“Ansos” é uma sigla moderna popularizada por jovens indonésios, que vem da sigla para “anti-social”. Este termo é freqüentemente usado para pessoas que são consideradas indiferentes, não têm amigos e "não são gíria".
Muitas pessoas ainda interpretam mal ou usam este termo para obscurecer seu verdadeiro significado. Essa mudança de significado devido à influência da cultura moderna faz com que "ansos" e "anti-social" sejam considerados muito casuais e muitas vezes são considerados anti-sociais.
Anti-social não é o mesmo que introvertido
Freqüentemente, assume-se que os traços de personalidade introvertidos são tímido, fobia social ou até mesmo evita situações sociais. Mas não se engane. Muitos introvertidos se socializam facilmente; eles ficam mais confortáveis quando não estão se socializando.
Durante a socialização, os sinais enviados pela amígdala e pelo neucleus accumbens (partes do cérebro associadas à alegria e ao sistema de recompensa) em cérebros introvertidos não disparam tão ativamente quanto os extrovertidos. Como resultado, se os extrovertidos se sentem felizes ao socializar, os introvertidos não se sentem assim.
Os introvertidos também tendem a usar mais o lobo frontal, que é a parte do cérebro responsável por planejar, pensar na solução de problemas e lembrar. Os introvertidos não têm medo de atividades sociais, mas pode parecer que têm, porque tendem a processar as coisas internamente e pensar antes de falar.
Em suma, ansos e introvertido são dois termos completamente opostos em psicologia.
É importante entender que ser introvertido é apenas uma variedade de tipos de personalidade, e não um transtorno de personalidade. Este é o resultado da formação de vários fatores, tanto internos quanto externos.
Então, o que é anti-social?
O transtorno de personalidade é uma condição formada por experiências pessoais e comportamento desviante, geralmente os primeiros sintomas são vistos na adolescência ou na idade adulta jovem, é estável ao longo do tempo e leva ao sofrimento pessoal ou incapacidade.
Um transtorno de personalidade é uma condição séria de saúde mental que afeta o modo como uma pessoa pensa, sente, aceita idéias ou se relaciona com outras pessoas.
O transtorno de personalidade anti-social é caracterizado por padrões de comportamento que são exploradores, enganosos, que ignoram a lei, violam os direitos dos outros e são violentos (tende a ser criminoso), sem um motivo claro ou lógico. Pessoas com transtorno anti-social terão um histórico de problemas comportamentais na infância, como evasão escolar, quebra de normas (por exemplo, cometer um crime ou abuso de substâncias) e outros comportamentos destrutivos ou agressivos.
A gravidade dos sintomas anti-sociais pode variar. Um padrão de comportamento que parece particularmente perigoso, violento e horrível é conhecido como transtorno psicopático ou sociopático. Ainda há muito debate sobre a precisão das descrições dos dois, mas o comportamento sociopata é caracterizado por uma consciência falha; sabem o que é certo e o que é errado, mas eles os ignoram. Enquanto um psicopata é caracterizado por uma falta de consciência (ou nenhuma).
Por causa dessa tendência manipuladora, seria difícil para as pessoas comuns saberem dizer quem era honesto ou não a partir de cada palavra.
Qual é a diferença entre anti-social e asocial?
Por outro lado, asocial é uma disfunção da personalidade caracterizada por se retrair e evitar voluntariamente qualquer interação social. Um asocial tende a ser indiferente aos outros, às vezes rude.
O comportamento associal difere do comportamento anti-social, pois o comportamento anti-social implica ódio pelos outros ou antagonismo em relação a outras pessoas ou à ordem social geral. Traços associais são freqüentemente vistos em alguns introvertidos, mas a associalidade extrema geralmente ocorre em pessoas que têm certas condições clínicas, como transtorno bipolar, autismo, esquizofrenia, depressão, síndrome de Asperger e depressão. transtorno de ansiedade social.
LEIA TAMBÉM:
- A diferença entre um psicopata e um sociopata
- Características de uma pessoa que sofre de transtorno narcisista
- Reconhecendo as características das pessoas que estão em risco de suicídio