6 causas de pesadelos e terapias que podem ajudar •

Não apenas as crianças que costumam ter pesadelos, os adultos também podem vivê-los. Os pesadelos em adultos geralmente ocorrem espontaneamente. Alguns adultos apresentam essa condição depois de comer tarde da noite ou comer alimentos picantes que podem aumentar o trabalho cerebral. Existem também aqueles que experimentam isso quando estão privados de sono. Então, quais são as causas dos pesadelos e como superá-los? Confira a seguinte explicação, vamos!

Porque os adultos têm pesadelos

Aqui estão algumas das causas que podem fazer com que os adultos tenham pesadelos:

1. Estresse

Quase todo mundo deve ter passado por estresse. Essas condições podem surgir devido a problemas que ocorrem em casa ou no trabalho. No entanto, o estresse também pode surgir devido a grandes mudanças que ocorrem na vida. Por exemplo, a morte de alguém precioso em vida pode ter o mesmo efeito.

Bem, essa condição pode causar pesadelos. Sim, situações tristes, traumáticas e estressantes podem desencadear estresse e causar pesadelos enquanto dorme à noite.

2. Transtornos mentais

Pesadelos também podem ocorrer quando você tem transtornos mentais, como depressão, transtornos de ansiedade, transtornos bipolares e esquizofrenia. Os distúrbios de saúde mental podem ter um impacto negativo sobre o humor, os sentimentos, a resistência, o apetite, os padrões de sono e os níveis de concentração dos pacientes.

Essa condição pode desencadear pesadelos, especialmente quando você pensa muito sobre os problemas que pesam em sua mente durante o sono REM.Movimento rápido dos olhos) e tentar resolvê-lo. Isso indica que o que está acontecendo na vida pode ter um impacto sobre seus sonhos.

3. Falta de sono

Você já ficou acordado até tarde até finalmente sentir privação de sono? Bem, ao que parece, essa condição também pode ser um gatilho para pesadelos. Especialmente se você tiver um padrão de sono confuso, o risco de ter pesadelos será ainda maior.

Um padrão de sono confuso geralmente começa com mudanças nas atividades diárias, então você não pode descansar na hora de dormir como de costume. Como resultado, você terá privação de sono e pesadelos frequentes. Não só isso, a insônia ou dificuldade para dormir também podem causar essa condição.

4. Uso de drogas

De acordo com a Clínica Mayo, existem vários tipos de medicamentos que podem desencadear pesadelos. Alguns deles são antidepressivos, medicamentos para hipertensão, bloqueadores beta, e medicamentos para tratar a doença de Parkinson ou para ajudar a parar de fumar.

Na verdade, os medicamentos que os médicos prescrevem para tratar certas condições de saúde também podem causar pesadelos. Geralmente, os medicamentos que podem causar pesadelos são medicamentos que podem afetar o sistema nervoso.

5. Consumo de álcool ou drogas

Ter o hábito de consumir álcool ou de usar drogas pode prejudicar a função cerebral. Além disso, se você fizer esse hábito antes de ir para a cama, o risco de ter pesadelos aumentará.

O motivo é que, quando você consome álcool e usa drogas em excesso, imediatamente pula para o estágio REM durante o sono. Quando os efeitos do álcool ou das drogas passam enquanto você dorme, o cérebro fica confuso e tenta voltar ao ciclo de sono correto. Este é um sinal de que a atividade cerebral durante o sono muda irregularmente.

Como resultado, você fica difícil dormir bem. Essa confusão de atividade cerebral pode persistir, mesmo depois de você parar de beber álcool ou drogas por semanas.

6. Experiência anterior de pesadelo

A vivência contínua dessa condição pode ocorrer se você tiver uma história ou experiência semelhante à de uma criança ou adolescente. Sim, mesmo se você parar, essa condição pode reaparecer quando você for um adulto.

Em caso afirmativo, para superar essa condição, você certamente precisa de ajuda profissional para superar essa condição. Assim, você pode dormir melhor depois.

Terapia médica que ajuda com pesadelos

Embora essa condição seja normal, você certamente não deseja experimentá-la continuamente. Principalmente se os pesadelos ocorrerem com uma frequência intensa o suficiente para interferir em sua vida. Ao reduzir a frequência dos pesadelos, você pode dormir mais profundamente.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para lidar com pesadelos em adultos:

1. Terapia psicológica

Você pode passar por terapia psicológica ou psicoterapia para tratar essa condição. Existem muitos tipos de psicoterapia, mas alguns que podem ajudá-lo a vivenciar essa condição são: terapia cognitiva comportamental (TCC), incluindo terapia especial para tratar a insônia, ou seja, TCC-Insônia.

Existem vários tipos de psicoterapia e TCC que podem ajudá-lo a lidar com pesadelos:

Terapia de ensaio de imagem

Ao fazer terapia com essa abordagem, o terapeuta pedirá que você anote os pesadelos que costumam aparecer em um script ou script. Então, junto com o especialista, você representará a cena do sonho em um estado consciente.

O objetivo desta terapia é mudar o final ou "enredo" do sonho que você está vivenciando. Dessa forma, o impacto que surge da história do pesadelo também muda para aqueles de vocês que o vivenciam.

Terapia do sonho lúcido

No tipo de sonho lúcido, você terá consciência de que está sonhando. Esta terapia dá a você a capacidade de modificar a história do pesadelo que aparece.

Claro, você mudaria a história do pesadelo para ser mais positiva, certo? Dessa forma, você não precisa mais se sentir assustado ou preocupado com os sonhos que está tendo.

Hipnose

Uma abordagem hipnótica à terapia da conversa ou psicoterapia para tratar essa condição o ajudará a se sentir mais relaxado e confortável. Isso, é claro, torna mais fácil captar pensamentos positivos.

Isso certamente pode reduzir o estresse que causa a condição que você está experimentando. Gradualmente, o estresse que você experimenta diminuirá e a frequência diminuirá.

Relaxamento muscular progressivo

Embora não seja psicoterapia que você possa fazer falando diretamente, você também pode fazer essa terapia para tratar essa condição. Você pode fazer essa terapia com técnicas de relaxamento para acalmar o corpo e a mente.

Ao fazer isso, você respirará fundo e, em seguida, aplicará alternadamente pressão nos músculos de todo o corpo e os liberará. Esta é uma forma muito poderosa de ajudá-lo a fazer a psicoterapia e a lidar com o estresse que causa a ocorrência dessa condição.

2. Uso de drogas

Além de se submeter à terapia, seu médico pode recomendar vários tipos de medicamentos que você pode tomar para tratar essa condição. Normalmente, os médicos prescrevem medicamentos quando a terapia psicológica não funciona para sua condição.

Existem vários tipos de medicamentos que seu médico pode recomendar, como ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos. No entanto, podem ser prescritos outros medicamentos para tratar condições que ocorrem como resultado de PTSD.

No entanto, você deve saber que esses medicamentos podem causar efeitos colaterais. Portanto, é importante discutir primeiro o uso desses medicamentos com seu médico.

Mudanças no estilo de vida para ajudar a superar pesadelos

Existem várias mudanças no estilo de vida que você pode fazer para superar sonhos persistentes, tais como:

  • Faça uma rotina para acalmar sua mente antes de dormir.
  • Fale sobre o que aconteceu no sonho com outras pessoas.
  • Gerenciar bem o estresse.
  • Durma com um sono leve.