9 alimentos antioxidantes para combater os radicais livres

Os radicais livres estão intimamente relacionados ao envelhecimento prematuro. Para combatê-lo, você precisa de antioxidantes. Apesar de ter antioxidantes, o corpo ainda precisa de muito mais para combater os efeitos dos radicais livres. Confira os seguintes alimentos ricos em antioxidantes!

Lista de alimentos ricos em antioxidantes

Muitos estudos comprovam que os radicais livres aumentam o risco de várias doenças, como a doença de Alzheimer, câncer, aterosclerose e doença de Parkinson.

Portanto, é importante comer alimentos incluindo frutas que são ricas em antioxidantes. Isso é para afastar os radicais livres. Neste caso, usamos uma medida especial chamada ORAC (Capacidade de absorção do radical de oxigênio).

ORAC é uma referência para descobrir quanta quantidade de antioxidantes o corpo pode absorver. Quanto maior for a pontuação ORAC, maior será o efeito no corpo.

Bem, abaixo está uma lista de alimentos ricos em antioxidantes que você precisa saber.

1. Cerejas

As cerejas são alimentos ricos em antioxidantes naturais, especialmente antocianinas, que também conferem às cerejas sua cor vermelha característica. Por 100 gramas de cerejas frescas, tem uma pontuação ORAC de 4.873.

Um estudo descobriu que comer pelo menos 20 cerejas por dia reduziu a dor da gota. Os antioxidantes das cerejas também são benéficos para prevenir o câncer e doenças cardíacas.

2. Pecans

Além de ser uma fonte de gordura e minerais, as nozes são ricas em antioxidantes. Por 100 gramas de nozes cristalizadas contêm 10,6 mmol de antioxidantes com uma pontuação ORAC de 5.095. A toupeira é uma unidade de medida da quantidade de uma substância.

Um estudo publicado na revista Nutrition Research relataram que o consumo regular de nozes aumentou drasticamente os níveis de antioxidantes no sangue.

As pecãs são ricas em antioxidantes polifenóis flavonóides que são benéficos para manter o coração, os ossos e a pele saudáveis. Os pecans também podem ajudar a prevenir a constipação.

3. Morangos como alimento rico em antioxidantes

Morangos são frutas que contêm altos níveis de vitamina C. A vitamina C é, na verdade, uma forma de antioxidante útil para manter a resistência do corpo, a elasticidade da pele e prevenir a anemia.

Além da vitamina C, outros antioxidantes contidos nos morangos são polifenóis. Em uma xícara ou o equivalente a cerca de 100 gramas, essa fruta contém cerca de 80 miligramas de vitamina C com alta atividade antioxidante.

4. Mirtilos

Outra fonte de antioxidantes são os mirtilos. Muitos estudos relatam que os níveis de antioxidantes do mirtilo são os mais altos de todas as frutas e vegetais.

Com base em cálculos que foram realizados em estudos em Nutrition Journal, por 100 gramas de mirtilos contêm 9,2 mmol de antioxidantes com uma pontuação ORAC de 9.019.

Pesquisa de Neurociência nutricional prova que os mirtilos são úteis para retardar o declínio da função cerebral que geralmente ocorre com a idade.

Diminuição da função cerebral em idosos e 5 maneiras eficazes de evitá-la

5. Chocolate amargo

Para vocês, amantes do chocolate, tente comer chocolate amargo com mais frequência do que chocolate ao leite. A razão é que o conteúdo mineral e antioxidante do chocolate amargo é muito maior do que o de outros chocolates em geral.

Em 100 gramas de chocolate escuro contém cerca de 15 moles de antioxidantes com uma pontuação ORAC de 20.816. A quantidade desse antioxidante até ultrapassa a mesma porção de mirtilos.

Um dos antioxidantes contidos no chocolate amargo, nomeadamente os flavonóis, pode ajudar a baixar a pressão arterial, ao mesmo tempo que reduz o risco de diabetes.

6. Framboesas

Em 100 gramas de framboesas, existem 4 mmol de antioxidantes e uma pontuação OCRA de 6.058. Esta fruta também é rica em vitamina C e minerais de manganês, que certamente são bons para o corpo.

Um estudo publicado em Nutrition Research descobriram que o conteúdo antioxidante em framboesas é eficaz em matar células cancerosas no estômago, cólon e órgãos da mama, até 90 por cento.

Acredita-se que essas vantagens venham de antioxidantes antocianinas que atuam para reduzir a inflamação e o estresse oxidativo que causa câncer. As framboesas também são úteis para reduzir o risco de doenças cardíacas.

7. O repolho roxo é rico em antioxidantes

O repolho roxo contém quatro vezes mais antioxidantes do que o repolho branco. Por 100 gramas desse tipo de repolho, contém 2,2 mmol de antioxidantes com uma pontuação ORAC de 2.496.

Excepcionalmente, a quantidade de antioxidantes no repolho roxo pode aumentar quando você o ferve. A pontuação ORAC em repolho roxo cozido foi de 3.145.

Assim como o morango e a framboesa, o repolho roxo também contém antioxidantes chamados antocianinas, que podem ajudar a reduzir a inflamação e o risco de doenças cardíacas.

8. Folhas de couve

Quem nunca comeu folhas de couve? Se você é um deles, deve tentar incluir este vegetal em seu menu.

A razão é que, além de conter muitos tipos de vitaminas, as folhas da couve também contêm antioxidantes até 2,7 mmol em cada porção de 100 gramas.

A forma de antioxidantes nas folhas da couve é a vitamina C e o ácido alfa-linoléico. Ambos são úteis para combater os radicais livres devido aos altos níveis de açúcar no sangue.

9. Espinafre

Esse vegetal, que é idêntico ao personagem de desenho animado Popeye, é de fato rico em vitaminas e outros nutrientes. Na verdade, os níveis de antioxidantes nos vegetais de espinafre não são tão altos quanto os outros.

Com uma quantidade de 0,9 mmol por 100 gramas, este vegetal ainda pode ser uma boa fonte de ingestão de antioxidantes. O conteúdo de luteína e zeaxantina ajudará a manter seus olhos saudáveis ​​dos danos causados ​​pelos raios ultravioleta.

Vamos, de agora em diante, preencha seu cardápio com uma variedade de alimentos ricos em antioxidantes!