma de leite.

Em contraste com o expresso, que é quase zero em nutrição, um copo de cappuccino contém uma série de valores nutricionais adicionais derivados do leite, como calorias, gordura e carboidratos. No entanto, o conteúdo varia de acordo com o tipo de leite usado.

Leite contendo cappuccino contém proteínas e gordura. Este conteúdo pode variar dependendo do tipo de leite selecionado. Se o leite que você escolher for leite integral, o teor de calorias e gorduras certamente será maior.

O cappuccino não é considerado uma bebida rica em nutrientes, mas contém altos níveis de vitamina A, ferro e cálcio.

Benefícios do café com leite

Café com leite, também conhecido como caffè latte, é praticamente o mesmo que um copo de cappuccino - feito de expresso e leite vaporizado. O que distingue os dois é a proporção da porção de leite no café com leite que é mais do que cappuccino.

Um copo de café com leite com leite de soja sem açúcar contém 18 gramas de carboidratos, 130 calorias, 4 gramas de gordura, 7 gramas de proteína, 18 gramas de carboidratos e 30 por cento de cálcio.

Enquanto isso, um copo do mesmo tamanho de café com leite misturado com leite desnatado contém 100 calorias, 10 gramas de proteína, 15 gramas de carboidratos e 35% de cálcio.

Se você usar leite integral, o conteúdo nutricional de sua xícara de café com leite se torna: 180 calorias, 9 gramas de gordura, 14 gramas de carboidratos, 10 gramas de proteína e 30% de cálcio.

Café com leite (e cappuccino) misturado com leite gordo é uma boa fonte de proteínas e cálcio, que são importantes para a saúde óssea.

Então, e se açúcar ou creme forem adicionados ao café?

Adicione os números abaixo, para uma estimativa aproximada:

  • Uma colher de chá de açúcar = 16 calorias
  • Uma colher de chá de açúcar de cana = 17 calorias
  • Uma colher de chá de creme padrão = 20 calorias e 1,5 gramas de gordura
  • 1/2 colher de sopa de açúcar e 1/2 colher de sopa de creme (chamado meio a meio) = 40 calorias e 4 gramas de gordura

Especialistas em saúde geralmente aconselham você a beber café preto amargo para obter seus benefícios para a saúde, em vez de bebidas de café gordurosas e açucaradas. O café está associado a uma série de benefícios à saúde.

Por exemplo, vários estudos mostraram que os bebedores de café têm um risco reduzido de certas doenças, incluindo diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doenças cardíacas, demência e até mesmo alguns tipos de câncer.

Alguns estudos chegaram a associar o consumo de café a um risco reduzido de morte. No entanto, isso não significa que o café pode causar automaticamente a ocorrência desses benefícios à saúde.