É natural ficar alarmado quando você encontra verrugas ou caroços em seu pênis que você tem certeza que não existiam antes. É importante lembrar que a pele do pênis parece realmente irregular e acidentada, portanto, você pode estar descrevendo a condição do pênis como normal. A seguir está uma explicação das causas e condições a serem observadas se você sentir um caroço no pênis.
Várias causas possíveis de caroços no pênis
Se você nunca fez sexo, uma ou duas protuberâncias brancas aparecem na haste do pênis.
Pode ser uma espinha comum, um pelo encravado ou um cisto benigno como resultado de irritação ao barbear, atrito da pele com a roupa ou uma reação alérgica. Esta condição é inofensiva e não infecciosa, nada com que se preocupar.
Uma superfície ligeiramente protuberante da pele do pênis pode indicar hirsutismo corona glandis, também conhecida como pápulas penianas peroladas (PPP), frequentemente aparecendo como pequenas manchas "peroladas" ou saliências semelhantes a cúpulas da cor da pele que se formam em torno da circunferência da cabeça do pênis .
Enquanto isso, se essas pequenas protuberâncias são branco-amareladas (um sinal da presença de folículos capilares), uma protuberância no pênis como essa costuma ser um sinal de manchas de Fordyce. Manchas de Fordyce e PPP são condições normais e inofensivas da pele do pênis, freqüentemente encontradas na maioria dos homens adultos.
Se você fez sexo ou se masturbou recentemente, pode notar um caroço nos órgãos genitais. O inchaço da haste do pênis após a atividade sexual é denominado linfocele.
Esses caroços ocorrem quando os canais linfáticos do pênis são temporariamente bloqueados. Esse inchaço logo murchará e não causará problemas permanentes.
Causas mais sérias
Embora geralmente esses caroços sejam inofensivos, também existem causas mais sérias. Esses inchaços aparecem em pessoas que tiveram relações sexuais. Os caroços no pênis podem ser um sinal de herpes tipo 2, que é a doença sexualmente transmissível mais comum que produz inchaços vermelhos dolorosos no pênis ou na pele da área genital e pode ter um aparência crostosa.
Além disso, o HPV (papilomavírus humano) ou verrugas genitais também podem aparecer como protuberâncias no pênis (protuberantes ou achatadas), brancas ou semelhantes à carne, e geralmente não coçam ou são acompanhadas por uma sensação de queimação.
Saliências no pênis também podem ser o resultado do vírus do molusco contagioso, uma família com o vírus da varíola, e aparecem como aglomerados de saliências nos olhos brancos.
As doenças sexualmente transmissíveis não podem causar caroços nos órgãos íntimos. No entanto, esta infecção é um risco para a saúde (e parceiro) se não for tratada imediatamente.
O que fazer se você encontrar um caroço nos genitais?
Espinhas, cistos, pêlos encravados e pápulas não farão nenhum dano. No entanto, evite apertar porque pode causar infecções na pele e deixar cicatrizes.
Você pode limpar a pele problemática do pênis com água morna e sabão neutro.
No entanto, evite esfregar a pele vigorosamente. O motivo é que a pele da região genital é muito sensível e esfregar vigorosamente pode causar problemas como erupções cutâneas ou irritação.
O que é certo, agora você pode sentar-se quieto e respirar e se livrar do medo de um caroço que surge como um possível câncer.
O câncer de pênis é um dos tipos mais raros de câncer genital. Portanto, é menos provável que um caroço em seu pênis seja um sinal de câncer.
Se você estiver preocupado com verrugas e caroços em seus órgãos genitais, consulte um médico ou dermatologista genital. Não sinta medo ou vergonha de consultar um médico para exame ou tratamento.