A posição do bebê no útero é algo importante a se considerar antes do dia D do parto. A razão disso é que a posição do bebê no útero permitirá ao médico saber se você pode dar à luz normalmente ou se deve fazer uma cesariana.
Qual é a posição ideal para o bebê no útero?
Durante a gravidez, a posição do bebê no útero geralmente se move em direções diferentes. Pouco antes do dia do nascimento ou na última semana de gravidez, o bebê no útero começa a colocá-lo na melhor posição para que seja fácil sair do útero mais tarde.
Em geral, o médico dará luz verde para um parto normal se a cabeça do bebê no útero estiver abaixada. Idealmente, a posição da cabeça do bebê é próxima ao canal do parto, também conhecida como pélvis da mãe, e o queixo fica contra o peito.
Esta posição do bebê no útero é conhecida como apresentação cefálica Isso permite que o bebê saia de cabeça para baixo. Depois que a cabeça é removida com sucesso, o processo de nascimento do bebê é seguido pela expulsão do corpo, mãos e pés.
Além de facilitar o processo de parto, a posição do bebê no útero também pode reduzir o risco de complicações no parto.
posição anterior (posição anterior)
Para que um parto normal ou vaginal ocorra de maneira uniforme e suave, o bebê no útero deve estar em uma posição anterior.
A posição anterior é uma das posições ideais para o bebê no útero antes do parto. A posição anterior também é conhecida como vértice , cefálico , e occipital anterior .
A posição anterior é indiscutivelmente a melhor posição para um bebê antes do nascimento. A maioria dos bebês no útero muda para a posição anterior antes do início do trabalho de parto.
Por exemplo, diz-se que o bebê está na posição anterior quando sua cabeça cai na área pélvica da mãe e está voltada para as costas ou costas da mãe.
Em outras palavras, significa a parte de trás do bebê que estará em contato com o estômago da mãe. Se a posição do bebê for ligeiramente para a esquerda, o obstetra ou parteira irá descrevê-lo como occipital anterior esquerdo ( occipital esquerdo anterior ).
Enquanto isso, se o bebê está na posição anterior, ele tende a ficar ligeiramente para a direita, é chamado de occipital anterior direito. occipital esquerdo anterior ).
A posição do bebê no útero que não é ideal
Às vezes, o bebê no útero nem sempre está na posição ideal para nascer. Isso geralmente é influenciado por vários fatores, como:
- Forma da pélvis da mãe
- Formato de cabeça de bebê
- A capacidade da cabeça do bebê de se ajustar ao formato da pélvis da mãe
- A capacidade dos músculos do assoalho pélvico da mãe de se contrair e relaxar durante o parto.
Novamente, conforme explicado anteriormente, o bebê no útero deve ter começado a mudar para a posição ideal para um parto normal próximo ao dia D do parto.
Se a posição do bebê no útero não mudar, o médico procurará outros meios para que a mãe ainda possa dar à luz normalmente.
Em certas condições que não permitem que seja feito pelos métodos normais, o médico também pode aconselhar a mãe a fazer o parto cesáreo.
Aqui estão uma variedade de posições do bebê no útero que são menos do que ideais para o parto normal:
1. Posição posterior (posição posterior)
Em contraste com a posição anterior, onde o bebê está voltado para as costas da mãe, a posição posterior não é assim. A partir da Cleveland Clinic, a posição posterior é a posição em que o bebê no útero está voltado para o abdômen da mãe.
Ou seja, a posição das costas do bebê no útero repousa sobre as costas da mãe com a cabeça voltada para baixo. É por isso que a posição posterior também é chamada de nome de posição de volta para trás .
Quando o bebê no útero está nessa posição, será muito difícil para ele fazer a cabeça passar pela pélvis da mãe. Como resultado, o tempo de entrega pode ser mais longo do que deveria.
