Útero dilatado, embora você não esteja grávida? Talvez seja este o motivo

Um dos primeiros sintomas da gravidez é o útero dilatado, caracterizado por um abdômen dilatado. Mesmo assim, existem vários outros motivos que podem causar o aumento do útero, além da gravidez. Por exemplo, menopausa. Mulheres que estão na idade da menopausa geralmente apresentam essa condição. Existem também outras condições médicas que podem ser a causa do útero dilatado, que podem ser benignas ou malignas. Aqui estão algumas informações.

O que causa o aumento do útero, mesmo que você não esteja grávida?

1. Presença de miomas uterinos

Miomas uterinos são pequenos nódulos ou tumores não cancerosos encontrados ao longo da parede do útero. De acordo com o Escritório de Saúde da Mulher (OWH) do Departamento de Saúde e Serviços dos EUA, entre 20 e 80 por cento das mulheres têm miomas antes dos 50 anos. Miomas uterinos são comuns em mulheres com mais de 30 anos. Mulheres obesas ou com sobrepeso têm maior risco de desenvolver miomas. Fatores hormonais e genéticos influenciam o crescimento dos miomas.

Os miomas podem crescer como um único tumor ou em grupos. Os miomas são pequenos em tamanho e podem pesar até vários quilos. Além de um útero dilatado, os sintomas de miomas uterinos podem incluir:

  • Sensação de plenitude ou pressão na parte inferior do abdômen
  • Dor pélvica
  • Ciclos menstruais intensos, dolorosos ou de longa duração, às vezes com coágulos sanguíneos
  • Sangramento entre a menstruação
  • Prisão de ventre
  • Micção frequente
  • Dor durante a relação sexual

Quando os miomas são pequenos e não são motivo de preocupação, a cirurgia pode não ser necessária. Se os miomas estiverem causando dor e preocupação, um procedimento cirúrgico denominado miomectomia pode ser usado para interromper o crescimento. Se os sintomas forem graves, uma histerectomia ou remoção cirúrgica do útero pode ser necessária para aliviar os sintomas. Também podem ser usados ​​medicamentos para ajudar a controlar a dor menstrual. Outras opções de tratamento incluem o controle da natalidade para reduzir o sangramento.

2. Adenomiose

A adenomiose é um espessamento do revestimento uterino que ocorre quando o tecido que normalmente reveste o útero (endométrio) se move para fora da parede muscular do útero. Durante o ciclo menstrual, as células musculares sangram, causando dor e inchaço. O adenomioma é uma parte inchada da parede uterina.

A causa da adenomiose é desconhecida. A adenomiose geralmente ocorre em mulheres com mais de 30 anos que tiveram filhos e é comum em mulheres que fizeram cirurgia uterina, incluindo cesariana. Além de um útero dilatado, os sintomas incluem:

  • Menstruação prolongada ou sangramento intenso
  • Menstruação dolorosa, que está piorando
  • Dor durante a relação sexual

Essa condição ocorre especialmente em mulheres jovens que tiveram filhos. Mulheres na casa dos 30 anos, especialmente aquelas que tiveram uma cesariana durante o trabalho de parto ou aquelas que fizeram cirurgia uterina, eram mais propensas a desenvolver adenomiose. Se os sintomas não forem preocupantes, podem ser usados ​​analgésicos, como pílulas anticoncepcionais e anticoncepcionais contendo progesterona podem ajudar a reduzir o sangramento intenso. Mulheres com sintomas graves podem precisar de uma histerectomia para alívio dos sintomas.

3. Câncer endometrial

O câncer endometrial, geralmente conhecido como revestimento do útero, é a membrana mucosa do útero. O câncer de endométrio também é uma das causas do útero dilatado. Este é um tipo de câncer que começa nas células que constituem o revestimento do útero. Uma divisão celular anormal e descontrolada nas células para formar o tecido glandular da parede uterina causa endometrioides. Essa condição geralmente ocorre em mulheres com mais de 50 anos de idade.

Os sintomas incluem:

  • Dor durante a relação sexual
  • dificuldade em urinar
  • sangramento vaginal durante a menstruação ou após a menopausa

O útero também pode ser expandido. Em tais circunstâncias, o tratamento de um útero dilatado envolve a remoção cirúrgica do útero. Essa abordagem também pode ser útil no tratamento do câncer endometrial.

4. Cisto ovariano

Um cisto ovariano é um saco cheio de líquido ou saco no ovário ou na superfície do ovário. A maioria dos cistos ovarianos são inofensivos e a maioria desaparece sem tratamento por alguns meses. No entanto, em alguns casos, os cistos ovarianos podem romper e causar sintomas graves.

Os sintomas comuns de útero dilatado causado por cistos ovarianos incluem:

  • Pressão e dor no estômago
  • Dor nas costas
  • Dificuldade para urinar
  • Dor durante a menstruação
  • Sangramento anormal

Para confirmar o diagnóstico de seu útero dilatado e ao mesmo tempo proteger sua saúde, faça exames pélvicos regulares e identifique os sintomas que podem indicar uma condição grave.