Os medicamentos estão disponíveis em várias formas, doses e vias de administração. O uso incorreto pode realmente reduzir a eficácia do medicamento e causar efeitos colaterais indesejados. É por isso que todo paciente deve saber como usar o medicamento antes de começar a tomá-lo.
Várias formas de administrar drogas
O modo de administração dos medicamentos é caracterizado por três fatores principais. Esses fatores incluem partes do corpo que precisam ser tratadas, reações ao medicamento no corpo e conteúdo do medicamento.
Por exemplo, existem certos medicamentos que são destruídos pelo ácido gástrico se tomados diretamente. Esse tipo de medicamento geralmente é administrado por injeção para evitar esses efeitos.
Para saber mais claramente, aqui estão as várias maneiras de administrar o medicamento:
1. Tomado diretamente (oral)
O uso de medicamentos por via oral geralmente se destina a medicamentos na forma de líquidos, comprimidos, cápsulas ou comprimidos para mastigar.
Esta é a forma mais comum de administrar medicamentos porque é muito mais fácil, segura e barata do que outros métodos.
Uma vez tomado, o medicamento será absorvido pela parede intestinal. Este processo pode ser afetado por outros alimentos e medicamentos que você toma.
Os medicamentos que foram absorvidos são decompostos pelo fígado antes de serem circulados pelo sangue por todo o corpo.
2. Injeções (parenterais)
Existem várias maneiras de administrar drogas por meio de injeções. Normalmente, esse método é diferente do local da injeção. Alguns deles:
- Subcutâneo. Este medicamento é injetado no tecido adiposo logo abaixo da pele. Esta droga então entra nos pequenos vasos sanguíneos (capilares) na corrente sanguínea para circular por todo o corpo. A insulina é uma das formas mais freqüentemente usadas de administrar esse medicamento.
- Intramuscular. Este método é destinado a pacientes que necessitam de doses maiores do medicamento. A droga é injetada diretamente no tecido muscular da parte superior do braço, coxa ou nádegas usando uma agulha grande.
- Intravenoso. Freqüentemente conhecido como infusão, o método de administração de medicamentos por via intravenosa é feito por meio da injeção de um líquido contendo o medicamento diretamente na veia. O medicamento pode ser administrado em dose única ou contínua.
- intratecal. Este método destina-se ao tratamento de doenças do cérebro, da coluna e de suas camadas protetoras. O medicamento é injetado por meio de uma agulha inserida na lacuna entre as duas colunas lombares.
3. Tópico
Os medicamentos tópicos são absorvidos diretamente pela superfície do corpo, especialmente pela pele. Exemplos de medicamentos tópicos são pomadas, loções, cremes, pós, géis e emplastros aplicados na pele.
Usar a droga de forma tópica tem a vantagem de que o efeito da droga será sentido imediatamente na parte do corpo que dela necessita.
O risco de efeitos colaterais também é menor porque os medicamentos não passam por outras áreas do corpo diretamente.
4. Supositórios (retais)
Os supositórios são um tipo de medicamento que é inserido pelo reto. Este tipo de medicamento é indicado para pacientes que não conseguem engolir o medicamento diretamente, sentem náuseas intensas ou precisam fazer jejum antes e depois da cirurgia.
Os supositórios são sólidos e contêm uma substância cerosa que se decompõe facilmente uma vez no reto. As paredes do reto consistem em uma superfície fina com muitos vasos sanguíneos para que a droga possa ser absorvida rapidamente.
5. Outras formas
Além dos vários métodos acima, você também pode usar o medicamento por meio de outros métodos, conforme necessário. Por exemplo:
- Comprimidos que são colocados sob a língua (sublingual) ou na parte interna da bochecha (bucal)
- Comprimidos, líquidos, géis, cremes ou anéis de remédios que são inseridos na vagina
- Colírio líquido
- Gotas para os ouvidos líquidos
- Partículas de drogas inaladas diretamente ou por meio de vapor
A forma como o medicamento é administrado tem um grande efeito na sua recuperação. Certifique-se de que toma o medicamento sempre da forma e na dose certa para reduzir o risco de efeitos secundários e outros problemas de saúde.
Pergunte ao seu médico se há coisas que você não entende sobre tomar medicamentos. Não altere a dose ou interrompa o uso sem permissão ou conselho de um médico.