Ioga e Pilates são duas formas de exercício que podem ser consideradas semelhantes quando vistas a partir do tipo de movimento. A única diferença está no objetivo final, a ioga se concentra mais em exercícios de flexibilidade, meditação e controle do estresse, enquanto o Pilates se concentra mais em forjar resistência. Então, que tipo de exercício é certo para você?
Conheça a diferença entre ioga e Pilates
Muitas pessoas estão começando a gostar de ioga e pilates, especialmente as mulheres como parte de seu estilo de vida saudável. Você também pode encontrar facilmente aulas de pilates e ioga em várias academias e centros de fitness
Ioga e Pilates são esportes de baixo ou baixo impacto que apresentam risco mínimo de lesões. Mesmo assim, esses dois exercícios podem aumentar sua resistência e saúde geral do corpo, você sabe.
Antes de escolher o tipo de exercício que mais se adapta a você, você deve primeiro conhecer algumas das diferenças entre os exercícios de ioga e pilates para fazer uma escolha.
1. Origem
O Yoga se originou e começou a se desenvolver há cerca de 5.000 anos na Índia. Esse tipo de prática continuou a evoluir ao longo dos séculos e é influenciado por várias culturas. Até agora, existem vários tipos de ioga, desde Ashtanga, Kripalu, Bikram e Vinyasa.
Enquanto isso, o pilates é uma versão contemporânea ou moderna da prática de ioga. Joseph Pilates, um atleta da Alemanha, começou a desenvolver o esporte Pilates por volta do século XX. Ele criou uma série de exercícios físicos como forma de reabilitação e fortalecimento, concentrando-se no controle dos músculos posturais centrais.
2. Método de prática
Ambos os métodos de prática, ioga e pilates, trazem a compreensão de que o corpo e a mente são duas coisas que estão relacionadas entre si.
O que faz a diferença é que a ioga adiciona um elemento, a saber, a alma. Explorar a alma e a espiritualidade ocupa uma parte considerável da prática geral da ioga, especialmente por meio da meditação.
Enquanto isso, o Pilates cria o princípio da relação entre corpo e mente e procura maneiras de como ambos podem ajudá-lo a se mover em sua vida diária.
3. Ferramentas
Basicamente, esses dois esportes requerem muito pouco equipamento. No mínimo, você só precisa de um tapete de ioga ( tapete de yoga ), que tem a função de reduzir o risco de escorregar as mãos e os pés ao realizar vários movimentos durante o exercício.
Você pode precisar de dispositivos auxiliares ao fazer variações dos movimentos do Pilates que são um pouco mais complicadas do que ioga. Você pode usar equipamentos, como anel de pilates , bola de pilates , quadra , ou banda de resistência que pode ser usado para treinar em casa ou na academia.
4. Técnica de respiração
Seja na ioga ou no pilates, os exercícios respiratórios também são importantes para você prestar atenção. O motivo, cada um desses esportes aplicam técnicas diferentes.
Na prática, a ioga usa técnicas de respiração profunda. Especialmente nos tipos de ioga Vinyasa e Ashtanga, geralmente usando a técnica ujjayi pranayama ou respiração ofegante. Citado em Yoga Journal, ujjayi pranayama é uma técnica de respiração inspirando e expirando pelo nariz, que pode fornecer energia e um efeito relaxante.
Enquanto isso, na prática de Pilates, você tende a fazer exercícios de respiração como em geral, ou seja, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
5. Pratique objetivos
Se o seu objetivo de se exercitar é "administrar" sua rotina diária para redirecionar o foco, escolha ioga. De acordo com o jornal Terapias alternativas em saúde e medicina Mesmo assim, a prática de ioga pode ter um efeito positivo no gerenciamento do estresse. Como resultado, a ioga pode ajudá-lo a alcançar e manter um equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
A prática de ioga combina os movimentos e posturas de que você precisa para a saúde geral e o bem-estar, incorporando relaxamento, respiração e meditação para alcançar paz e calma espiritual.
Se sua prioridade é se recuperar de uma lesão ou fortalecer as articulações, o Pilates tem mais vantagens do que a ioga.
Rachel Compton, diretora de Pilates do Elixir Health Club Sydney, citado por Body and Soul, disse que o Pilates pode aumentar a força e estabilidade do núcleo do corpo para restaurar a vitalidade do corpo após lesões nas articulações.
Os fisioterapeutas também usam o Pilates há anos para ajudar a gerenciar e curar lesões, fortalecendo os músculos que sustentam as articulações e para prevenir possíveis lesões futuras.
Ioga ou Pilates, qual é mais adequado para você?
Tanto para atletas quanto para pessoas comuns, esses dois esportes podem trazer benefícios diferentes, tão grandes para o seu corpo quanto os seguintes.
- A ioga é um exercício ideal se você priorizar o alongamento e a flexibilidade. Os benefícios da ioga por meio de movimentos de alongamento podem ajudar a controlar os músculos que se desgastam depois de usá-la continuamente para atividades. As aulas de ioga podem variar de leves e relaxantes a suores intensos, dependendo da aula e do tipo de ioga que você está praticando.
- Pilates é um exercício que fortalece suas costas e coluna, braços, quadris, parte interna das coxas e abdominais enquanto desafia seu núcleo. Para um atleta, os benefícios do Pilates também podem corrigir uma postura desequilibrada e treinar os movimentos corporais para serem mais eficientes, reduzindo assim o risco de lesões.
- Para as pessoas comuns, esses dois esportes podem ajudá-lo a perder peso, se praticado regularmente. Uma sessão de ioga de 60 minutos pode queimar cerca de 200-630 calorias, dependendo do tipo de ioga que você pratica. Além disso, pilates por 60 minutos também pode queimar 270-460 calorias por sessão, dependendo do nível de dificuldade.
Então, qual é o melhor entre ioga e Pilates? A boa notícia é que você não precisa se preocupar muito em escolher entre esses dois esportes. Se você não sabe por onde começar, tente fazer as duas coisas fazendo um teste e veja qual exercício funciona para você. Muitas pessoas até fazem ioga e pilates juntas para se beneficiar desses dois exercícios.
No entanto, se você tem uma meta específica, concentre sua prática em apenas uma prática para obter o máximo dela. Consulte também seu médico ou instrutor se estiver fazendo exercícios para se recuperar de certos ferimentos ou condições médicas.