Os antibióticos têm propriedades antibacterianas que podem ser usados para matar ou inibir o crescimento de bactérias. Os antibióticos são geralmente encontrados na forma de medicamentos. No entanto, na verdade, alguns ingredientes naturais ao seu redor têm essas propriedades antibióticas. Quais ingredientes antibióticos naturais estão disponíveis ao seu redor? Confira a lista abaixo.
1. Mel
O mel é o antibiótico natural mais antigo já descoberto. Desde os tempos antigos, os egípcios costumam usar o mel como um antibiótico natural e protetor da pele. O mel contém peróxido de hidrogênio, que pode atuar como componente de substâncias antibacterianas.
Além disso, o mel tem um baixo nível de pH, de modo que pode funcionar para atrair a umidade das bactérias, de modo que as bactérias se desidratem e morram.
Para usar o mel como antibiótico, aplique-o diretamente na área infectada do corpo. O mel verdadeiro pode ajudar a matar bactérias e ajudar no processo de cicatrização.
Se a infecção for em qualquer parte do corpo, você pode beber mel para ajudar no processo de cicatrização. Você pode engolir puro ou misturado a uma xícara de chá quente. No entanto, o mel não deve ser dado a bebês com menos de um ano de idade, porque o mel pode conter bactérias que podem produzir toxinas no intestino do bebê. Isso pode causar botulismo infantil.
2. Extrato de alho
O alho é uma substância natural como antimicrobiano. Um estudo publicado na revista Applied and Environmental Microbiology em 2011 descobriu que os compostos do alho são eficazes contra as bactérias. Portanto, não é surpreendente que o alho seja frequentemente usado como um antibiótico natural desde os tempos antigos.
Você pode comprar o extrato de alho em uma loja de ervas ou pode fazer o seu próprio, mergulhando alguns dentes de alho em azeite de oliva.
O alho é geralmente seguro para consumo. No entanto, o excesso de alho pode causar sangramento interno. Dois dentes de alho por dia ainda são bem recebidos pelo organismo.
Se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, consulte seu médico antes de usar o alho como antibiótico. A razão é que o alho em grandes doses pode fortalecer o efeito de diluição do sangue.
3. Óleo de cravo
Reportagem do Jornal Brasileiro de Microbiologia, o óleo de cravo tem propriedades antibacterianas. O óleo de cravo inibiu o crescimento de bactérias gram-negativas e gram-positivas. Devido a essas propriedades, o óleo de cravo pode ser usado como um antibiótico natural para combater bactérias. Não só pode combater bactérias, mas o óleo de cravo também tem propriedades antifúngicas e contém componentes antioxidantes.
4. Óleo de orégano
Reportando a página Healthline, acredita-se que o orégano estimule o sistema imunológico e atue como um antioxidante com propriedades antiinflamatórias. Infelizmente, não há pesquisas que comprovem essa verdade. No entanto, alguns estudos mostram que o óleo de orégano tem propriedades semelhantes a antibióticos.
Além disso, o óleo de orégano contém um composto chamado carvacrol. O carvacrol tem um papel importante no auxílio ao processo de cicatrização de infecções quando inalado pelo corpo. O óleo de orégano é freqüentemente usado para curar feridas (úlceras) no estômago e aliviar a inflamação.
5. óleo de tomilho
Este óleo demonstrou ajudar a combater bactérias. No Journal of Medicinal Chemistry de 2011, os pesquisadores testaram a eficácia do óleo de tomilho e o compararam com o óleo de lavanda. Esses dois óleos foram testados em mais de 120 cepas bacterianas. Algumas das bactérias testadas são: Estafilocócica, Escherichia, e Enterococcus.
Os pesquisadores descobriram que o óleo de tomilho era mais eficaz em matar bactérias do que o óleo essencial de lavanda. Este óleo de tomilho é apenas para uso externo. Antes de ser aplicado na pele inflamada e irritada, o óleo de tomilho deve ser dissolvido primeiro. Dissolva o óleo de tomilho em coco ou azeite de oliva.
Lembre-se de que os remédios à base de ervas nem sempre são seguros para todos. Especialmente se você tiver certas condições ou alergias. Se você sentir os sintomas de uma infecção bacteriana, como febre, verifique com seu médico. Em seguida, pergunte ao seu médico se você pode tomar antibióticos naturais para acelerar a cura e quais são os efeitos colaterais.
Sem a supervisão de um médico ou fitoterapeuta, você não é aconselhado a se tratar com antibióticos naturais.