Você ou um parente próximo tem pele com pequenas manchas, como pele de frango? Por exemplo, como arrepios que não vão embora? Pode ser que você ou seus parentes tenham uma doença de pele chamada ceratose pilar. Não é bonito de se ver, mas não custa dar uma espiada no que, afinal, é a ceratose pilar?
A ceratose pilar é uma doença congênita
Queratose pilar ou doença de pele de galinha é uma doença genética (congênita) que causa o processo de queratinização dos folículos pilosos da pele. Portanto, na verdade, os nódulos ásperos que aparecem são células mortas da pele que se acumularam nos folículos capilares da pele.
Não tenha medo, esta doença é muito comum e vivida por muitas pessoas. Aproximadamente 50-80 por cento dos adolescentes e 40 por cento dos adultos têm doenças de pele semelhantes.
A ceratose pilar geralmente é mais grave na puberdade e, com o tempo, melhora ou desaparece por conta própria. Às vezes, na verdade, essa condição muitas vezes não é percebida pelo paciente. Essa condição geralmente dura a vida toda, com períodos de desaparecimento e aparecimento por conta própria que são difíceis de prever.
Sinais e sintomas de ceratose pilar
Esta doença é caracterizada por manchas pequenas e ásperas que parecem pele crua de frango ou pele humana rastejando. No entanto, essa pele arrepiada é permanente ou permanente. Às vezes, a ceratose pilar também causa coceira nos pacientes. Essa condição geralmente aparece em áreas específicas, como braços e coxas. Em crianças, além dos braços e coxas, também pode aparecer nas bochechas.
Esta condição da pele é completamente inofensiva para você e não é contagiosa para as pessoas ao seu redor. Você e seus familiares podem ter essa condição. No entanto, isso ocorre mais porque essa condição de pele é congênita ou pode ser herdada geneticamente dos avós, pais ou netos.
Infelizmente, a causa exata desta condição não é conhecida
Embora a causa exata dessa condição ainda não seja conhecida, a ceratose pilar está frequentemente associada a outras doenças de pele seca. Por exemplo, na ictiose vulgar (condição da pele escamosa) e dermatite atópica. No entanto, essa condição também ocorre com frequência em pessoas com asma e histórico de certas alergias.
As sardas não têm cura, só podem ser controladas
Esta condição da pele não pode ser curada porque a causa em si não foi encontrada. Geralmente, essas manchas na pele vão melhorar por conta própria com a idade, há até casos que podem desaparecer por conta própria sem receber nenhum tratamento.
A ceratose pilar não tem cura, mas pode ser controlada. O mais importante é evitar que a pele resseque e a mantenha hidratada. Por exemplo, usando sabonete com alto teor de umidade. Uso loção corporal regularmente, especialmente após o banho, também é importante para melhorar essa condição da pele.
Por outro lado, esfregando também pode ser uma opção para remover células mortas da pele que obstruem os folículos capilares. Se essa condição o incomodar, você deve conversar diretamente com seu dermatologista.