Não são poucas as pessoas que se queixam de dor de cabeça ao acordar. Algumas pessoas até se sentem instáveis até cair quando saem da cama porque acordam com tonturas. O que você acha que causa tontura ao acordar? Existe uma maneira de resolver isso?
Acordei tonto, pode ser porque você se assustou com o alarme
Em geral, a tontura após acordar ocorre devido a uma queda temporária da pressão arterial quando você muda de posição repentinamente - de deitar a noite toda, sentar ou levantar imediatamente - por exemplo, ao ser acordado por um alarme ou uma batida no porta.
Quando você se levanta muito rápido, a força da gravidade puxa toda a corrente sanguínea direto para as pernas. Como resultado, a pressão arterial diminui e o cérebro não recebe um suprimento de sangue adequado. O cérebro privado de sangue então ordena que o coração trabalhe mais e contraia os vasos sanguíneos em um esforço para compensar e restaurar a pressão arterial ao normal.
Infelizmente, esse mecanismo de compensação às vezes pode não acontecer a tempo ou mesmo ser bloqueado, de modo que a falta de suprimento de sangue para o cérebro pode desencadear os sintomas. Além de acordar com tonturas e instabilidade, levantar-se repentinamente também pode causar confusão, náusea ou visão turva. Os sintomas ocorrem de segundos a minutos após a pressa para se levantar. As reclamações geralmente diminuem rapidamente se você voltar a sentar-se ou deitar-se.
No entanto, a tontura ao acordar pode ser causada por muitas outras coisas. Sentir tonturas também pode ser um sinal de uma condição médica latente.
Vários problemas de saúde que podem causar tonturas ao acordar
Se a sua tontura ao acordar não é devido ao som alto do alarme matinal, aqui estão alguns problemas de saúde que podem estar por trás disso. Se não for tratada e não tratada posteriormente, essas queixas podem colocá-lo em risco de queda, convulsões ou até perda de consciência, especialmente para pessoas idosas.
Desidratação
Uma das causas mais comuns de tontura depois de acordar é porque o corpo está desidratado. Dores de cabeça e tonturas ao acordar, por exemplo, podem ser sintomas de uma ressaca depois de você ter bebido muito álcool na noite anterior. Beber álcool antes de dormir pode desidratar o corpo.
Mesmo que não beba álcool, você ainda pode estar desidratado. Isso pode se basear no fato de você trabalhar em um ambiente quente, não beber água suficiente durante as atividades do dia anterior, como consumir líquidos diuréticos como café e chá, ou se você é o tipo de pessoa que transpira facilmente.
Baixo teor de açúcar no sangue
A tontura ao acordar também pode ser um sinal de que seus níveis de açúcar no sangue estão baixos. Além do mais, se você tem diabetes e usa insulina, pode ser a causa de suas tonturas ao acordar.
No entanto, se ao acordar sentir tonturas e sentir que anda muito tempo, além de se sentir cansado, é aconselhável consultar um médico. Isso pode ser um sintoma de hipoglicemia que deve ser tratado imediatamente.
Então, como diminuir o risco de tontura ao acordar?
A coisa mais importante que você pode fazer para reduzir as dores de cabeça matinais é manter-se hidratado no dia anterior. Mesmo que você não sinta sede, seu corpo ainda corre o risco de ficar desidratado, especialmente se você tiver um trabalho muito ativo fisicamente, trabalhar ao ar livre ou fizer muitos exercícios ou exercícios intensos.
Beber muita água evita que você fique desidratado e problemas como fraqueza, tontura ou falta de energia podem ser superados desde o início. Mas também não beba água. Evite beber bebidas alcoólicas, especialmente antes de dormir, e beba um copo de água antes e depois de acordar. Compacto para maior comodidade, você pode manter um copo ou garrafa ao lado de sua cama para bloquear os sabores preguiçoso Beba água de manhã e à noite.
Se alguma dessas coisas não funcionar, você pode ter um problema de saúde que está causando tonturas. Portanto, é uma boa idéia consultar seu médico para tentar determinar a causa da tontura que você sente ao acordar.