Mudanças nas condições corporais que são tão rápidas durante a gravidez podem afetar o apetite da mãe. As mulheres grávidas podem sentir desejos estranhos, comer com mais frequência à noite ou, na maioria dos casos, ficar com fome rapidamente. Então, como as mudanças corporais podem causar fome com mais frequência durante a gravidez?
Condições que costumam deixar as mulheres grávidas com fome
Algumas mulheres podem sentir um aumento do apetite no primeiro trimestre da gravidez. No entanto, também há uma nova experiência no segundo trimestre. Sempre que você experimenta, esta é uma condição comum que qualquer pessoa pode experimentar durante a gravidez.
As causas também são muito diversas, mas em geral os fatores são os seguintes:
1. Aumento do hormônio progesterona
As mulheres grávidas sentem fome rapidamente porque o hormônio progesterona aumenta no início do trimestre da gravidez.
Progesterona alta pode afetar o funcionamento dos hormônios grelina e leptina. A grelina provoca fome, enquanto a leptina faz você se sentir saciado.
Durante a gravidez, o corpo não responde bem aos sinais do hormônio leptina. Ao mesmo tempo, a quantidade de grelina aumenta, especialmente durante os primeiros seis meses de gravidez. Em última análise, essas duas coisas fazem as mulheres grávidas sentirem fome.
2. Desidratação
Durante a gravidez, o corpo precisa de mais fluidos para apoiar o desenvolvimento fetal. A falta de ingestão de líquidos tornará as mulheres grávidas vulneráveis à desidratação. Além da sede e das dores de cabeça, os sintomas de desidratação às vezes podem imitar a fome.
Mulheres grávidas que passam fome rapidamente podem ficar desidratadas. A desidratação durante a gravidez é muito perigosa, pode diminuir o líquido amniótico e o leite materno e até mesmo provocar um parto prematuro.
Para evitar isso, as mulheres grávidas precisam beber pelo menos 8-12 copos de água todos os dias.
3. Estresse
O estresse durante a gravidez é normal.
O gatilho pode vir das dificuldades da mãe em lidar com mudanças na forma do corpo, hormônios e até mesmo humor que sobe e desce. O estresse começará a diminuir quando você se acostumar com as mudanças que estão ocorrendo.
Embora seja normal, o estresse excessivo pode causar distúrbios do sono, dores de cabeça e um aumento drástico no apetite em mulheres grávidas.
O surgimento do hormônio cortisol durante o estresse também pode interferir na função dos hormônios grelina e leptina, causando fome mais rápido.
4. Falta de sono
Mulheres grávidas que passam fome rapidamente podem não comer menos, mas dormir menos. Essa condição geralmente é causada por queixas durante a gravidez, como falta de ar, dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir ou micção frequente.
A falta de sono pode aumentar a produção de grelina e diminuir a quantidade de leptina. As mulheres grávidas não só não dormem o suficiente, mas também sentem fome constantemente, embora tenham comido o suficiente.
5. Não comer alimentos nutritivos
Para apoiar o desenvolvimento fetal, suas necessidades calóricas aumentarão em cerca de 300 kcal por dia durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. A comida que você ingere não deve ser apenas rica em calorias, mas também conter uma variedade de nutrientes.
Comida sem qualidade e os alimentos doces podem de fato atender às necessidades calóricas diárias, mas a sensação de saciedade que eles fornecem não dura muito. Sem uma ingestão equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis e fibras, as mulheres grávidas sentirão fome mais rápido.
As mudanças durante a gravidez terão um grande impacto nas condições do seu corpo e da sua mente. Sem perceber, coisas aparentemente simples como falta de sono, falta de bebida e estresse também podem fazer você sentir fome com mais facilidade.
Se você é uma mulher grávida que sente fome rapidamente, tente examinar novamente qual pode ser a causa. Enquanto supera as condições que causam a fome, não se esqueça de comer alimentos ricos em nutrientes para a saúde de você e de seu bebê.