Oito causas de coceira na virilha e maneiras eficazes de superá-la

É natural que todas as pessoas sintam coceira na virilha, bem como coceira em outras partes do corpo. No entanto, a coceira na virilha costuma ser mais problemática do que em outras partes do corpo. A razão é que devemos ser sensíveis ao meio ambiente se quisermos coçá-lo, pois não é apropriado coçar a virilha em locais públicos. Então, o que causa coceira na virilha? Confira a seguinte explicação.

Várias causas de coceira na virilha

Aqui estão algumas coisas que podem ser a causa da coceira na virilha.

1. Não manter os órgãos genitais limpos

A virilha é uma área do corpo que está sempre coberta. Freqüentemente, a virilha é coberta por mais de uma camada de roupa, tornando o ar na virilha muito mais quente do que no resto do corpo.

Se você não mantiver a área genital limpa regularmente, ela ficará suada e úmida. Além disso, a presença de pêlos púbicos torna o suor, as células mortas da pele e os germes propensos a se desenvolverem. Isso é o que faz as pessoas sentirem coceira na virilha.

2. Irritação

A fricção da pele entre as coxas e a virilha ao correr ou caminhar pode fazer com que a pele das coxas fique sensível e inflamada. Se você esfregar ou coçar a área com coceira, isso causará inflamação da camada externa da pele, causando vermelhidão, erupção na pele com aparência de queimadura, coceira e até descamação.

Esta erupção avermelhada também o deixará desconfortável ao usar vestidos, saias ou calças. Principalmente se naquela época o tempo estava quente. Se não for tratada imediatamente, a pele molhada e úmida de suor pode piorar as bolhas.

3. Infecção fúngica

A virilha é um dos locais mais estratégicos para os fungos se multiplicarem rapidamente porque é úmida e quente. Geralmente, a causa da coceira na virilha é o resultado de uma infecção fúngica na parte externa da pele, especialmente na região da virilha.

tinea cruris é uma infecção dermatófita da região da virilha, comumente conhecida como micose. Na verdade, o fungo que causa a micose vive naturalmente na pele morta, no cabelo e no tecido das unhas. Na maioria dos casos, a presença desse fungo é inofensiva. No entanto, esse fungo pode se multiplicar rapidamente e causar infecção quando a área em que vive é quente e úmida.

É por isso que a micose é mais comum na pele ao redor da virilha, parte interna das coxas e nádegas. Esta doença de pele é altamente contagiosa de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele. Além disso, compartilhar toalhas com pessoas infectadas e raramente tomar banho também pode aumentar sua exposição a essa infecção.

4. Piolhos púbicos

Piolhos e sarna são parasitas que podem causar coceira na pele, incluindo coceira na virilha. Se sentir coceira, irritação e pequenas manchas brancas nos pelos púbicos, você pode ter piolhos púbicos.

Os piolhos genitais, também conhecidos como Phthirus pubis, são minúsculos insetos parasitas que vivem em pêlos humanos grossos, incluindo os pêlos pubianos. Os piolhos púbicos, quando vistos com uma lupa, parecem caranguejos, têm cerca de 1 a 2 milímetros de tamanho e são de cor amarelada, cinza ou marrom.

Se você for exposto a piolhos genitais, geralmente sentirá coceira forte na virilha. Essa coceira geralmente piora à noite, quando o carrapato está mais ativo e se alimenta de sangue humano. Os piolhos púbicos também causam feridas na área genital acompanhadas por pequenas marcas cinza-azuladas conhecidas como piolhos mácula cerulae.

Não só nos pelos púbicos, esse tipo de piolho também pode ser encontrado nos pelos do peito, estômago, axilas, pernas, barba, bigode, cílios e até mesmo aliases. Mas, ao contrário dos piolhos comuns, os piolhos genitais não vivem na pele do cabelo. Esses piolhos são transmitidos por meio do contato físico próximo, geralmente por meio do contato sexual.

5. Dermatite de contato

A dermatite de contato pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a virilha. Existem dois tipos de dermatite de contato: alergias e irritação. A dermatite de contato alérgica ocorre em pessoas que são sensíveis a certas substâncias inofensivas. Isso pode acontecer quando uma pessoa entra em contato com sabonete, xampu e até mesmo detergente.

