A cúrcuma é uma especiaria que pertence à família do gengibre. O açafrão-da-índia laranja, que é mais comumente encontrado e processado em pratos do dia-a-dia, tem muitos benefícios comprovados. Bem, o irmão da cúrcuma laranja, a cúrcuma branca, revelou ter conteúdos diferentes, mas é igualmente eficaz no tratamento de vários tipos de doenças. Venha, veja para mais detalhes.
Informações sobre o açafrão branco em um relance
Açafrão-da-índia branca ou muitas vezes também chamado de Zedoaria ( Curcuma Zedoaria ) é um tipo de planta em que quase todas as suas partes podem ser utilizadas para fins medicinais, como raízes, óleo e folhas. Esta planta é nativa da Índia e da Indonésia, mas também é cultivada na Europa, nos Estados Unidos e em outras partes da Ásia. Esta planta é comumente encontrada em vários países como Bangladesh, Sri Lanka, Índia, China, Japão, Brasil, Nepal e Tailândia.
Este cúrcuma tem uma polpa mais macia e tem um sabor muito semelhante ao do gengibre, embora deixe um gosto amargo na boca. O açafrão-da-índia agora raramente é usado como tempero para cozinhar e costuma ser substituído pelo gengibre. No entanto, em algumas cozinhas asiáticas, a cúrcuma ainda é usada. Na Indonésia, açafrão branco em pó é frequentemente adicionado a pratos de curry. Na Tailândia, a cúrcuma branca fatiada é usada como um ambientador para salada.
Esta planta também contém óleos essenciais, amido e curcumina. Acredita-se que o óleo essencial de açafrão-da-índia branca reduz o impacto de certos radicais livres. Na Índia, esta planta é usada tradicionalmente para o tratamento de dores menstruais, úlceras, vômitos e câncer.
Benefícios da cúrcuma branca para a saúde
1. Antimicrobiano e antifúngico
Cúrcuma branca exibe potente atividade antimicrobiana e antifúngica. A pesquisa provou que o extrato de açafrão branco pode combater várias espécies de bactérias que podem causar doenças, como E. coli causa de muitos distúrbios digestivos, como diarreia e intoxicação alimentar, bem como Staphylococcus aureus Causa úlceras, impetigo, celulite, sepse e osteomielite.
O extrato de açafrão branco também pode combater infecções fúngicas Candida e Aspergillus . O açafrão-da-índia também pode reduzir o número de bactérias nocivas na boca, com os mesmos resultados que os anti-sépticos bucais disponíveis no mercado.
2. Remédio natural para alergia
A cúrcuma branca contém compostos curcuminóides que são úteis como antialérgicos e comprovadamente capazes de superar os sintomas de reações alérgicas na pele. A cúrcuma funciona como um anti-histamínico para bloquear a atividade das proteínas que causam inflamação e prevenir a liberação de histamina, uma substância química que desencadeia reações alérgicas.
3. Anti-câncer
Acredita-se que a cúrcuma branca seja capaz de inibir a metástase do câncer ou a propagação do câncer de um órgão para outro. No entanto, sua eficácia no tratamento do câncer ainda requer mais pesquisas.
4. Manter a saúde digestiva
Por milhares de anos, a cúrcuma branca foi usada para tratar problemas digestivos. Este óleo essencial de cúrcuma clara é relatado como útil no tratamento de cólicas, espasmos musculares, diminuição do apetite, vermes intestinais, flatulência, evacuações infrequentes e um gosto amargo da língua. É também um auxílio natural na prevenção da inflamação intestinal induzida pelo estresse.
5. Antídoto para picadas de cobra
O açafrão-da-índia também pode ser um antídoto para picadas de cobra, pois o extrato atua inibindo a atividade do veneno de cobra.
6. analgésico
A cúrcuma é um analgésico melhor do que a aspirina porque contém compostos naturais que podem ajudar a aliviar a dor. Esta especiaria nativa da Indonésia tem sido usada desde a época de nossos ancestrais para tratar doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerosa). Também é usado para proteger os pulmões de pacientes asmáticos, suprimindo a inflamação nos brônquios que pode levar ao estreitamento das vias aéreas durante a terapia de curto prazo.
Outro benefício do açafrão é como antiinflamatório, graças ao seu conteúdo diurético. Portanto, acredita-se que essa especiaria seja capaz de superar a dor nas articulações devido ao reumatismo e à artrite. As propriedades diuréticas do zedoário auxiliam na eliminação das substâncias tóxicas do corpo e do excesso de líquidos, especialmente nas articulações. Se não houver desintoxicação, pode causar inflamação e dor nos casos de artrite e reumatismo. A cúrcuma branca também reduz a temperatura corporal durante a febre, combatendo infecções e promovendo a transpiração.
E, como mencionado acima, a zedoaria pode ser usada para aliviar a dor menstrual. No entanto, alguns especialistas sugerem que a cúrcuma não deve ser usada por mulheres que apresentam sangramento menstrual intenso.