A gravidez de 9 meses é muito importante observar. Na verdade, toda semana o feto no útero realiza vários desenvolvimentos importantes. Por isso, é importante que as gestantes atendam às suas necessidades nutricionais. A nutrição desempenha um papel muito importante no apoio a todo o crescimento e desenvolvimento do feto no útero, desde o início da gravidez até o parto da mãe. Então, quais são os nutrientes no primeiro trimestre da gravidez que são importantes para as mulheres grávidas?
O que acontece durante o primeiro trimestre da gravidez?
O primeiro trimestre de gravidez vai da primeira semana à 13ª semana de gravidez. Estas são semanas importantes para o desenvolvimento do seu feto. A partir da fertilização, o óvulo fertilizado se fixa à parede uterina.
Então, por volta da 5ª semana de gravidez, ocorre o período embrionário (onde o cérebro, a medula espinhal, o coração e outros órgãos começam a se formar). Na semana seguinte, as partes do corpo do bebê também começam a se formar, como cabeça, olhos, boca, pescoço, pés, mãos e outros.
Vendo os muitos desenvolvimentos importantes do feto, por isso é importante que as mulheres grávidas cumpram a nutrição nas semanas do primeiro trimestre de gravidez. Isso é muito importante para a sobrevivência do bebê no futuro. A falta de nutrientes essenciais neste momento pode resultar em crescimento prejudicado e no desenvolvimento inicial do bebê. Esse efeito pode ser permanente até o nascimento do bebê.
Quais são os nutrientes no primeiro trimestre da gravidez que são importantes para as mulheres grávidas?
Algumas importantes nutrição do primeiro trimestre e que devem ser satisfeitas por mulheres grávidas são:
1. Folato
O folato é muito necessário no primeiro trimestre da gravidez. Na verdade, é altamente recomendável conhecer esses nutrientes antes de engravidar. Por quê? Porque no início da gravidez o folato é necessário para apoiar o desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê. A falta de ingestão de folato no primeiro trimestre da gravidez pode fazer com que o bebê tenha defeitos de nascença.
Você pode obter folato de vegetais de folhas verdes (como espinafre, couve, aspargo e brócolis), frutas cítricas (como laranja) e nozes. Algumas de vocês também podem precisar tomar suplementos de ácido fólico durante a gravidez (conforme recomendado pelo seu médico).
2. Proteína
A principal função da proteína é como uma substância de construção do corpo, necessária para formar novas células e também para reparar células. Portanto, a proteína é necessária no primeiro trimestre da gravidez, onde há muito desenvolvimento de células, tecidos e órgãos no feto.
Você pode obter proteínas facilmente, de ovos, tofu, tempeh, peixe, frango, carne, nozes, leite e laticínios. Em um dia, você precisa comer pelo menos 2-3 porções de fontes de proteína.
3. Vitamina A
Suas necessidades de vitaminas aumentam ligeiramente durante a gravidez. A vitamina A é necessária para o desenvolvimento da visão do bebê, bem como para estimular o sistema imunológico do bebê. A vitamina A também é necessária para o desenvolvimento das células do bebê no útero. Você pode obter vitaminas de vegetais e frutas.
É melhor evitar consumir fígado e seus produtos (como óleo de fígado de bacalhau). O alto teor de vitamina A no fígado pode realmente prejudicar a gravidez. Talvez você não precise tomar suplementos de vitamina A.
4. Cálcio e vitamina D
Esses dois nutrientes são necessários aos bebês para o crescimento de seus ossos e dentes. O cálcio também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, bem como o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso. Você pode obter cálcio do leite e seus produtos, como queijo e iogurte. Certos vegetais também contêm cálcio, como brócolis e couve. O cálcio também pode ser obtido a partir de peixes comidos com os ossos, como anchovas, sardinhas e salmão. Você também pode obter vitamina D do salmão e de outros peixes gordurosos.
5. Ferro
Durante a gravidez, você precisa de mais ferro porque a produção de sangue aumenta. Esse ferro é usado para produzir hemoglobina (que faz o oxigênio circular por todo o corpo e pelo feto). A falta de reservas ou ingestão de ferro durante a gravidez pode colocar as mulheres grávidas em risco de anemia por ferro. A anemia de ferro grave durante a gravidez pode aumentar o risco de parto prematuro, bebês com baixo peso ao nascer (BPN) e depressão pós-parto.
Você pode atender às suas necessidades de ferro com carne vermelha magra, frango, peixe, vegetais verdes (como espinafre e brócolis) e feijão.