Já a dermatite de contato irritante ocorre quando a pele fica irritada com uma substância, embora não tenha alergia a certas substâncias. A irritação pode variar de suor, urina, sujeira, cosméticos, joias (geralmente com piercings) e roupas apertadas também podem ser a causa de coceira na virilha. Em geral, o prurido causado pela dermatite de contato não é grave, mas pode ser incômodo.

6. Intertrigo

Intertrigo é uma inflamação da pele que aparece entre as dobras cutâneas. Essa condição é causada por bactérias e fungos que não deveriam estar na pele. As áreas mais comumente afetadas são as axilas, sob os seios, região da virilha, pescoço, nádegas, área genital e abdômen.

Essa inflamação da pele pode ser exacerbada por vários fatores, como umidade, clima quente, falta de circulação de ar (por exemplo, usar roupas muito justas), fricção pele a pele ou pele a pele.

As áreas com intertrigo aparecerão avermelhadas ou acastanhadas na forma de um grande "campo" eruptivo nas dobras separadas por linhas brancas. Sua pele também pode parecer seca e com crostas, com muita coceira e até mesmo emitir um odor desagradável que é diferente do seu odor corporal normal.

7. Herpes genital

Para algumas pessoas, a coceira na virilha pode ser um sinal ou sintoma precoce de uma doença sexualmente transmissível, que é causada pelo vírus do herpes. Essa condição faz com que a área genital fique inchada, quente, vermelha e dolorida.

Não raramente, bolhas ou bolhas cheias de líquido podem se formar. Se o elástico quebrar, causará um ferimento doloroso. Não apenas nos órgãos genitais, caroços aquosos chamados de flacidez podem aparecer ao redor da boca e da área do ânus.

Se você experimentou esses sintomas e são recorrentes, você pode ter herpes genital. O motivo, o herpes causa sintomas recorrentes.

Algumas pessoas podem sentir esses sintomas várias vezes por ano e algumas pessoas podem não sentir nenhum sintoma. O herpes genital pode ser transmitido pelo toque, mas é mais frequentemente transmitido pelo contato sexual.

8. Doenças sexualmente transmissíveis

As práticas sexuais inseguras podem levar a doenças sexualmente transmissíveis, e muitas dessas doenças causam coceira na virilha. Além do herpes genital, algumas doenças venéreas comuns são clamídia, tricomoníase e gonorréia.

Sensações de coceira na virilha podem progredir para dor e queimação. Se você sentir coceira na virilha seguida de outros sintomas clássicos de uma doença venérea, como coceira vaginal, dor ao urinar, corrimento vaginal com odor fétido e dor durante o sexo, chame seu médico imediatamente.

Se você acha que precisa de um teste de doença venérea, pergunte ao seu médico. Fale sobre suas preocupações e quais testes específicos você gostaria.

Pode parecer constrangedor falar sobre doenças sexualmente transmissíveis com outras pessoas, mas não com seu médico. O seu médico é responsável pelo seu tratamento sem julgamento ou desaprovação.

Como lidar com a coceira na virilha?

1. Certifique-se de que os órgãos genitais estão secos e limpos

É importante que você sempre mantenha seus órgãos genitais limpos e secos. Não deixe sua área genital ficar úmida, sempre seque após o contato com os órgãos genitais com um pano ou lenço de papel limpo e seco.

Use roupas íntimas limpas, troque pelo menos 2 a 3 vezes ao dia. Escolha roupas íntimas de algodão para melhorar a circulação de ar na área genital.

Para as mulheres, não se esqueça de trocar os absorventes higiênicos regularmente pelo menos a cada 3-4 horas. Trocar os absorventes com pouca frequência pode causar erupções na pele, mau cheiro e aumentar o risco de infecção.

2. Não risque!

A pele úmida ao redor da virilha pode piorar a coceira. No entanto, tente não arranhá-lo. O motivo é que coçar a virilha que coça só fará com que a pele fique mais irritada e até mesmo causará outras infecções.

3. Gel de pertrólio

Bem, se a coceira que você sente é causada por pele seca, o uso de vaselina é a escolha certa. Pegue um pouco de vaselina nas pontas dos dedos e aplique na área que coça para reduzir a sensação de coceira.

