Quando você ouve o colesterol, pode pensar nele como uma substância prejudicial que causa vários problemas de saúde. Começando com um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, um derrame. Na verdade, o colesterol é na verdade uma substância gordurosa necessária ao corpo para ajudar a construir novas células, de modo que o corpo funcione normalmente. No entanto, existem dois tipos de colesterol, nomeadamente o colesterol bom (HDL) e o colesterol mau (LDL).
Então, como aumentar o colesterol bom sem aumentar os níveis de colesterol ruim no corpo? Venha, veja a discussão a seguir.
Diferença entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL)
Antes de descobrir como aumentar o colesterol bom, tente entender a diferença entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). Quando no sangue, o colesterol é transportado por proteínas, de modo que a combinação dos dois é chamada de lipoproteína.
Os dois tipos de lipoproteínas são divididos em dois, a saber, lipoproteínas de baixa densidade, comumente conhecidas como colesterol ruim, e lipoproteínas de alta densidade, conhecidas como colesterol bom.
O LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado para as células que dele necessitam. No entanto, uma das causas do colesterol alto é quando os níveis de LDL aumentam. Essa condição certamente não é boa para a saúde do corpo, especialmente do coração.
A razão é que, se a quantidade de colesterol ruim exceder as necessidades do corpo, esse colesterol pode se depositar nas paredes das artérias e se tornar várias causas de várias doenças cardíacas. Por outro lado, o colesterol bom ou HDL, ao contrário do LDL, é responsável por transportar o colesterol de volta ao fígado. No fígado, o colesterol é destruído ou excretado pelo corpo através das fezes.
Para não experimentar níveis elevados de colesterol ou várias outras complicações do colesterol, é aconselhável manter sempre os níveis de colesterol normais. Uma delas é manter os níveis de colesterol bom no número ideal ou mais alto. Na verdade, níveis de colesterol bom e muito baixos também não são bons para a saúde.
Como aumentar o HDL em seu corpo?
De acordo com a Mayo Clinic, existem várias maneiras de aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue. São como segue.
1. Seja inteligente na escolha de alimentos
Ao escolher os alimentos, é recomendável aumentar o colesterol HDL e diminuir o LDL. A primeira maneira de aumentar o colesterol bom é escolher os alimentos certos, bem como os alimentos que reduzem o colesterol ruim.
Escolha o tipo de gordura saudável
Se você quiser comer gordura, escolha o tipo de gordura insaturada. Por quê? A gordura saturada que você geralmente encontra em carnes vermelhas e laticínios pode aumentar os níveis de colesterol bom e colesterol ruim.
No entanto, isso não significa que você seja uma gordura anti-saturada. Afinal, o motivo é que seu corpo ainda precisa de gordura saturada. Você ainda deve obter 7% de suas calorias diárias de gordura saturada.
Para não consumir excessivamente, você pode contornar isso limitando a ingestão de gordura saturada. Por exemplo, se você quiser comer carne, escolha uma carne menor. Você também pode consumir leite, mas escolha um leite com baixo teor de gordura.
Em seguida, para cozinhar, escolha azeite e óleo de canola porque ambos contêm gordura monoinsaturada.
Evite gorduras trans
Outra forma de aumentar ou pelo menos manter os níveis de colesterol bom sob controle é evitar as gorduras trans. O motivo é que as gorduras trans podem aumentar o colesterol ruim e diminuir os níveis de colesterol bom.
As gorduras trans são geralmente encontradas em alimentos fritos, biscoitos e vários tipos de lanches. Não seja facilmente tentado por produtos alimentares que são rotulados como livres de gordura trans ou sem gordura trans. É uma boa idéia sempre ler atentamente os ingredientes dos produtos alimentícios que você compra.
Aumentar os ácidos graxos ômega-3
Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3. Embora os ácidos graxos ômega-3 não afetem o colesterol ruim, consumi-los é uma forma de aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir a pressão arterial.
Alguns tipos de peixes, como salmão, cavala e arenque são conhecidos por serem ricos em ácidos graxos ômega-3. Você também pode obter ácidos graxos ômega-3 das nozes, incluindo nozes e amêndoas.
Consumo de alimentos de fibra solúvel
Comer alimentos ricos em fibras solúveis também é bom para a saúde. Existem dois tipos de fibra, nomeadamente fibra solúvel e fibra insolúvel. Ambos têm benefícios para a saúde do coração. No entanto, a fibra solúvel de mamou ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.
Você também pode adicionar fibras solúveis à sua dieta diária comendo grãos inteiros, frutas, nozes e vegetais.
2. Certifique-se de ter tempo para exercícios
Além de mudar sua dieta para uma dieta saudável, você também precisa fazer exercícios regularmente, pois isso pode tornar seu corpo mais saudável. Além de ser bom para manter a saúde cardíaca e prevenir doenças cardíacas, os exercícios são uma boa maneira de aumentar os níveis de colesterol bom no corpo.
Reserve pelo menos 30 minutos para se exercitar em um dia e faça cinco vezes por semana. Você pode fazer uma caminhada tranquila após o almoço, andar de bicicleta, nadar ou praticar seu esporte favorito. Para ficar animado, você pode convidar seu parceiro ou amigo para se exercitar. Preferir usar as escadas em vez do elevador também pode afetar a sua preparação física.
3. Pare de fumar
Você sabia que os cigarros contêm ingredientes que podem reduzir o colesterol bom? Os cigarros contêm uma substância química chamada acroleína. Essa substância pode interromper a atividade do HDL para transportar depósitos de gordura para o fígado, causando estreitamento das artérias ou aterosclerose.
A partir disso, pode-se concluir que fumar é um fator de risco muito grande para alguém ter um ataque cardíaco ou derrame.
4. Perca o excesso de peso
Perca peso, se você estiver acima do peso. O excesso de peso afetará os níveis de colesterol bom no sangue. Na verdade, se você pesar mais do que o normal, perder um pouco de peso pode aumentar seus níveis de HDL.
Isso ocorre porque a cada três quilos (kg) de peso corporal são reduzidos, os níveis de HDL podem aumentar em até 1 mg / dL. Procure reduzir a ingestão diária de calorias e faça exercícios regularmente. Apenas caminhar por 30 minutos todos os dias pode perder peso de forma segura e consistente.
Mesmo assim, é preciso lembrar que os níveis de HDL no corpo devem permanecer dentro dos limites normais, nem muito altos nem muito baixos. O motivo é que o colesterol HDL pode realmente ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, pois pode eliminar o excesso de colesterol do corpo.
Enquanto isso, níveis baixos de colesterol HDL podem aumentar o risco de doenças cardíacas; no entanto, níveis de HDL muito altos não trazem benefícios e podem até causar morte prematura.