O peixe é um dos alimentos que podem ser dados a crianças de 6 meses na alimentação complementar (MPASI), porque é rico em nutrientes. Existem vários tipos de peixes que você pode incluir na dieta do seu filho, aqui está uma lista.
Tipos de peixes que são bons para alimentos sólidos infantis
Há um mito que diz que dar peixe aos bebês deve ser adiado até a criança completar 1 ano de idade, para prevenir alergias. Isso é verdade?
Reportagem do site oficial da Associação de Pediatras da Indonésia (IDAI), é puro mito. Retardar a alimentação dos peixes até a idade de um ano não tem efeito na prevenção de alergias.
Na verdade, o peixe é rico em proteínas e confere uma variedade de texturas e sabores à língua do bebê. No entanto, se ocorrer uma reação alérgica em seu bebê, você pode consultar um médico para obter a melhor solução.
Aqui está uma variedade de bons peixes locais que são fáceis de encontrar no mercado para servir de menu de comida para bebês:
1. Cavala
Este tipo de peixe possui um teor de proteínas muito elevado. Com base nos dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas de cavala contém:
- Energia: 125 calorias
- Proteína: 21,3 gramas
- Gordura: 3,4 gramas
- Carboidratos: 2,2 gramas
- Cálcio: 136 mg
- Fósforo: 69 mg
- Potássio: 245 mg
A cavala também tem mais ácidos graxos ômega 3 do que o salmão. Em 100 gramas de cavala, contém 2,2 gramas de ácidos graxos ômega 3.
2. Peixe-gato
Quem não conhece este peixe? O bagre tem uma forma distinta e característica com longos 'bigodes' nos cantos de ambas as bocas.
Nutricionalmente, o bagre é muito adequado para ser incluído no cardápio complementar do bebê, pois é rico em proteínas e gorduras.
Com base nos dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas de bagre contém:
- Energia: 372 calorias
- Proteína: 7,8 gramas
- Gordura: 36,3 gramas
- Carboidratos: 3,5 gramas
- Cálcio: 289 mg
- Fósforo: 295 mg
- Ferro: 5,3 mg
A textura do peixe-gato também é macia e os espinhos da carne não são lisos, tornando o peixe-gato adequado para os bebés comerem como menu complementar.
Os pais também acharão mais fácil processar este peixe porque não estão muito preocupados com os espinhos. Ao processá-lo, certifique-se de remover os espinhos e os ossos para que nenhum deles permaneça na carne.
3. Snakehead
O peixe Snakehead tem uma textura de carne macia e macia, facilitando o seu processamento. Para 100 gramas de peixe cabeça de cobra, ele contém os seguintes nutrientes:
- Energia: 80 calorias
- Proteína: 16 gramas
- Cálcio: 170 mg
- Fósforo: 139 mg
- Potássio: 254 mg
Você pode processar peixe cabeça de cobra fervendo-o, cozinhando-o no vapor ou fritando-o.
4. Enguia
Este pequeno animal tem muitas calorias que podem aumentar a energia do bebê em um dia. Pelo menos, em 100 gramas de enguia frita continha:
- Energia: 417 calorias
- Proteína: 25,9 gramas
- Gordura: 19,4 gramas
- Carboidratos: 32 gramas
- Cálcio: 840 mg
- Fósforo: 872 mg
- Potássio: 217 mg
Altas calorias, proteínas e gorduras tornam as enguias úteis para aumentar o peso do bebê. Também tem um sabor delicioso, por isso pode aumentar o apetite do seu filho.
5. Goldfish
Mesmo sendo um peixe de muitos espinhos finos, o peixinho dourado ainda faz parte da lista de ingredientes do cardápio de comidas complementares do bebê.
A partir de 100 gramas de peixinho dourado, contém:
- Energia: 86 calorias
- Proteína: 16 gramas
- Cálcio: 20 mg
- Fósforo: 150 mg
- Potássio: 276 mg
Embora contenha muitos benefícios, os pais precisam ter cuidado ao processar o peixe dourado porque há muitos espinhos na carne.
A textura das espinhas também tende a ser lisa e transparente, por isso às vezes pode ser um pouco difícil durante o cozimento.
6. Tilápia
Não é difícil conseguir mujair porque este tipo de peixe pode ser encontrado nos mercados tradicionais. Em detalhe, em 100 gramas de tilápia frita contém:
- Energia: 416 calorias
- Proteína: 46,9 gramas
- Gordura: 23,9 gramas
- Cálcio: 346 mg
- Fósforo: 654 gramas
- Ferro: 0,9 mg
- Potássio: 278 mg
Você pode servir tilápia cozendo no vapor, fervendo ou fritando. Ajuste a textura da carne do peixe à idade do bebê como menu de alimentação complementar.
7. Atum
O atum pode ser incluído no cardápio de alimentos complementares do bebê porque contém muitos nutrientes e nutrientes. Com base nos dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas de atum contém:
- Energia: 198 calorias
- Proteína: 36,5 gramas
- Gordura: 2,2 gramas
- Carboidratos: 5,5 gramas
- Cálcio: 236 mg
- Fósforo: 346 mg
- Ferro: 3,7 mg
- Potássio: 302 mg
O atum é rico em potássio e proteínas, que atuam no desenvolvimento do cérebro do bebê, no sistema imunológico e no equilíbrio dos níveis do hormônio tireoidiano.
8. Milkfish
Este peixe também é bom para servir de menu complementar a bebés a partir dos 6 meses. A partir de 100 gramas de milkfish contém:
- Energia: 296 Cal
- Proteína: 17,1 gramas
- Gordura (gordura): 20,3 gramas
- Carboidratos: 11,3 gramas
- Cálcio: 1.422 mg
- Fósforo: 659 mg
- Ferro: 1,9 mg
Milkfish também tem um alto teor de DHA, que é útil para aumentar a inteligência do cérebro do bebê. Você pode colocar peixes na panela de pressão no cardápio de alimentos complementares do bebê para facilitar o processo de cozimento.
9. Teri
Você se preocupa com o gosto salgado ao dar anchovas como cardápio de papinha? É melhor se livrar desse medo porque, embora seja um pouco salgado, as anchovas são peixes com baixo teor de mercúrio.
A partir de 100 gramas de anchova contém:
- Energia: 170 cal
- Proteína: 33,4 gramas
- Gordura: 3 gramas
- Cálcio: 1200 mg
- Fósforo: 1500 mg
- Ferro: 3,6 mg
Anchovas são peixes que possuem uma variedade de métodos de preservação e tendem a ser muito salgados. Para reduzir o salgado, você pode mergulhar as anchovas em água morna por 10 minutos antes de cozinhar.
Misture as anchovas com vegetais e carne para maior variedade. A partir de agora, vamos dar uma variedade de peixes processados no MPASI do seu filho!
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!