Além disso, você também pode usar talco para bebês. O pó pode absorver óleo e umidade da camada da pele. Antes de sair de casa, aplique talco solto ou talco de bebê na parte interna das coxas e na virilha, áreas que vão suar muito.

Você também pode usar loção corporal ou óleo de coco como lubrificante para reduzir a fricção e acalmar a pele irritada ao redor das coxas.

4. Evite roupas muito justas

Evite usar roupas apertadas (como jeans) durante as atividades, especialmente por um longo período de tempo. O motivo é que os jeans apertados podem causar fricção na virilha e nos órgãos genitais. Portanto, não se surpreenda se seus órgãos genitais ficarem com bolhas, coceira e vermelhidão se você usar jeans muito longos.

Deixe espaço de ar suficiente ao redor da região da virilha para que seus órgãos vitais se sintam confortáveis. Além disso, opte por roupas um pouco folgadas com materiais macios para não causar atritos que prejudiquem seus órgãos vitais.

5. Creme antifúngico

Se a causa da coceira na virilha for devido a uma infecção por fungos, você pode tratá-la usando um creme antifúngico para a pele ou pomada que pode ser encontrada em farmácias ou drogarias.

Use um creme ou pó antifúngico que contenha terbinafina, miconazol, clotrimazol ou butenafina. Este creme antifúngico pode ajudar a combater o fungo que está causando coceira na virilha. Além disso, o uso de cremes de zinco, como Destin, pode aliviar a coceira.

O uso de cremes antifúngicos deve ser idealmente usado à noite, antes de ir para a cama. Quando o corpo não está mais fazendo muita atividade física então o creme pode ser bem absorvido na pele ao redor da virilha. Por isso, é importante ler as instruções de uso na embalagem antes de usar o creme para o tratamento da coceira vaginal.

Não pare de usar o medicamento só porque os sintomas desapareceram. Se os sintomas não melhorarem após 2 semanas, entre em contato com seu médico imediatamente.

6. Evite os gatilhos de coceira

Se a coceira na virilha for causada por alergias, a única solução é interromper o contato direto com produtos químicos ou materiais que desencadeiam as alergias.

Por exemplo, evite comprar brinquedos ou cobertores se você for sensível a produtos de lã e saiba como identificar plantas de hera venenosa. Use luvas, mangas compridas e calças compridas para evitar o contato com árvores e qualquer coisa que tenha tocado nas plantas.

7. Use loção e shampoo anti-piolhos

Você pode se livrar dos piolhos genitais com uma abordagem cuidadosa e paciente. Este método é feito limpando-se diligentemente e limpando itens pessoais contaminados.

Escolha loções e xampus projetados para matar os piolhos. Normalmente, esses shampoos anti-piolhos são vendidos no mercado ou em farmácias. Sempre preste atenção às instruções de uso listadas no rótulo da embalagem. Lembre-se de que este tratamento requer paciência e paciência. Pode ser necessário repetir este tratamento por sete a dez dias até que os piolhos dos pelos púbicos desapareçam completamente.

Não menos importante, lave os objetos contaminados regularmente. Lave a roupa de cama, as roupas e as toalhas usadas por dois dias após o tratamento com sabão e água quente (pelo menos 54 graus Celsius) e seque-as em fogo alto por pelo menos 20 minutos.

8. Consulte um médico

Se sua virilha ainda estiver coçando, apesar de você ter feito os esforços acima, consulte um médico imediatamente.

Ao realizar um exame físico completo e exames médicos, como exames de urina, a causa subjacente da coceira na virilha será determinada e o tratamento adequado para tratar a doença. Principalmente se você suspeitar de doenças venéreas.

Observe que as doenças venéreas, também conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis, não podem ser detectadas facilmente a olho nu em alguém (ou até em você mesmo), porque muitas vezes essas doenças aparecem sem você saber. A razão é que muitas doenças venéreas não apresentam certos sintomas ou sinais. Isso confunde muita gente.

A única maneira de determinar se você tem uma doença venérea ou não é por meio de um exame laboratorial realizado por um médico em um hospital ou posto de saúde.