Na verdade, você também pode sentir dor nas costas quando o bebê no útero está em uma posição posterior. Normalmente, o bebê no útero pode estar em uma posição posterior se a mãe frequentemente ficar sentada ou deitada por muito tempo.
Em outros casos, o tamanho da pelve da mãe, que tende a ser estreita, também colocará o bebê em uma posição posterior no útero, dificultando o parto.
Embora essa posição geralmente cause problemas no trabalho de parto, na maioria dos casos, nenhuma intervenção especial é necessária durante o parto do bebê.
No entanto, seu médico pode ajudá-lo usando uma pinça ou girando o bebê manualmente se o processo de parto estiver obstruído.
Se a obstrução persistir apesar da assistência, a próxima opção pode ser uma cesariana para o parto.
2. Posição mano ou cara
Na posição mano ou cara As sobrancelhas do bebê são as primeiras a entrar no canal do parto com a cabeça e o pescoço voltados para cima.
Enquanto normalmente, a posição da cabeça do bebê no útero deve ser enrolada com o queixo pressionado contra o peito. Comparado com a posição posterior, a posição mano ou cara em bebês no útero, isso tende a ser menos comum.
Várias coisas podem causar posição mano ou cara são como segue:
- Ruptura prematura de membranas
- Cabeça grande de bebê
- História de nascimento anterior
Maioria das posições mano ou cara pode mudar para uma posição posterior antes de você realmente dar à luz. Quando o trabalho de parto ainda pode progredir para esse estágio, os médicos geralmente ainda tentam um parto normal.
Por outro lado, se houver obstáculos no processo de parto, inevitavelmente deverá ser realizada uma cesariana.
3. Posição transversal (transversal)
Como o nome indica, a posição transversal é a posição em que o bebê no útero se deita horizontalmente ou perpendicularmente ao canal do parto.
Apenas imaginando a posição transversal do bebê no útero pode-se verificar que será difícil nascer normalmente porque é difícil passar pelo canal do parto.
Se ainda for forçado, o parto normal com o bebê em posição transversal corre o risco de causar ruptura do canal do parto, até mesmo prolapso do cordão umbilical. Essa condição pode certamente ameaçar a vida da mãe e do bebê.
A posição transversal do bebê no útero durante a gravidez até antes do parto não é considerada perigosa porque a posição do bebê pode mudar a qualquer momento.
No entanto, se a posição transversal do bebê no útero continuar até os segundos que antecederam o parto, o médico geralmente recomendará que você faça uma cesariana.
4. Posição da culatra
A posição culatra é a posição em que as nádegas do bebê no útero estão voltadas para o canal do parto. Isso significa que essa posição culatra é oposta à posição normal, em que a cabeça do bebê no útero está no canal do parto.
De acordo com a American Pregnancy Association, a posição pélvica pode ocorrer em 1 em 25 gestações. Existem três tipos de posições pélvicas do bebê no útero, a saber:
- Frank Breech , quando os pés do bebê estão acima ou bem na frente de seu rosto.
- Breech Completa , quando os joelhos e as pernas do bebê se dobram como se ele estivesse agachado.
- Culatra incompleta , quando uma das pernas do bebê está levantada enquanto a outra está dobrada.
Enquanto isso, várias coisas podem aumentar o risco de uma posição pélvica do bebê no útero, a saber:
- Segunda gravidez ou mais
- Grávida de gêmeos ou mais
- História de nascimento prematuro
- Forma uterina anormal
- Líquido amniótico muito ou pouco
- Placenta prévia, uma condição em que a placenta está localizada na parte inferior do útero, cobrindo o colo do útero
Um dos riscos de uma posição pélvica do bebê no útero é que o cordão umbilical pode ser enrolado em volta do pescoço do bebê. Às vezes, a posição de um bebê pélvico no útero ainda pode girar para uma posição normal, que nasce primeiro com a cabeça para fora.
No entanto, se o seu médico achar que o parto será arriscado quando feito normalmente, você deve estar preparado para uma cesariana.