7 causas da insônia durante a gravidez e soluções para dormir melhor

Durante a gravidez, o corpo passa por várias mudanças, de modo que costuma causar várias queixas durante a gravidez, como insônia. Basicamente, essa condição não é perigosa. No entanto, você ainda precisa de descanso adequado para a saúde da mãe e do feto. Verifique quais são as causas e como lidar com a insônia ou dificuldade para dormir durante o início da gravidez.

O que é insônia durante a gravidez?

Insônia ou dificuldade para dormir durante a gravidez não significa apenas que é difícil adormecer. Porém, a condição quando a qualidade do sono das gestantes é ruim, pois muitas vezes elas acordam à noite e são difíceis de fechar novamente.

Freqüentemente, embora seja difícil dormir, as mães acordam cedo o suficiente para que seu descanso não seja o ideal.

Algumas mulheres grávidas começaram a ter problemas para dormir desde o primeiro trimestre ou no início da gravidez.

Citando a American Pregnancy Association, a insônia durante a gravidez é uma condição normal e afeta 78 por cento das mulheres grávidas.

Portanto, as mães não precisam se preocupar muito porque, na verdade, a insônia não é perigosa para o bebê no útero.

Normalmente, a insônia ou dificuldade para dormir durante o início da gravidez é caracterizada por condições como:

  • frequentemente acorda à noite
  • achar difícil voltar a dormir, e
  • não se sinta revigorado ao acordar.

Causas de insônia durante a gravidez

A principal causa da insônia durante a gravidez não é conhecida com certeza. No entanto, existem outros fatores que fazem com que as mulheres grávidas tenham insônia ou dificuldade para dormir, que são os seguintes.

1. O estômago sente azia

Às vezes, as mulheres grávidas apresentam distúrbios digestivos devido a alterações hormonais durante a gravidez, causando azia e dificultando o sono.

Para evitar isso, tente não comer dentro de duas horas antes de ir para a cama, evitando principalmente o consumo de alimentos picantes.

Outra maneira é usar um travesseiro mais alto. Mude a posição de dormir do seu lado esquerdo para evitar que o ácido estomacal suba para o esôfago e prevenir dores no peito.

2. Movimento do bebê no útero

Movimentos ativos do bebê podem fazer a mãe acordar do sono, causando insônia durante a gravidez.

O motivo é que os bebês geralmente passam de chutes para torções. Se o bebê chutar em direção às costelas, geralmente é o suficiente para acordar a mãe e se sentir desconfortável.

A única maneira é aproveitar e tentar ficar relaxado. A mãe pode respirar fundo e expirar lentamente para que o corpo fique mais relaxado.

3. Micção mais frequente

Não é incomum que as mães urinem com mais frequência durante a gravidez, inclusive à noite.

Freqüentemente, essa é a causa da insônia ou dificuldade para dormir das mães durante a gravidez.

A capacidade da bexiga geralmente diminui à medida que o útero continua a aumentar.

Uma maneira de superar isso é beber o mínimo de água possível em uma ou duas horas antes de deitar para limitar a intensidade da micção no meio do sono.

4. Estômago que continua a crescer

A condição do estômago que continua a crescer durante a gravidez pode ser muito desconfortável, fazendo com que a mãe fique insone.

As mães podem experimentar várias posições para dormir durante a gravidez e usar travesseiros para dormir especiais para mulheres grávidas para aumentar o conforto do sono.

5. Cãibras nas pernas e dores nas costas

Cãibras nas pernas e dores nas costas são muito comuns em mulheres grávidas. Isso pode ser a causa da insônia, dificuldade para dormir ou acordar de um sono profundo durante o início da gravidez.

Para superar a dor nas costas, as mães podem dormir de lado colocando um travesseiro entre as pernas para reduzir a pressão.

Enquanto isso, para evitar cãibras nas pernas, as mães também podem alongar e aumentar a rigidez ao sentar ou dormir.

6. Ansiedade

A última possibilidade da causa da insônia durante a gravidez é um fator de ansiedade ao estresse. Durante a gravidez, as mulheres costumam sentir ansiedade excessiva.

Partir de pensar sobre as mudanças na forma do corpo para imaginar o processo de dar à luz no terceiro trimestre, que muitas vezes causa seu próprio medo.

Não há nada de errado em se mimar e relaxar, uma das quais é tomar um banho quente antes de dormir.

7. Perturbação do sono

Um dos distúrbios do sono que podem causar insônia ou dificuldade para dormir durante a gravidez é a síndrome das pernas inquietas.

De acordo com a National Sleep Foundation, cerca de 1 em cada 4 mulheres grávidas têm pernas inquietas. Isso pode dificultar o sono da mãe porque causa uma grande necessidade de mover as pernas ao se deitar.

Como lidar com a insônia durante a gravidez

Como foi explicado um pouco acima, a insônia ou a dificuldade para dormir durante o início da gravidez não é algo com que as mães se preocupem muito.

Então, qual é a solução para as gestantes que têm dificuldade para dormir à noite? Aqui estão algumas maneiras de superar o que você pode fazer.

  • Mude a posição de dormir.
  • Prepare-se antes de dormir, como um banho quente ou massagem.
  • Torne a atmosfera da sala mais confortável.
  • Experimente técnicas de relaxamento nas aulas de parto.
  • Praticar exercícios ou atividades físicas durante o dia.
  • Leia um livro e beba leite morno.

Se a insônia durante a gravidez persistir e a mãe tiver outros problemas de saúde, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado.